Filme "A Negociação", de Nicholas Jarecki

Filme "A Negociação", de Nicholas Jarecki

luana-barbara

25 MAR

6 MIN

Filme "A Negociação", de Nicholas Jarecki

“A Negociação”, de Nicholas Jarecki (2012), é um filme que conta a história de Robert Miller, interpretado pelo renomado Richard Gere. Robert é um magnata dono de uma empresa milionária, que possui uma carreira bem sucedida e uma família perfeita. Pelo menos esse é o papel que ele desempenha até que, após um acidente de carro, sua amante – Julie Cote (Laetitia Casta) – morre e Robert foge do local. A partir desse momento, o detetive Michael Bryer passa a investigar o acidente e todas as fraudes que fazem parte da vida de Miller ficam cada vez mais perto de serem descobertas.

A Negociação

O filme “A Negociação” se passa durante a crise econômica mundial e começa com Robert voltando de uma viagem de negócios onde deveria ter fechado um contrato, mas não foi o que aconteceu. No decorrer das cenas, é possível vê-lo na tentativa de vender a sua empresa para que possa aproveitar mais a vida com a sua família, uma vez que já é um empresário bem sucedido.

Robert sempre tenta passar – e consegue – uma imagem pública perfeita e, dessa forma, a premissa de que venderia a empresa que, em tese, também estaria com a saúde financeira em dia, pela convivência com seus entes queridos é acreditável. No entanto, o que está por trás dessa tentativa não é tão nobre.

A empresa está com sérios problemas financeiros e Miller tenta a todo custo ocultar isso na auditoria da empresa para que consiga passá-la adiante sem se prejudicar, como um empréstimo de US$ 412 milhões que precisa devolver com juros.

Enquanto tenta se equilibrar nessa corda bamba, mais um evento coloca em risco toda a aparência cuidadosamente montada por Miller. Um acidente de carro muda tudo quando sua amante, Julie Cote, morre tragicamente. Sabendo que estar envolvido nisso certamente poderia colocar tudo em apuros, Robert liga para o seu protegido Jimmy Grant (Nate Parker) para ajudá-lo a fugir do local sem que o mesmo saiba.

A Fraude

A partir desse incidente, o caso começa a ser investigado pelo Detetive Michael Bryer e enquanto o detetive procura a pessoa por trás do acidente, Miller tenta encobrir os rastros da sua fraude quando a própria filha, Brooke Miller – Chief Investment Officer da empresa, percebe que está faltando 400 milhões de dólares no fundo Maple Oaks da companhia, por meio de lançamentos estranhos nos livros.
Robert finge não dar muita importância às preocupações de Brooke, agindo como se o erro fosse algo inconcebível e, por isso, ridículo de crer que seria de fato real.

A Investigação

É nesse momento que o detetive é apresentado na trama, quando aparece no escritório de Miller para saber sobre sua relação com Julie.
A relação dos dois é explicada como de alguém que apenas investe na galeria da qual Julie era dona, afirmando que a conheceu num evento de caridade juntamente com a esposa. O detetive deixa claro que vai começar a investigar mais a fundo o assunto e parece convencido de que os dois tinham um caso. Apesar de procurar Ellen Miller (Susan Sarandon), esposa de Robert, a mesma é evasiva e cuidadosa.

Jimmy é o próximo procurado pelo detetive e assim o circo vai se fechando ao redor de Miller. Enquanto está no carro, conversando com Jimmy para ver o que podem fazer, recebe uma ligação de Chris Vogler dizendo que não vão recomendar a venda, por causa do compliance, a pedido de James Mayfield (para quem Robert queria vender a empresa).

Enquanto Bryer permanece investigando o acidente, Brooke descobre o que o pai havia feito.

A Descoberta

A empresa estava indo à falência por conta de um investimento mal sucedido de Miller, em que ele precisava desembolsar 100 milhões para explorar uma mina de cobre mal explorada na Rússia.

Robert acaba fazendo hedge para se proteger do risco e eles começam a ganhar dinheiro. No entanto, por conta da margem de variação, o governo da Rússia bloqueou o cobre exportado e Miller precisou cobrir o hedge em dinheiro. O dinheiro que ele havia conseguido com o investimento, porém, não poderia ser retirado e a empresa permaneceu com o rombo até Robert compensar com o empréstimo que havia conseguido.

Seu plano basicamente seria vender a empresa e pagar o empréstimo com todos os juros, compensar as perdas dos investidores e ficar com o resto, fugindo dos problemas judiciais. Brooke se mostra uma profissional com ética ficando contra o seu pai, após ele dizer quais seriam seus planos.

A Venda

Vemos Robert negociar com Mayfield e fechar não apenas a venda da empresa por US$ 525 milhões, mas também cargos para seus filhos dentro da empresa, mostrando como ele era realmente bom no que fazia e tinha percepção nos seus negócios.

A cena que se segue é a de Miller anunciando a venda da empresa e vendo que sua trama de fraudes finalmente estava dando certo. É nessa hora que ele fica sabendo sobre Jimmy, que havia sido pressionado em um armação, em que fizeram uma montagem com a placa do carro dele. Sem saber disso, Jimmy se sente pressionado.

Robert consegue desmascarar o que a polícia havia forjado e o caso é arquivado.

Ao chegar em casa, Miller se depara com a sua esposa Ellen tentando proteger seus filhos de todo o circo que foi armado. A negociação acontece quando Ellen dá a última cartada dizendo que, ou Robert assina o divórcio com os bens indo para a Fundação Miller de Caridade para ser administrada por Brooke ou ela não confirma que Robert estava com ela na noite do acidente.

“A Negociação” vale a pena?

O filme “A Negociação” trata de corrupção, antiética e um problema sério de governança corporativa, mas tudo isso de forma simples, em que o telespectador consegue entender o que está acontecendo mesmo que não tenha familiaridade com os assuntos abordados na trama. Ao misturar os problemas financeiros com os problemas pessoais de Miller, em meio a uma investigação policial, o filme se torna surpreendentemente cativante.

Em um vai e vem de ver Miller tentando vender a empresa, subornar o auditor da empresa e envolver seus próprios funcionários nas fraudes, é possível enxergar que casos assim não são difíceis de acontecer, mas que quando acontecem possuem um forte impacto para investidores, clientes, fornecedores, funcionários e até o próprio mercado e, por conseguinte, a economia de um país.

O corpo de funcionários faz a empresa, é necessário compreender que nossos atos refletem não apenas em nossas vidas, mas em muitas outras quando não somos profissionais éticos e agimos como parte da empresa. Ser o dono da empresa não fez de Miller uma pessoa que poderia se livrar de tudo sem consequências, mas fazia dele o homem que tinha muitas vidas contando com ele. Como você se posiciona em meio aos problemas que faz de você um bom ou mau profissional, você decide.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Analista Administrativa | TC Universitários | TC School

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.