Fundo de investimento

Fundo de investimento

O que é fundo de investimento

Um fundo de investimento é uma forma de investimento comum, no qual é aplicado o dinheiro de diversos investidores distintos. Esse dinheiro é usado por um gestor profissional para comprar um conjunto de vários ativos financeiros. Diariamente, é determinado o valor dos ativos que compõem o fundo através da marcação a mercado, ou seja, se todos os ativos valorizarem, o investidor fica mais rico. Se todos caírem, o investidor perde dinheiro. Porém, por serem grupos distintos de papéis, o mais provável é que alguns valorizem e outros não, tornando o investimento mais seguro.

Como funciona um fundo de investimento

O fundo de investimento é uma forma simples de realizar investimentos mais complexos, sem precisar estudar por tanto tempo. Como possuem gestores, esses profissionais costumam possuir uma grande experiência e estratégias de investimentos avançadas, e assim, eles selecionam quais os investimentos que farão parte do fundo, buscando um rendimento maior e a minimização das perdas. Parece o paraíso, não é? Porém, não esqueça que esses fundos cobram as taxas para a manter os profissionais ativos e analisando os ativos que fazem parte do fundo.

Como identificar

Para saber se um fundo de investimento é uma boa possibilidade de aplicar o seu dinheiro, consulte sempre o prospecto do fundo, verifique o histórico de rentabilidade e pesquise sobre os ativos que compõem o fundo.

Leia mais em:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.