Dow Jones

O que é o Dow Jones

Criado em 1986 por editores jornal financeiro The Wall Street Journal, o Dow Jones é um dos mais importantes indicadores de ação norte-americano. O DJI, como também é conhecido, é composto por ações de grandes empresas americanas, líderes em seus segmentos. No início, ele reunia apenas negócios do ramo industrial, mas, com o passar do tempo, passou a incluir empresas do segmento de serviços, como tecnologia.

Mesmo quem não tem conhecimentos aprofundados sobre o mercado financeiro já ouviu falar desse DJI, tamanha é a importância dele para o mercado. Dada sua tradição, ele é muito utilizado como parâmetro de análise de desempenho de investimentos ao longo anos. Por outro lado, muitos criticam o fato de sua composição ter apenas 30 ações, quando a bolsa de valores dos Estados Unidos possui milhares de companhias ativas.

Como identificar 

Como já dissemos, as empresas que compõem o Dow Jones são normalmente as líderes de seu mercado, as famosas blue chips. Mas de que forma essas empresas são selecionadas? Bom, diferente do que ocorre no SP&500, um outro índice norte-americano muito reconhecido, o DJI não utiliza uma metodologia específica de seleção de ativos, sendo eles eleitos por decisão dos editores do The Wall Street Journal. O critério em comum que percebeu-se ao longo do tempo foi o de escolha de empresas classificadas como blue chips.

Essas são algumas das gigantes do mercado que estão incluídas na carteira teórica do índice atualmente:

  • Boeing
  • Microsoft
  • Apple
  • Pfizer
  • JPMorgan
  • Walt Disney
  • Apple
  • Nike
  • Goldman Sachs

A carteira é ajustada de tempos em tempos, de acordo com as mudanças de cenário.

Como funciona o Dow Jones

Os pontos do Dow Jones são calculados com base no preço das 30 ações que fazem parte do índice. Quando foi criado, os pontos eram o resultado de uma simples média aritmética do preço dessas ações. Com o tempo esse cálculo foi se tornando mais complexo para considerar o acontecimento de alguns eventos do mercado financeiro, como as distribuições de dividendos.

Termo relacionado:

Artigos relacionados:

Confira também:

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.