Custo de oportunidade

Custo de oportunidade

O que é Custo de oportunidade

Atuar na Bolsa de Valores é, principalmente, sobre escolhas. E, sempre que fazemos uma escolha, deixamos de adquirir as vantagens que a outra opção oferecia. Isso é o custo de oportunidade. Para deixar mais claro, imaginando que você tenha R$ 5 mil para investir e decida aplicá-los em ações, o custo de oportunidade da ação é o que você deixou de ganhar se colocasse o dinheiro em renda fixa.

Como funciona o Custo de oportunidade

Em economia e finanças, o conceito leva diversas possibilidades que derivariam através de uma tomada de decisão. Por exemplo, uma empresa opta por comprar uma máquina nova e, por alguma razão, o equipamento é utilizado apenas pela metade do tempo, nesse caso, a decisão que levou a compra foi ineficiente e o custo de oportunidade tornou-se oneroso.

Como identificar o Custo de oportunidade

Para identificar o custo de oportunidade, basta avaliar todas as possibilidades e calcular os possíveis ganhos com a opção não selecionada. Podemos pensar assim, uma pessoa opta por comprar um carro utilizando um financiamento. O custo de oportunidade é o valor que ela deixou de ganhar, caso aplicasse o valor gasto com o carro em ações, por exemplo, e mais os juros que o financiamento cobra.

Artigo relacionado

Aprenda a investir o seu dinheiro

E-BOOK

Aprenda a investir o seu dinheiro

Neste e-book — "Aprenda a investir o seu dinheiro", trazemos todas as informações que você precisa saber antes de investir no mercado de ações, com segurança, conhecimento e confiança.

School Categoria Glossario

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.