Max Bohm, o head de Small Caps do TC (TRAD3)

Max Bohm, o head de Small Caps do TC (TRAD3)

Head de Small Caps do TC

Max Bohm, o head de Small Caps do TC (TRAD3)

Apresentamos o perfil de investidor de Max Bohm, head de Small Caps no time de equity research do TC, o TC Matrix. No texto a seguir, falamos sobre a sua formação, trajetória profissional e acadêmica, filosofia de investimentos e referências.

  • Quem é Max Bohm
  • Trajetória acadêmica e profissional
  • Quando começou a investir
  • Filosofia de investimentos
  • Livros recomendados e referências

Boa leitura!

Quem é Max Bohm

Max Bohm nasceu no Rio de Janeiro/RJ. Bacharel em Economia pela UFRJ, MBA em finanças pela FGV, certificado CGA, ANBIMA e também certificado CNPI. Atualmente, Max é o head de research de small caps do TC (TRAD3).

Trajetória acadêmica e profissional

A história de Max com o mercado financeiro começa desde cedo em seu ambiente familiar, dado que seu pai era investidor e gostava muito do mercado financeiro. Portanto, já a partir dos 15 anos era comum as conversas com seu pai sobre mercado no geral, cenários, estimativas macro e afins. Assim, com os incentivos dentro da sua própria família para aprender sobre mercado, Max decidiu cursar Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Após finalizar a graduação em Ciências Econômicas, e percebendo o descasamento entre academia e mercado, buscou ampliar ainda mais seus conhecimentos para que pudesse de fato enveredar em uma carreira de trabalho dentro do mercado financeiro. Para isso, Max Bohm decidiu por fazer um MBA em finanças pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV. Uma outra forma de ampliar seus conhecimentos, foi a participação no programa de trainee da Price Waterhouse Coopers – PwC.

Isso porque, o head de small caps do TC acreditava que o programa de trainee da PwC seria uma “boa escola” para aprender a analisar balanço, o básico do reconhecimento das contas na contabilidade e outros aspectos essenciais do ponto de vista contábil para análise de empresas.

Assim, após 3 anos de experiência adquirida no programa, Max Bohm começa de fato sua carreira no mercado financeiro. Em 2005, inicia suas operações na Valia, o fundo de pensão da Vale.

Valia

Na Valia, já com a certificação CNPI para ser analista, Max Bohm ficou à frente da análise de ações que possivelmente teriam um aporte do capital sob gestão do fundo a depender do parecer do relatório de análise. O próprio Max dedica parte do seu sucesso e experiência profissional aos desafios vividos nesta época, dado que marcava o início de sua carreira no setor em um bom momento da bolsa com escalada de IPO’s, o qual já em 2008 teria seu cenário revertido com a crise.

Nesse meio tempo, já certificado CGA pela ANBIMA, ele recebeu o convite para trabalhar como gestor e analista de ações na Icatu Vanguarda, uma gestora de recursos do Rio de Janeiro com mais de R$500 milhões sob gestão.

E se engana quem pensa que o Max Bohm não possui um lado empreendedor. Por volta de 2013, o analista decidiu tomar a difícil decisão de abdicar de sua carreira no estado do Rio de Janeiro e buscar oportunidades no mercado de São Paulo, dado seu forte potencial de crescimento e por ser o centro financeiro do país.

Assim, o analista optou por empreender e abrir a sua própria gestora de recursos. No entanto, Max não esperava um cenário tão adverso quanto a pré-eleição e o governo Dilma Rousseff. Isso porque, nesses períodos de alta tensão e incerteza, é muito comum os investidores conservadores pedirem resgate do capital alocado por conta do elevado risco.

Já em 2015, após esse episódio, Max Bohm tem a oportunidade de trabalhar com equity research na Empiricus, uma famosa casa de análise em São Paulo.

Empiricus

Na Empiricus, o analista alavanca sua carreira como analista especializado em ações small caps, empresas que possuem pouca capitalização de mercado, mas, por outro lado, pode possuir um negócio promissor com forte potencial de crescimento.

Essa oportunidade surgiu na carreira de Max pois na casa de análise faltava um analista que fosse focado neste ramo de empresas, possibilitando a junção do útil ao agradável. Isso porque, o mesmo gosta bastante desse tipo de empresa e era um sonho trabalhar com as mesmas.

TC Traders Club (TRAD3)

Assim, de 2015 em diante, Max Bohm foi construindo uma bela trajetória com a cobertura de ações small caps, e, recomendações dessas que foram responsáveis por boas oportunidades de investimento e criação de valor para o capital ali alocado.

Desde 2021, Max Bohm é um dos analistas da equipe de equity research do TC, o TC Matrix, sendo responsável pela cobertura das empresas consideradas small caps. Além disso, dentro de nossa comunidade, Max possui o TC Small Caps, um canal exclusivo para que o analista aborde de forma mais objetiva as ações desse segmento.

Quando Max Bohm começou a investir

Conforme já falamos no início do texto, desde cedo Max Bohm teve contato com o mercado financeiro dado que seu pai já era investidor. No entanto, por visar sua independência financeira, seus investimentos de fato começaram quando o mesmo passou a ter uma receita recorrente, que seria o salário de seu trabalho.

Assim, logo que deu início ao seu programa de trainee na auditora PwC, Max começou a pôr em prática seus conhecimentos em educação financeira para que pudesse poupar parte do seu salário como forma de dar início a uma trajetória resiliente e consistente de seus investimentos.

Filosofia de investimentos de Max Bohm

Apesar do pai ter sido uma grande influência para Max Bohm se tornar um investidor, ambos possuíam filosofias diferentes. Isso porque o pai do analista não possuía uma formação na área e nem era especialista. O pai do Max era um investidor que buscou o mercado financeiro como forma de ganhar dinheiro extra a partir dos trades. Mesmo que houvessem algumas discussões acerca de cenário macroeconômico e cases listados em bolsa, seu pai sempre foi usuário da escola de análise técnica.

Por outro lado, dada a formação de Max, sua especialização e busca pelo conhecimento na área de finanças, o analista enveredou pela escola de análise fundamentalista. Nesta escola, a filosofia de investimento adotada pelos investidores busca analisar quais os fundamentos existentes no negócio analisado, avaliando as margens, rentabilidade, alavancagem, endividamento, perspectivas de perpetuidade do negócio e afins. Assim, pode-se fazer uma estimativa do valor justo daquela companhia para poder tomar decisões de investimento.

Dentre as estratégias adotadas em sua carteira de investimentos na pessoa física, temos o dividend investing, referente a empresas de valor, que pagam bons dividendos e possuem potencial de crescimento.

Além disso, dada a sua especialização no tema, sua maior posição na carteira está voltada para ações small caps. Por fim, seus investimentos sempre são voltados para o horizonte de longo prazo, dado que, como o mesmo diz, “investir em small caps não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona!”.

Livros recomendados e referências

Dentre as primeiras recomendações, temos o seu próprio livro de co-autoria com o João Piccioni, que é o Gurus Enriqueça com Ações.

Neste livro, Max e João fazem uma resenha reunindo 10 “gurus dos investimentos” com suas dicas e estratégias de investimentos que deram sucesso. Assim, no livro podemos ter um grande networking de como esses grandes investidores operavam, quais suas estratégias adotadas, como analisavam empresas e assim encontravam boas assimetrias para remunerar seu capital acima do custo de oportunidade.

Para Max, Peter Lynch é uma grande referência para o mercado, dado o grau de experiência que o ex-gestor de fundos possui, e, suas cartas de gestão também podem ser consideradas uma boa fonte de conhecimento. Além disso, abaixo podemos ver alguns outros livros e autores que marcaram a trajetória do analista de small caps Max Bohm:

  • “Ações comuns, lucros extraordinários”, de Philip Fisher;
  • “Valuation: Como avaliar empresas e escolher as melhores ações”, de Aswath Damodaran;
  • “Margin of Safety: Risk-Averse Value Investing Strategies for the Thoughtful Investor”, de Seth A. Klarman.

Não deixe de conferir o canal do TC no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Estagiário do TC School | Estudante de Economia na UFPB

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.