Orleans Martins, professor e head do TC LABs

Orleans Martins, professor e head do TC LABs

Professor e Head do TC Labs

Orleans Martins, professor e head do TC LABs

Apresentamos o perfil de investidor de Orleans Martins, pós-doutor em Contabilidade e integrante do time de pesquisadores do TC. No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, trajetória profissional, produção acadêmica, filosofia de investimentos, referências, projetos e investimentos.

  • Quem é Orleans Martins
  • Trajetória acadêmica e profissional
  • Livros e artigos publicados
  • Quando começou a investir
  • Filosofia de investimentos
  • Livros recomendados e referências

Quem é Orleans Martins

Orleans Silva Martins nasceu no Rio de Janeiro/RJ. Pós-doutor em Contabilidade e Controladoria, além de professor, pesquisador, escritor, investidor, co-gestor de clube de investimentos e, atualmente, head do TC Labs, braço de pesquisa do TradersClub – TC.

Trajetória acadêmica e profissional

De acordo com o seu currículo lattes, logo após finalizar sua graduação em 2006, ele deu entrada em uma especialização em Auditoria Contábil-Fiscal. Em seguida, ingressou no mestrado em Contabilidade, o qual foi concluído em 2009 no Programa Multi-institucional UnB/UFPB/UFRN, onde também fez seu doutorado em Contabilidade, concluído no ano de 2012.

Em 2004, quando ainda estava cursando sua graduação em Contabilidade, deu início em sua primeira experiência profissional, como estagiário na empresa júnior da Universidade Estadual da Paraíba. Naquele ano, também atuou como consultor e estagiário em uma pizzaria.

Ainda que estivesse caminhando em sua trajetória acadêmica, tanto na conclusão de sua especialização quanto no início de seu mestrado em Contabilidade, no ano de 2007, deu início a sua caminhada como professor no ensino superior na Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE.

Tal experiência, logo no início de seu mestrado, além das especializações e experiências de docência conseguintes, foram de grande importância para a consolidação de sua principal atividade no mercado de trabalho: a de professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba, ministrando disciplinas de Teoria e Prática de Contabilidade, Avaliação de Empresas e Governança Corporativa, tanto em nível de graduação e como de pós-graduação.

Livros publicados

Em termos de livros publicados, o mais conhecido é o recém lançado livro “O Investidor em Ações de Dividendos: O Dividend Investing como Estratégia de Investimentos para Criar Riqueza com Empresas que Crescem e Pagam Dividendos”, com o professor Felipe Pontes.

Além deste livro, Orleans Martins tem outra obra: “Dividendos e Gerenciamento de Resultados” escrito em parceria com Raíssa Sousa.

Referências desses livros:

MARTINS, O.; PONTES, F. . O Investidor em Ações de Dividendos: O Dividend Investing como Estratégia de Investimentos para Criar Riqueza com Empresas que Crescem e Pagam Dividendos. São Paulo: TC, 2022. 519p .

SOUSA, R. A. M. ; MARTINS, O. S. . Dividendos e Gerenciamento de Resultados: Um Estudo Desenvolvido em Empresas da América Latina. Beau Bassin – Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 76p.

Confira a resenha sobre a obra no vídeo abaixo:

Artigos publicados

Por ser um pesquisador bastante atuante, Orleans Martins possui uma série de artigos publicados. Suas linhas de pesquisa se centram em temas como: contabilidade, assimetria de informação, mercado de capitais, governança corporativa e avaliação de empresas.

Seus trabalhos já foram reconhecidos na academia, tendo sido premiados em diferentes oportunidades, recebendo títulos como melhor artigo de área e geral de congressos, dentre eles: prêmios nas áreas de Contabilidade para Usuários Externos (CUE) e Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais de congressos de instituições como USP, ANPCONT e CFA SOCIETY – Brasil.

A seguir, algumas referências desses trabalhos que geraram publicações em revistas científicas. Uma lista mais completa pode ser acessada aqui.

MARTINS, O. S.; PAULO, E. ; ALBUQUERQUE, P. H. M. . Negociação com informação privilegiada e retorno das ações na BM&FBOVESPA. RAE-Revista de Administracao de Empresas, v. 53, p. 350-362, 2013.

PEREIRA, L. H. M. ; MARTINS, O. S. . RATING DE CÉDITO, GOVERNANÇA CORPORATIVA E DESEMPENHO DAS EMPRESAS LISTADAS NA BMeFBOVESPA. REGE Revista de Gestao, v. 22, p. 205-221, 2015.

SILVA, C. C. S. ; MARTINS, O. S. . Valor e Práticas de Governança Corporativa das Empresas Listadas na BM&FBOVESPA. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 5, p. 26-41, 2015.

VASCONCELOS, L. N. C. ; MARTINS, O. S. . Value and growth stocks and shareholder value creation in Brazil. REGE REVISTA DE GESTAO, v. 26, p. 293-312, 2019.

Co-gestão do Azure – Clube de Investimentos

Além da experiência no meio acadêmico, buscando aliar os conhecimentos da academia com a prática do mercado de capitais, Orleans Martins se uniu aos professores Felipe Pontes e José Elias Almeida para formar uma sinergia de conhecimento acadêmico e experiência como investidores para fundarem em parceria o Clube de Investimentos Azure.

Atuando na co-gestão do clube, ele adota uma estratégia voltada para empresas com bons fundamentos, boas perspectivas de crescimento e que sejam pagadoras de dividendos. Como pano de fundo, também utilizaram essa filosofia para auxiliar os familiares e amigos próximos a participarem do mercado de ações como cotistas do Clube.

É no clube que Orleans Martins e os outros professores que fazem a gestão, podem materializar o repasse dos seus conhecimentos para seus familiares e amigos, cotistas do clube. Mensalmente são atualizados perante à gestão por meio de cartas aos cotistas.

TC Labs

Dado toda a experiência adquirida na carreira como professor acadêmico, investidor e co-gestor do clube, no ano de 2021 Orleans Martins integra o time de pesquisadores do laboratório de pesquisas do TC, o “TC LABs”, que é um braço de pesquisa e inovação da empresa, atuando como head de pesquisa e desenvolvimento.

Sabendo que o TC é a maior comunidade de investidores da América Latina, o TC LABs é o ambiente ideal para em conjunto com outros pesquisadores e o diretor do TC School, Felipe Pontes, reduzirem a assimetria entre a academia e o mercado.

Quando começou a investir

Apesar dos investimentos serem comumente comemorados como uma vitória na trajetória financeira pessoal, o start de Orleans para suas primeiras aplicações foi a notícia de que seu pai havia sido acometido por uma grave doença que viria a limitar bastante seu tempo de vida. Por ser o filho mais velho e ver que àquela altura seus pais ainda não tinham uma aposentadoria garantida, ele se viu preocupado com a condição financeira dos pais e começou a investir pensando em oferecer isso à eles.

Assim começou sua experiência como investidor no setor imobiliário, os quais gerariam o fluxo de caixa necessário (como aluguéis) para cumprir o seu objetivo de garantir um auxílio aos seus pais, quando necessário.

Após esse passo, já quando estudava seu doutorado, deu um passo adiante e ingressou no mercado financeiro investindo em ações de empresas que lhe pagavam um “aluguel” por meio de dividendos. Assim, direcionou suas pesquisas e estudos ao mercado financeiro para profissionalizar seus investimentos em ações e, ao mesmo tempo, aproximar a teoria da prática vivenciava no mercado financeiro.

Filosofia de investimentos

Dada a sua história, e como um estudioso e pesquisador de contabilidade e finanças aplicadas, Orleans Martins é um adepto da filosofia fundamentalista de investimentos, com foco no longo prazo, buscando empresas que estão descontadas e que geram valor para seus acionistas, tanto por meio da valorização quanto por meio do pagamento de dividendos.

Sua estratégia principal é o dividend investing, que representa a seleção de empresas de valor (que tenham bons fundamentos e estejam descontadas) e que pagam bons e crescentes dividendos. Como dizem Martins e Pontes (2022), o dividend investing é uma estratégia de crescimento que possui características do value investing (investimento em valor) e do growth investing (investimento em crescimento). Com ela, recebe renda (dividendos) enquanto aumenta posição em boas empresas e aguarda elas valorizarem ao longo do tempo.

Livros recomendados e referências

A primeira indicação do Orleans Martins é seu livro, “O Investidor em Ações de Dividendos: O Dividend Investing como Estratégia de Investimentos para Criar Riqueza com Empresas que Crescem e Pagam Dividendos”. Isso porque o livro traz exatamente uma síntese desses vários anos de experiência como educador, pesquisador e investidor. Junto com Felipe Pontes, ele buscou apresentar um conhecimento simples e direto sobre o mercado de ações brasileiro, o que ainda não conheciam em livros nacionais sobre esse tema.

Somado a esta, outra leitura nacional que ele considera bastante proveitosa para o investidor iniciante é o livro “Manual do Pequeno Investidor em Ações”, de Fábio Portela Lopes de Almeida. Além de ser um dos poucos livros brasileiros que aborda o mercado local de ações, na opinião de Orleans, apesar de ser mais antigo e um livro de leitura rápida, o autor conseguiu expor sua experiência de forma muito direta e útil, contextualizando o cenário brasileiro.

Por fim, Orleans também indica um clássico do mercado de ações, que é o livro “O Investidor em Ações no Longo Prazo”, de Jeremy J. Siegel. O autor traz uma boa abordagem de investimentos para carrego de posição com base na sua filosofia de investimentos, que advém da escola de análise fundamentalista.

Aliás, siga o professor Orleans Martins no Twittere noInstagram, e o canal do TC no YouTube e tenha a certeza de pílulas de conhecimento a cada postagem ou vídeo-aula. Siga o mestre!

Estagiário do TC School | Estudante de Economia na UFPB

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.