Filme "Quants: Os Alquimistas de Wall Street"

Filme "Quants: Os Alquimistas de Wall Street"

luana-barbara

29 ABR

4 MIN

Filme "Quants: Os Alquimistas de Wall Street"

Quants: Os Alquimistas de Wall Street (2010) é um documentário dirigido por Marije Meerman. O filme aborda a vivência dos profissionais que estão por trás das negociações automáticas no mercado de capitais. Eles são especialistas em usartécnicas, algoritmos e fórmulas para realizar compras e vendas. A seguir, confira a resenha dividida nas seguintes partes para uma melhor leitura:

  • O que são Quants?
  • Quem conhecemos no documentário?
  • Conclusão

O que são Quants?

Segundo Emmanuel Derman, o Einstein de Wall Street e um dos entrevistados no documentário. Um Quant é o profissional que usa técnicas quantitativas, matemática, estatística e ciência da computação para modelar o valor de títulos financeiros e estruturar hedges.

No entanto, a partir do documentário podemos conhecer mais a fundo a realidade desses profissionais e daqueles que almejam essa profissão.

Antes – com o conceito pré-definido que as pessoas tinham sobre quem era Quant, pensando que eram algo como os geeks na época e que não sabiam realmente com o que estavam lidando no ambiente do mercado financeiro – e atualmente, em que os Quants não apenas são vistos como uma profissão, mas são também extremamente necessários para o funcionamento do mercado.

Quem conhecemos em “Quants: Os Alquimistas de Wall Street”?

No documentário, acompanhamos cinco pessoas, sendo três delas Quants que falam sobre sua vivência, os entraves mediante preconceito, as consequências e modelos. Tudo isso enquanto algumas coisas são explicadas para a entrevistadora, que em alguns momentos representa o telespectador leigo que não compreende o mercado financeiro e menos ainda as equações matemáticas apresentadas.

Mike Osinski

Logo no começo, vemos o dia a dia de um cultivador de ostras. Nesse contexto, usa-se uma metáfora para falar sobre a mentalidade das pessoas que se envolvem nessas negociações e como suas percepções mudam com o decorrer do tempo. Mais tarde, descobrimos que se trata de Mike Osinski.

Osinki trabalhou por 20 anos como um programador em Wall Street, especialista em softwares que permitiam aos bancos transformar bilhões em trilhões, com o “empacotamento” de hipotecas subprime.

Paul Wilmott

A segunda pessoa apresentada é o renomado Paul Wilmott, descrito como o Quant mais inteligente do mundo. De fato, ao longo do documentário, você é levado a acreditar nessa afirmativa pela forma brilhante como ele explica os acontecimentos e motivações. Paul é matemático e já escreveu diversos livros, onde um deles alertava as pessoas sobre um possível colapso causado pelos matemáticos.

Emmanuel Derman

A terceira pessoa apresentada é Emmanuel Derman, já citado anteriormente. Derman é um dos Quants pioneiros que lidava com física teórica antes de ir trabalhar no Goldman Sachs. Na época do documentário, lecionava na Universidade de Columbia, em Nova York. Derman e Paul falam sobre como Quants não eram tão respeitados décadas atrás e como o termo era usado até de forma pejorativa.

Já a quarta pessoa apresentada permanece anônima. O que sabemos dele é que era programador de computador em uma firma importante de Wall Street que não existe mais. Ele explica como fazia seu trabalho lá (“não escrevia os modelos, mas a infraestrutura ao redor deles“) e passou a querer se tornar um Quant quando os via estruturar CDO’s e produtos semelhantes ao trabalhar no pregão.

O que são modelos financeiros

A partir da apresentação dessas quatro pessoas, o documentário procura explicar, por meio das palavras deles, o que são modelos financeiros. Além disso, vemos como algumas pessoas acreditam cegamente neles quando há muito mais do que equações envolvidas. Por consequência, também abordam como alguns colapsos não foram causados totalmente por conta de erros nos modelos.

Tudo isso, enquanto vemos a rotina da quarta pessoa – que após a crise e a destruição da firma onde trabalhava, quis se tornar um Quant e entender o que tinha acontecido – se desenrolar, enquanto tentava um trabalho nessa profissão, se esforçava para estudar algo que para outras pessoas (“seus concorrentes”) já era conhecido.

Então, podemos enxergar a pressão dessas pessoas, tanto para se tornar um Quant, quanto após ser um – há uma pressão especial sobre eles não poderem errar nos seus modelos e nos seus cálculos, pois um erro pode levar a uma perda de milhões, bilhões.

A quinta e última pessoa apresentada é Matthew Golstein, um repórter investigativo da agência de notícias Reuters, que fala sobre as consequências das negociações de alta frequência. Assim, pensamentos e preocupações sobre a automatização de tudo e como as negociações ficam cada vez menos humanas são apresentados ao telespectador.

Conclusão

Portanto, o documentário “Quants: Os Alquimistas de Wall Street”, tenta levar o telespectador a uma reflexão sobre as limitações e peculiaridades do mundo real, apresentando – pela ótica dos próprios Quants – a realidade de que as equações matemáticas e modelos financeiros só vão até certo ponto.

A partir deste ponto, as ações humanas são responsáveis pelos acontecimentos ao redor do mundo. Por isso, algo que também é levantado ainda no começo do documentário, é a questão da ganância e de como o dinheiro rege algumas pessoas, suas ações e futuro.

“Quants: Os Alquimistas de Wall Street” está disponível no Youtube gratuitamente e é recomendado para quem quer entender um pouco mais sobre o mundo dos Quants e refletir sobre seu papel no mercado financeiro, a partir da visão de pessoas que realmente vivem essa realidade.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Analista Administrativa | TC Universitários | TC School

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.