Filme “Crypto”: máfia digital

Filme “Crypto”: máfia digital

lincoln-silva-2

04 FEV

5 MIN

Filme “Crypto”: máfia digital

Se você espera se aprofundar um pouco mais no universo das criptomoedas assistindo um bom filme, certamente “Crypto” será uma grande decepção para você. O filme, cercado de um pouco de suspense, tem mais a ver com a máfia russa e lavagem de dinheiro do que Bitcoin, Blockchains e tudo mais.

“Crypto” é um filme dirigido por John Stalberg Jr. (2019) e conta a trajetória de um jovem analista de compliance que trabalha para um grande banco. Ao desconfiar de algumas irregularidades, ele resolve investigar mais a fundo, colocando até mesmo a vida da sua família em perigo.

  • Criptomoedas: meras coadjuvantes
  • Martin Duran vs. Máfia Russa
  • O que é “lavar dinheiro”?
  • De volta à trama…
  • “Crypto” vale a pena?

Boa leitura!

Criptomoedas: meras coadjuvantes 

Antes de falar um pouco mais sobre o enredo do filme “Crypto”, preciso ser justo. As criptomoedas fazem pequenas aparições.

A primeira delas ocorre logo no início, quando é revelado que um grande banco estaria adquirindo criptomoedas para inflacionar os preços, tornando inviável a aquisição delas.

Aqui, podemos fazer um paralelo com a vida real. É fato que existe uma preocupação dos bancos centrais sobre como regular algo que é irrastreável. E é justamente esse o temor do banco que nos é apresentado no começo do filme.

A segunda aparição das criptomoedas acontece quando descobrimos que a máfia russa estaria lavando dinheiro através de criptomoedas! Contudo, o filme “Crypto” não se aprofunda muito sobre isso.

Por último, a terceira (e talvez a mais importante) aparição das criptos acontece quando Earl (Jeremie Harris), um proprietário de loja de bebidas, aparece minerando criptomoedas nos fundos de sua loja, onde aparentemente estaria ganhando muito dinheiro.

Earl, inclusive, aceita Bitcoin como moeda de troca em sua loja. Ao ser questionado por uma cliente sobre sua motivação para aceitar uma moeda desconhecida, ele afirma ser “barato, rápido de usar, privado, e o banco central não pode tomar”.

Ou seja, se você nunca ouviu falar sobre criptomoedas, dá para entender apenas com essa frase o porque que o Bitcoin ameaça tanto o status quo.

Martin Duran vs. Máfia Russa 

Apesar da pouca abordagem sobre criptomoedas, o filme “Crypto” ainda tem uma história “ok” sobre lavagem de dinheiro para ser acompanhada.

Martin Duran (Beau Knapp)  é um analista de conformidade que trabalha para um grande banco. Ao questionar um importante executivo da corporação sobre um possível investimento, ele é transferido para uma agência localizada no interior, em sua própria cidade natal, onde seu pai e irmão vivem até hoje.

Aliás, Martin recebe todo apoio de sua chefe, Robin (Jill Hennessy), que tem um papel importante no final da história. 

Então, Martin começa a investigar possíveis irregularidades e desconfia de uma nobre galeria de artes com obras sendo comercializadas por milhões de dólares. Ao questionar sobre uma documentação preenchida de forma incorreta, ele percebe que sua suspeita estava correta. Uma das funcionárias, Penelope (Malaya Drew) tenta seduzi-lo, sem sucesso, numa tentativa de fazer Martin desistir da informação.

Mas é por Katie (Alexis Bledel), que se apresenta como uma funcionária da galeria, que Martin se sente atraído. 

É Katie que entrega para Martin o cartão do contador da galeria, onde ele poderia encontrar as respostas que procurava. 

Ted (Vincent Kartheiser), o contador corrupto da galeria de artes, descobre que Martin e seu amigo de infância Earl (aquele dono da loja de bebidas que falamos no início, lembra?) estão investigando seus assuntos e decide fazer algo a respeito. 

Mas, antes de continuarmos, você sabe o que é e como funciona a lavagem de dinheiro?

O que é “lavar dinheiro”?

Lavar dinheiro é um termo utilizado para se referir a prática de encobrir a origem de um dinheiro ilícito. Ou seja, é um esquema pelo qual um agente faz parecer que os recursos obtidos de forma ilegal pareçam legais.

Quando uma pessoa utiliza um dinheiro que originou-se de uma atividade de corrupção, tráfico ou roubo, por exemplo, o governo percebe a irregularidade e atua contra os agentes envolvidos. 

Funciona mais ou menos assim: primeiro, o dinheiro ilícito entra na conta de uma instituição legítima (considerada a etapa mais perigosa). Depois, o dinheiro é passado de conta em conta, entre diferentes nomes e países, para dificultar sua procura. Por último, o dinheiro volta para o país de origem de forma lícita por meio da venda de ativos, como obras de artes.

Para se ter uma ideia, somente no Brasil a lavagem de dinheiro movimenta mais de R$6 bilhões e no mundo cerca de US$1 trilhão (fonte: Politize!). 

De volta à trama do filme “Crypto”…

Em seguida, Martin pede para seu amigo Earl, que também é um hacker genial, para investigar os assuntos mais a fundo. Mas envolver seu amigo pode não ter sido uma boa ideia.

Atenção: se você não deseja receber spoiler, sugiro que interrompa a leitura por aqui!

Com isso, a máfia russa vai atrás de Earl e o mata, mas não antes dele descobrir tudo e encaminhar todas as provas para Martin.

Lembra da chefe dele, a Robin? Pois é, ela também estava envolvida em todo o esquema. 

E no final, quem ajuda Martin a salvar seu pai e seu irmão (essa parte familiar da história nem vale a pena ser contada) e prender todos os culpados é a Katie, a tal funcionária da galeria de artes. Na verdade Katie era uma agente do FBI que trabalhava disfarçada para investigar a máfia russa.

“Crypto” vale a pena?

Portanto, apesar do nome, o filme “Crypto” pouco fala sobre criptomoedas. Elas estão ali apenas como uma ferramenta numa trama que envolve extorsão e lavagem de dinheiro. 

Talvez o nome “Crypto” tenha sido escolhido no auge do assunto em uma tentativa de atrair curiosos e entusiastas para acompanhar o filme. O fato é que se você espera extrair algo sobre criptomoedas, este filme não é para você. 

O filme “Crypto” está disponível na plataforma Amazon Prime.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Contador (UFRJ) | Pós-graduando em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.