Betting on Zero, documentário de Ted Braun

Imagine que alguém chegue até você prometendo ganhos de R$50 mil por mês, com a única condição de vender suplementos e convidar outras pessoas para fazer o mesmo. Parece tentador, não é mesmo? O problema é quando o sonho se transforma em pesadelo. Você começa a perceber que os ganhos prometidos estão se realizando em prejuízos e se vê em um buraco sem saída. O documentário “Betting on Zero”, dirigido por Ted Braun, conta histórias como essa e a jornada do megainvestidor, Bill Ackman, para desvendar o modelo de negócio da Herbalife, considerada a maior pirâmide financeira da história.
Mas antes, vamos conhecer um pouco da vida de Bill Ackman e o modelo de negócio da Herbalife.
Quem é Bill Ackman?
William Albert Ackman, ou Bill Ackman, é um investidor americano de família judia, com formação em história pela Harvard University e MBA na Harvard Business School. Ackman é CEO da Pershing Square Capital Management, um fundo de investimento de multimercado que administra mais de US$12 bilhões.
Bill Ackman começou a ganhar destaque internacional após entrar em uma briga contra a Herbalife, acusando a empresa de atuar como uma pirâmide financeira. O conflito que chegou a durar por mais de cinco anos virou tema deste documentário, conhecido como “Betting on Zero”.
O que faz a Herbalife?
A Herbalife Nutrition é uma empresa multinacional de nutrição e cuidado pessoal fundada em 1980 por Mark Hughes. A companhia é líder global no segmento de substitutos parciais de refeição, como shakes, suplementos e chás, atendendo a demanda em mais de 90 países.
Os produtos são comercializados por meio de uma rede de milhões de “consultores independentes”, assim chamados. Eles atuam na venda direta do produto e no marketing multinível.
Além disso, os consumidores são incentivados a se cadastrarem no programa “Cliente Premium”, para adquirir os produtos diretamente pelo site com preços diferenciados, o que gera ganhos extras para o “consultor independente”.
Em 2004, a companhia sofreu graves acusações de um grupo de 8.700 distribuidores, que decidiram mover uma ação judicial conjunta contra a Herbalife. A empresa desembolsou US$6 milhões sem admitir a culpa.
Marketing multinível
Existe uma discussão entre especialistas acerca das diferenças entre o marketing multinível e pirâmide financeira. Enquanto alguns defendem uma clara distinção entre os modelos, outros afirmam que trata-se da mesma coisa com nomes diferentes, apenas para mascarar as ilegalidades envolvidas no esquema.
Segundo Peter Vander Nat, economista no Federal Trade Commission, “uma organização é considerada esquema de pirâmide caso os participantes tenham lucro advindo principalmente de recrutamento em vez das vendas ou serviços ao consumidor”.
O marketing multinível, ou marketing de rede, é conhecido por ser um modelo de remuneração que garante a força das vendas. Nele, é feito pagamentos de comissões, bônus e prêmios para a pessoa que realizou a venda de um determinado produto e toda sua base.
A principal diferença apontada por alguns especialistas é que no modelo de marketing multinível é possível continuar tendo ganhos mesmo que ninguém mais entre na rede, apenas com a venda dos produtos. Já na pirâmide financeira, quando ninguém mais entra no esquema, todos deixam de ganhar.
Documentário “Betting on Zero”
“Betting on Zero” é um documentário americano dirigido por Ted Braun. No filme, podemos acompanhar um pouco da investigação de Bill Ackman e sua alegação de que a Herbalife seria um esquema piramidal.
Em “Betting on Zero”, podemos acompanhar como a Herbalife, por meio de vídeos publicitários e palestras, fazia diversas garantias de enriquecimento rápido e seguro, prometendo rápida ascensão social através da comercialização de seus produtos.
Contudo, o que podemos ver são inúmeros relatos de pessoas (latinos, em sua maioria) que foram lesadas e perderam muito dinheiro.
Quando Bill Ackman começa a investigar a empresa mais de perto, ele percebe um grande risco de fraude envolvido. Então, o investidor decide apostar contra a Herbalife, ou seja, entrar vendido nas ações da companhia.
Para isso, Ackman deveria alugar ações de um investidor, vendê-las pelo preço de tela e apostar na queda dos papéis. Depois, Bill Ackman deveria recomprá-las por um preço menor, caso sua tese estivesse correta, devolvê-las ao dono e lucrar com a diferença dessa operação.
Porém, o objetivo de Bill Ackman nunca foi o de enriquecer. Ackman queria apenas evitar que mais pessoas fossem prejudicadas pelo esquema da Herbalife. Assim, garantiu que seus lucros na operação seriam doados para instituições de caridade.
Em “Betting on Zero”, o investidor detalha com base em suas análises, entrevistas, pesquisas e vídeos de treinamento, como a Herbalife concentrava o lucro no recrutamento de “consultores independentes”, ou “supervisores”, e na transferência direta de recursos para aqueles que estivessem acima. Era quase impossível lucrar tanto apenas com a venda dos produtos, que custavam até três vezes mais na comparação com outros produtos similares no mercado.
Em 2014, o Federal Trade Commission deu início a uma investigação sobre o modelo de negócio praticado pela Herbalife, após as denúncias feitas por Bill Ackman. Contudo, as investigações só ocorreram devido a pressão feita pelo então senador Edward Markey, que enviou uma carta à comissão na época.
O documentário “Betting on Zero” chegou a receber menção especial do júri no festival de Tribeca na categoria de melhor investigação cinematográfica. Contudo, o filme passou por diversas tentativas de sabotagem, como os relatos de que a Herbalife teria comprado a metade das entradas e deixado todos os assentos vazios durante a exibição na Galeria Nacional de Retratos.
Ainda assim, “Betting on Zero” alcançou o posto de documentário mais visto no iTunes durante as primeiras semanas do seu lançamento e chegou a ser exibido durante um bom tempo pela Netflix.
A Herbalife nunca admitiu culpa e chegou a criar um site para rebater todas as críticas feitas pelo documentário. A empresa afirma que o filme “é um longo vídeo publicitário que tem como objetivo fazer uma campanha contra o setor de vendas diretas”.
Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.
Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

E-BOOK
Aprenda a investir o seu dinheiro
Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.