Free float (FF)
Ao analisar uma empresa, o Free Float sempre é citado. Porém, você compreende o que esse indicador mostra?
O que é Free float
O Free Float, do inglês “Livre circulação”, pode ser considerado como uma tradução bem exata do que ele significa para o mercado. Esse índice, mede a porcentagem de ações da companhia que estão em livre circulação no mercado e é considerado pelos investidores no momento das análises de uma empresa para a compra das ações.
Como Identificar
O Free Float (ou FF) representa as ações que estão em posse do mercado, e desse modo, são negociadas livremente através da bolsa de valores brasileira, a B³.
Portanto, as ações que estão em circulação, não possuem “donos” registrados. Podemos entender que não são consideradas “em circulação”, as seguintes ações:
– Ações detidas pelo acionista controlador e por pessoas vinculadas a ele
– Ações detidas por administradores da companhia
– Ações em tesouraria
– Ações preferenciais de classe especial (golden shares).
Como funciona o Free float
Apesar de ser um indicador útil para entender a proporção entre as ações em circulação e as ações adquiridas, o FF não está diretamente relacionado à liquidez e nem deve ser utilizado como critério exclusivo para avaliar governança corporativa, pois apresenta variáveis e outros critérios devem ser considerados conjuntamente para ter uma análise mais certeira da situação real da companhia.
Artigo relacionado:
Confira também:

E-BOOK
Aprenda a investir o seu dinheiro
Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.