Data Ex-Dividendos

Data Ex-Dividendos

A Data Ex-dividendos é fundamental para o investidor saber se ele receberá os dividendos com a compra de uma ação ou não. Confira!

Ilustração de homem e mulher analisando gráficos representando data ex-dividendos

O que é Data Ex-dividendos

Ao com adquirir uma ação visando retorno com dividendos, é essencial estar atento à Data Ex-dividendos. Basicamente, é a data até a qual as pessoas que adquirirem a ação, receberão dividendos, e o investidor que adquirir a ação fora da Data Ex, não receberá os dividendos até a próxima data de bonificação.

Como Identificar

A Data Ex está explícita nas condições de pagamento de dividendos de uma empresa. Assim, o investidor pode conferir se a data em questão ainda o contempla com os dividendos, ou se estaria inapto a receber o benefício dentro do período.

Como funciona Data Ex-dividendos

Por exemplo, se a empresa ABCD listada na bolsa com o código ABDC3 anuncia o pagamento de dividendos, informando que a data-Ex é 03/04/202X, o investidor deve buscar adquirir a ação no máximo até o dia 02/04/202X para ter direito aos dividendos. Os que tiverem as ações ao final do dia 02/04, ou seja, no início do dia 03/04, terão direito aos proventos da corporação.

Termos relacionados

Artigos relacionados

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.