Alexandre Assaf Neto, economista e pesquisador

Alexandre Assaf Neto, economista e pesquisador

Economista e Diretor no Instituto Assaf

Alexandre Assaf Neto, economista e pesquisador

Alexandre Assaf Neto, ou apenas Assaf Neto, é um professor emérito e pesquisador que possui grande relevância nacional no que tange o estudos das finanças. Além de suas criações científicas, também contribuiu para criação de diversos livros que são úteis para formação de diversos estudantes da área financeira, bem como para os profissionais e atuantes desse universo.

O professor Assaf Neto tem seus estudos direcionados para as finanças corporativas e é um grande contribuinte para as pesquisas relacionadas ao mercado financeiro, bem como o valor das empresas e suas adjacências.

Sendo assim, nesse texto você vai conhecer um pouco mais sobre a trajetória acadêmica e profissional do Alexandre Assaf Neto e as suas contribuições. 

O texto se divide da seguinte forma:

  • Quem é Alexandre Assaf Neto
  • Trajetória Acadêmica e Profissional
  • Pesquisas e Contribuições
  • Livros

Quem é Alexandre Assaf Neto?

Assaf Neto é um dos economistas mais respeitados e que serve de referência para a Educação no Brasil. O professor Doutor Assaf é reconhecido por suas contribuições no universo acadêmico e profissional, pois além de professor e pesquisador, realizou diversos trabalhos de Consultoria Empresarial, Pareceres Profissionais e Estudos Financeiros (conforme consta em seu currículo Lattes).

A partir de sua vasta experiência acadêmica, Assaf Neto reforçou sua ponte com o mercado com a criação do INSTITUTO ASSAF, este que foi instituído também a partir da vivência empresarial na empresa de consultoria M/Legate Soluções Empresariais, visando a aplicação prática dos modelos teóricos mais modernos da área de finanças no ambiente brasileiro. 

Trajetória Acadêmica e Profissional

A trajetória do Assaf Neto iniciou-se em 1971, quando se formou em ciências econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São João da Boa Vista. Após 4 anos, iniciou o seu mestrado em Administração, tornando-se mestre pela USP em 1977. 

Logo em seguida, em 1978, integrou a direção e administração na Faculdade de Estudos Sociais e Aplicados da Universidade de Brasília (UnB), local onde também foi professor assistente (1986 a 1991), finalizando seu vínculo com a instituição em 1991. 

Ainda em seu trajeto acadêmico, Alexandre Assaf Neto tornou-se Doutor em Administração, também pela USP, em 1983. Em meados do mesmo período em que concluiu o Doutorado, foi professor da PUC/SP entre 1981 e 1985, assumindo disciplinas da graduação e pós-graduação. 

Além disso, Assaf Neto foi professor e pesquisador durante 23 anos (1992 a 2013) da Universidade de São Paulo (USP) dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração e Contabilidade. Ainda na USP, foi concedido o título de professor emérito por sua vasta contribuição à Instituição.

Atualmente,  Assaf é diretor e coordenador de estudos financeiros no Instituto Assaf, Instituto mencionado anteriormente, este que foi criado em 2013 a partir do próprio professor Assaf Neto. O instituto oferece cursos, informações, palestras e demais consultorias para empresas que se interessam pelos serviços.

Além disso, qualquer indivíduo pode acessar o site e captar informações das empresas listadas na bolsa de valores brasileira, bem como indicadores de desempenho, valor e resultado.

Pesquisas e Contribuições

Assaf Neto é um grande contribuidor tanto no que diz respeito à ciência, quanto na criação de livros acadêmicos. Ele é o autor de 22 livros e mais de 70 trabalhos científicos publicados em Congressos e revistas nacionais e estrangeiras de relevância para a área das finanças e contabilidade. 

Suas pesquisas científicas versam sobre temáticas voltadas para as finanças corporativas, gestão baseada em valor e valuation e Mercado Financeiro.

Consultando bases de períodos relevantes que reúnem artigos científicos (Scielo, Spell e Web of Science), podemos elencar as temáticas abordadas em seus escritos científicos, destacados na nuvem de palavra abaixo:

Fonte: Elaboração própria (2021)

Nesse sentido, percebe-se que o prestígio reconhecido por diversos outros cientistas está pautado em suas contribuições científicas envolvendo avaliação de empresas, as estruturas de capital das companhias, além de ser pendente para uma linha de pesquisa bastante quantitativa, observando o mercado e suas métricas.

Ainda podemos mencionar dois trabalhos do Assaf Neto que possuem relevância no quantitativo de acessos e de citações.

“A dinâmica das decisões financeiras”

O primeiro foi publicado em 1997 e versa sobre uma maior reflexão sobre a Teoria das Finanças das empresas e sua adequação a empresas inseridas em economias emergentes, como é o caso do Brasil.

Nesse trabalho, intitulado “A dinâmica das decisões financeiras”, há preponderação sobre as decisões financeiras das empresas no contexto econômico brasileiro, refletindo sobre seus aspectos mais críticos e conflitantes. 

Esse trabalho evidenciou uma discussão sobre as decisões dado o cenário instável de uma economia emergente, afirmando que não há fórmula inquestionável para as decisões financeiras. É exigido o domínio dos conceitos teóricos financeiros, de suas técnicas e procedimentos e dos inúmeros fatores que condicionam o desempenho e o valor da empresa.

Também trouxe a afirmativa de que alguns setores, principalmente aqueles que atuavam em mercado de maior competitividade, sentiam falta da maior maturidade do mercado, de forma a viabilizar seus investimentos do ponto de vista financeiro e gerar maior capacidade de concorrer com outras empresas.

“Uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil”

Outro artigo que também possui relevância nas bases foi publicado em 2008 e trata sobre custo de capital. Na vertente do artigo mencionado anteriormente, o Assaf Neto faz uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil, levando em consideração que o país é uma economia emergente.

Nesse artigo, intitulado “Uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil”, Assaf Neto defendeu a afirmativa de que é necessário apurar o custo de oportunidade dos investidores brasileiros utilizando o benchmark de uma economia mais estável. 

O trabalho traz como objetivo estimar o custo do capital próprio no Brasil, ressaltar os indicadores do CAPM no mercado brasileiro (taxa livre de risco e o prêmio pelo risco de mercado) e, por fim, propor o modelo referencial básico para o cálculo do custo de capital no Brasil.

Assaf Neto considera que não há como se apurar o custo do capital próprio diretamente dos fundamentos do mercado financeiro brasileiro. Ele justifica isso ao verificar que por exemplo: 

  • O mercado acionário brasileiro é pouco expressivo em termos de companhias de capital aberto participantes do mercado acionário e em quantidade de papéis e volume de negociações;
  • Em sua ampla maioria, o capital das empresas é controlado por pequenos grupos de investidores, determinando uma reduzida liquidez dos papéis. Com isso, os negócios são concentrados nas mãos de poucos participantes do mercado;
  • forte volatilidade das informações, determinada principalmente pela inflação, desvalorização da moeda nacional, taxas de juros elevadas, risco-país, entre outras características de um mercado emergente. 

Sendo assim, o autor desenvolve uma metodologia de cálculo do custo de capital próprio a partir do benchmark de uma economia mais estável, oferecendo indicadores de referência consistentes e representativos de um comportamento esperado futuro. 

Livros

Além da veia científica, o Alexandre Assaf Neto é autor de mais de 22 livros utilizados por estudantes e profissionais em seu aprendizado. Dentre esses livros, podemos citar:

  • Finanças Corporativas e Valor – 8º Edição (2020)
  • Curso de Administração Financeira – 4º Edição (2019)
  • Mercado Financeiro – 14º Edição (2019)
  • Valuation – Métricas de Valor & Avaliação de Empresas – 3º Edição (2019)
  • Investimento em Ações – Guia Teórico e Prático para Investidores – 2º Edição (2011)

Todos esses livros são referências nas disciplinas voltadas para finanças corporativas e avaliação de empresas.

Vale salientar que alguns de seus livros e artigos contam com a autoria do também renomado Eliseu Martins.

Assim, nota-se que a rede de cooperação dos artigos e livros do Assaf Neto é diversificada entre economistas, contadores e administradores. Isso é uma observação interessante, pois, a formação do próprio Assaf Neto não se limita a economia, dado que seu mestrado e doutorado foram em administração.

Essa multidisciplinaridade é relevante para criação de conhecimento à medida que propicia diversas fontes de conhecimento além daquelas limitadas a um único campo de estudo.

Conclusão

Assaf Neto possui uma relevância notável nas temáticas que estuda, trazendo arcabouço teórico e científico para alunos, professores, outros cientistas e profissionais da área de investimento. 

Suas produções são de grande valor e lhe renderam renome no mundo científico, da economia, contabilidade e administração.

Apesar de suas contribuições estarem bastante concentradas no meio acadêmico e científico, seus livros são recomendados por diversos profissionais e investidores em geral, pois apesar dos aspectos técnicos, traz contribuições valiosas para aqueles que querem aprender mais sobre os conceitos e métricas inerentes às organizações e investimentos.

Referências

ASSAF NETO, A. A dinâmica das decisões financeiras. Caderno de Estudos, n. 16, p. 01-17. 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-92511997000300001. Acesso em 04 de outubro de 2021.

ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G.; ARAUJO, A. M. P. Uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil. RAUSP Management Journal, v. 43, n. 1, art. 6, p. 72-83, 2008. Disponível em: https://www.spell.org.br/documentos/ver/4402/uma-proposta-metodologica-para-o-calculo-do-custo-de-capital-no-brasil/i/pt-br. Acesso em 04 de outubro de 2021.

Analista de Conteúdo Jr do TC School | Graduanda em Ciências Contábeis (UFPB)

Análise Fundamentalista

E-BOOK

Análise Fundamentalista

Neste e-book, abordaremos de forma simplificada os principais pontos que você precisa saber para entender a Análise Fundamentalista nas suas decisões de investimento.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.