Carlos André, analista-chefe no TC Matrix

Carlos André, analista-chefe no TC Matrix

Analista-Chefe no TC Matrix

Carlos André, analista-chefe no TC Matrix

Apresentamos o perfil do investidor Carlos André, analista-chefe no TC Matrix. Carlos é analista CNPI-P e doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Conheça um pouco mais sobre ele no texto a seguir, abordando os seguintes assuntos:

  • Quem é Carlos André?
  • Vida acadêmica
  • Carreira profissional
  • Incentivos para ingressar no mercado financeiro
  • TC TradersClub (TRAD3)
  • Perfil de Investidor
  • Indicações para quem quer aprender a investir
  • O que o Carlos de agora diria ao Carlos André que ainda estava no início de tudo?

Quem é Carlos André?

Carlos André Marinho Vieira nasceu em 16 de janeiro de 1991, na cidade de Princesa Isabel, interior da Paraíba (PB). Irmão mais velho de quatro filhos, Carlos começou a trabalhar por volta dos 11 ou 12 anos de idade, auxiliando seu pai no escritório de contabilidade. Essa experiência lhe rendeu bons frutos no início da sua vida profissional.

Filho de um contador e uma professora, Carlos era um estudante dedicado que, apesar de fazer parte das equipes de futsal e de voleibol do colégio, destacava-se dos demais nos estudos.

Vida acadêmica

Um grande incentivo para que Carlos entrasse em Ciências Contábeis foi seu pai, que era contador. No entanto, foi na faculdade que deixou de lado o pensamento de que o contador era aquela pessoa que fazia cálculos para a apuração de impostos e obrigações trabalhistas e conheceu mais a fundo todas as possibilidades e oportunidades que poderia ter no caminho que escolhesse trilhar dentro da contabilidade.

Apesar de ter conseguido o seu primeiro estágio após o proprietário da clínica ter gostado de sua desenvoltura falando sobre o negócio, Carlos André não permaneceu por muito tempo na clínica de fisioterapia, em que trabalhava realizando tarefas administrativas e de organização.

Mais tarde, acabou migrando para outro estágio, dessa vez na área de varejo da Lojas Maia, que foi posteriormente comprada pelo Magazine Luiza, onde teve mais contato com a área de contabilidade tributária e esteve na empresa durante o processo de IPO.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, Carlos adquiriu experiência na área de Administração, Ciências Contábeis e Economia, principalmente em temas como: auditoria, governança corporativa, mercado financeiro, investimentos, desempenho de empresas e instituições financeiras.

Carreira profissional

Realizando um sonho, iniciou sua trajetória como professor e, apesar de se deparar com a pressão de aprender diversos assuntos, conduzir aulas para pessoas que nem sempre se mostravam interessadas e se esforçar para que, mesmo assim, conseguissem tirar proveito e ver relevância nos assuntos tratados nas disciplinas, foi essa experiência enriquecedora que o fez migrar do mestrado para o doutorado logo depois.

Carlos trabalhou em diversas empresas desde o início da sua trajetória profissional, iniciando na área contábil-administrativa, passando por instituições de ensino como professor e, finalmente, como analista de ações em duas casas de research.

As primeiras experiências consistiram na parte administrativa de duas empresas de diferentes portes. Entre um trabalho e outro, pôde ter noção do diferente nível de responsabilidade e exigência em cada tipo de organização. Após iniciada a carreira de professor, aprendeu que o ambiente acadêmico é um pouco mais complexo do que pensava quando era apenas aluno.

Por fim, ainda como professor de uma instituição de ensino superior, ingressou na função de analista de ações em uma pequena research, podendo contribuir para a melhora do produto com a utilização de todo o background acadêmico que obteve com os cursos de MBA, mestrado e doutorado na área, o que foi de grande valia para conseguir propor novas ideias e formas de pensar. A experiência no mercado financeiro abriu seus olhos para toda a complexidade do ambiente que não era possível ser vista e entendida apenas com teoria.

Incentivos para ingressar no mercado financeiro

Carlos André foi influenciado, principalmente, após um projeto da UFPB, chamado Sala de Ações, onde conheceu o mundo dos investimentos. O coordenador do projeto apresentou diversas oportunidades que poderia ter ao saber como funciona o processo de investimento no Brasil e no mundo.

Depois disso, seu TCC e todas as futuras pesquisas foram voltados para o mercado financeiro. Posteriormente, outros professores o incentivaram nesta caminhada e o indicaram para o seu primeiro emprego na área que atua até hoje.

TC TradersClub (TRAD3)

Carlos chegou ao TC por meio da indicação de Felipe Pontes, Diretor Educacional e de P&D do TC, que conheceu quando ainda fazia graduação na UFPB. Hugo Queiroz foi quem apostou na sua contratação como chefe da área de research, após conversas que tiveram durante a entrevista.

Hoje, Carlos é Analista-Chefe do TC Matrix e contribui para a melhoria de metodologias de valuation e escrita de relatórios de análise, bem como para a estratégia de seleção de ativos que compõem as carteiras recomendadas.

“Enxergo a empresa como uma fintech que busca disseminar a educação financeira em todo o país, reduzindo a assimetria informacional presente no mercado, principalmente para as pessoas físicas que operam em bolsa e não teriam condições de concorrer em igualdade com investidores institucionais, munidos de muitas informações que não estão disponíveis para a grande maioria dos investidores.”

Uma das metas de Carlos André é desenvolver um trabalho que posicione a área de research do TC como uma das melhores em todo o território nacional, através da melhoria de processos e treinamento da equipe.

O Analista-chefe acredita que a empresa tem desafios significativos tanto no curto como no longo prazo, principalmente com o aumento das taxas de juros e a momentânea redução do interesse de investidores em ativos de renda variável.

No entanto, Carlos tem certeza de que com disciplina e resiliência conseguirão cumprir o seu propósito.

Perfil de Investidor

Estilo de investidor

Me considero um investidor moderado-agressivo, uma vez que todos os meus investimentos são compostos de ativos de renda variável, mas sem exposição a derivativos e criptomoedas, que possuem uma maior volatilidade.

Filosofia de investimentos

Sigo uma filosofia de investimentos balanceada entre o dividend investing e o growth investing, diversificando meu portfólio entre empresas sólidas e com potencial de manutenção de resultados positivos no futuro e empresas de crescimento em mercados com tendência de consolidação no cenário nacional.

Indicações para quem quer aprender a investir

“Em primeiro lugar, recomendo para qualquer pessoa que pretende iniciar no mundo dos investimentos que tenha um estudo prévio sobre o tema, para que evite situações em que possa colocar o seu patrimônio em risco ou realizar operações que não tenham o potencial de gerar retornos condizentes com o nível de risco do investimento.”

“Segundo, o mercado financeiro é extremamente competitivo, de modo que análises superficiais costumam mostrar limitações. Neste caso, uma pessoa que pretende investir e não possui tempo para análises detalhadas dos tipos de investimento que quer realizar, deveria procurar ajuda profissional.”

“Terceiro, investir é uma das únicas formas que uma pessoa possui para assegurar a sua liberdade financeira, vistas todas as incertezas que o mercado de trabalho carrega. Investir pode ser arriscado, mas não investir é mais arriscado ainda.”

O que o Carlos de agora diria ao Carlos André que ainda estava no início de tudo?

“Mantenha o esforço e confie no processo. Pode levar um tempo, mas você será recompensado por isso!”

Não deixe de conferir o canal do TC no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

Analista Administrativa | TC Universitários | TC School

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.