Daniel Dantas, co-fundador do Banco Opportunity

Daniel Dantas, co-fundador do Banco Opportunity

Banqueiro

Daniel Dantas, co-fundador do Banco Opportunity

Apresentamos a biografia de Daniel Dantas, investidor e banqueiro. Falamos sobre a formação, trajetória profissional, a criação do Banco Opportunity, investimentos e negócios.

Se liga neste material bacana que preparamos para você, dividido nos seguintes tópicos:

  • Quem é Daniel Dantas
  • Banco Opportunity
  • Frases de Daniel Dantas

Boa leitura!

Quem é Daniel Dantas

Nascido em 1954, Daniel Valente Dantas é banqueiro e empresário fundador do Banco Opportunity, que chegou a possuir mais de R$ 30 bilhões de ativos sob gestão.

Daniel Dantas sempre teve boas condições financeiras. Filho de uma das famílias mais tradicionais do estado da Bahia, dona de grandes fazendas e latifúndios. Além disso, o pai Luís Raimundo Tourinho, foi um grande empresário do setor têxtil. A mãe Nícia Maria Valente, era socialite e escritora.

Apesar da vida confortável, Daniel Dantas sempre buscou uma vida sem depender da herança de seus pais. Aos 17 anos, ao lado de dois amigos, iniciaram uma fábrica de sacolas e papel. Após o sucesso da empresa, dois anos depois, decidiu juntamente aos sócios vendê-la para capitalizar um novo projeto, criar uma distribuidora de cervejas.

Formação

Após terminar o Ensino Médio, Daniel Dantas foi cursar Engenharia na Universidade Federal da Bahia. Ao término de sua graduação, enveredou para o ramo em que exerce nos dias atuais, cursando pós-graduação, mestrado e doutorado em Economia na Faculdade Getúlio Vargas, e ainda um pós-doutorado no MIT.

Ainda quando cursava a faculdade, Daniel Dantas trabalhou na Prosper, corretora de valores mobiliários. Essa experiência ocorreu justamente após conhecer o professor Mario Henrique Simonsen, o qual lhe inspirou a seguir pelo ramo do mercado financeiro. Tanto que, dois anos depois, em 1983, foi trabalhar juntamente com Simonsen na consultoria Simposium.

Dentre outras experiências da trajetória profissional de Daniel Dantas, temos a diretoria na corretora de valores Triplik, de 1983 a 1985, a vice-presidência do braço de investimentos da Bradesco Seguros, entre 1985 e 1986. E de 1986 até 1993 trabalhou como diretor-executivo do Banco Icatu, principalmente nos investimentos em commodities, que possuía muita experiência.

É em 1993 que Daniel Dantas decide pedir demissão do Icatu, o qual trabalhou e ajudou Antônio Carlos Almeida Braga e seus filhos a fundar, para ser dono do seu próprio banco, o Opportunity. Entre aspas, pois o banco já existia sob o nome de Banco Lógica. Pode-se dizer que esse episódio entrou para a história brasileira, pois ali estavam os primórdios dos bancos de investimento do Brasil.

A trajetória do banco é bilionária até os dias atuais, seja em ativos sob gestão, seja em valor de mercado. Daniel Dantas é o principal responsável pelo elevado desempenho do banco na virada do milênio, tanto que, em 2008, chegou a ser listado no ranking da Forbes com um patrimônio superior a US$ 1 bilhão.

Banco Opportunity

Como dissemos, a história do Banco Opportunity começa na verdade como Banco Lógica. O banco foi fundado por Dório Ferman, amigo de faculdade de Daniel Dantas. Em 1994, Dório convidou Daniel para se associar à gestão do banco. Nesse episódio, Daniel Dantas sugeriu que o banco deveria mudar de razão social, pois agora recomeçaria no mercado com novos produtos financeiros e consequentemente necessitaria de uma nova imagem.

A proposta foi aceita, e o Banco Lógica virou Banco Opportunity, um banco múltiplo que possuía especialização em gestão de fundos de Private Equity. Com um mercado favorecido pela nova onda de privatizações realizada na década de 1990, e somado a uma gestão eficiente dos sócios Daniel e Dório, o banco multiplicou tanto seu capital quanto seu reconhecimento no mercado.

Atualmente, de acordo com o site do banco, sua atuação se dá nos segmentos de Asset
Management, através da gestão de fundos multimercado e previdência; Private Equity, através da aquisição, gestão e desenvolvimento de novos negócios; Gestão das empresas investidas e futuras aquisições; Investimentos Imobiliários através de locação e venda de empreendimentos; e Wealth Management através de análises de investimentos para beneficiar o portfólio do cliente.

Frases de Daniel Dantas

É muito mais fácil errar com todo mundo que acertar sozinho.

O Ideal não é esperar pelo momento ideal.

Não deixe de conferir o canal do TC School no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Pablo Paz
Pablo Paz
Estagiário do TradersClub
Estudante de Economia da UFPB e membro do Projeto Quantum

Estagiário do TC School | Estudante de Economia na UFPB

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.