FIIs ou Renda Fixa: qual a melhor opção?

FIIs ou Renda Fixa: qual a melhor opção?

FIIs ou Renda Fixa: qual a melhor opção?

Olá, investidor! No artigo de hoje, vamos falar sobre FIIs ou Renda Fixa. Acredito que seja algo que todo investidor deve ter realizado alguma vez para comparar qual a melhor opção de investimento.

Antes de tudo, quero deixar bem claro que ambos são distintos. Afinal, isso já foi comentado no artigo denominado “Qual a relação risco e retorno nos FIIs?”. Caso ainda não tenha lido, faça isso agora mesmo clicando aqui.

De antemão, infelizmente, FIIs já foi muito mal divulgado como sendo uma “renda fixa mensal”. Mas, já deixo aqui meu aviso: essa é uma afirmação falsa.

Nesse sentido, o investidor precisa saber que a renda mensal distribuída pelos fundos não é linear, pois elas “variam”, como diz no jargão de mercado, assim como a renda variável.

Portanto, suas cotações são negociadas diariamente na bolsa, onde podemos ver oscilações para cima e para baixo.

Diferente da Renda Fixa, onde a renda esperada do título que você adquire tem uma previsibilidade de retorno alvo, mesmo assim você não fica livre dos riscos durante o prazo.

Aliás, nada é sem riscos nos investimentos, e na renda fixa não seria diferente.

FIIs investem em Renda Fixa?

Em primeiro lugar, vocês precisam saber que alguns FIIs investem em renda fixa.

Sim, é isso mesmo que você leu. FIIs também podem investir em ativos de Renda Fixa. De tal forma que hoje temos os fundos de recebíveis, mais conhecidos como fundos de papel.

A saber, fundos de recebíveis imobiliários são aqueles que aplicam o capital em Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI). Caso não saiba o que é, recomendo o artigo feito pelo Ivan Eugênio.

Resumindo, o fundo vai receber a remuneração de um indexador acrescido de uma taxa de juros fixa, exemplo IPCA+ 8% a.a. Assim, o investidor tem um dividendo no curto prazo já refletindo a inflação de 2 a 3 meses atrás direto no seu bolso e um cupom fixo (8% a.a.) no exemplo dado.

Aliás, essa é a classe que mais cresce nos fundos imobiliários, já que fundos de recebíveis hoje representam 47% da composição do IFIX.

Agora, em momentos de crise, podemos ver que os investidores correm para a renda fixa como uma proteção do seu capital. Contudo, podemos também nós proteger investindo nesse segmento de Fundos Imobiliários.

Diferente da negociação de FIIs e Renda fixa, você observa diariamente as negociações e fica livre para vender os fundos, podendo sair a qualquer momento do fundo.

Na renda fixa você acaba ficando “preso”, observando no momento a marcação a mercado dependendo do título comprado.

No entanto, caso o investidor não goste de ver seu patrimônio oscilando no curto prazo, a renda fixa é a melhor opção de investimento. Agora, alguns título possuem marcação a mercado, o que não irá lhe trazer prejuízo caso leve título até o vencimento.

Para o investidor que tem sangue frio para oscilações, FIIs podem ser vantajosos para um possível ganho de capital e auferir rendimentos mais atrativos que a renda fixa no longo prazo, já que isentos de imposto de renda.

Em curto prazo como estamos vivendo, renda fixa pode entregar yield superior aos FIIs, podendo cada um jogar o jogo do seu interesse.

Conclusão

Por fim, preciso destacar que não existe o melhor ou pior investimento, existe aquele atrelado ao seu objetivo.

Diversifique suas alocações, e não fique somente exposto em Fundos High Yield, fundos que hoje estão na moda pela sua alta distribuição de rendimentos, mas que também tem um alto risco, relembrando o risco e retorno.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

Além disso, também estamos no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Colaborador do TC School

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

E-BOOK

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

Quer saber como investir em fundos imobiliários? Neste ebook vamos fazer uma introdução aos fundos imobiliários, os chamados FIIs.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.