Como os Fundos Imobiliários podem investir?

Como os Fundos Imobiliários podem investir?

Como os Fundos Imobiliários podem investir?

Olá, investidor (a)! Antes de mais nada, desejo a todos um feliz ano novo. Para o primeiro artigo de 2022, escolhi um assunto que muita gente me questiona: em que um FII pode investir? Logo, hoje vamos entender como funciona os investimentos dos Fundos Imobiliários.

O nome do fundo é sugestivo e resume bem a alocação alvo. “Imobiliário” já sugere qual a alocação do fundo, sendo o investimento em ativos imobiliários.

Contudo, existem diversos ativos imobiliários e, por isso, vou trazer alguns dos principais ativos que temos hoje no mercado disponível para você investir ou começar sua jornada nos investimentos em FII’s.

Aqui fica a sugestão de um artigo, caso você não tenha conferido anteriormente, que escrevi sobre as classificações dos Fundos Imobiliário. Segmentos, mandatos, tipos de gestão… confira e aposto que após a leitura você conseguirá entender mais fácil o artigo de hoje, que está separado da seguinte forma:

  • Depende do regulamento
  • Principais investimentos dos Fundos Imobiliários
  • Retorno dos principais segmentos do IFIX
  • Qual conclusão podemos chegar?

Boa leitura!

Depende do regulamento

Aqui não temos uma resposta ou regra igual para todos os fundos, depende de cada regulamento, sendo simples assim. 

No regulamento, o gestor decide qual a alocação alvo do fundo será aplicada os recursos captados com os investidores. Fica a critério do alinhamento do cotista e do gestor para buscar o retorno no fundo e alocação ideal nos ativos alvos.

Principais investimentos dos Fundos Imobiliários

Hoje os principais investimentos dos Fundos Imobiliários são nos segmentos de Recebíveis, Logística e Lajes Corporativas, que correspondem até o momento as principais aplicações de investimentos dos FIIs.

É provável que você já tenha ido em algum Shopping Center ou Escritório, e é por meio dos Fundos Imobiliários que você pode se tornar também proprietário indireto de participações nesses melhores ativos do Brasil.

Isso mesmo, no Brasil. Infelizmente ou felizmente os FII’s não podem aplicar seus recursos no exterior ou em ações que não seja do setor Imobiliário.

Hoje já temos também Fundos Imobiliários que investem em ações imobiliárias, são fundos novos, mas trazendo uma diversificação a mais para o nosso mercado.

Mas isso será assunto de um novo artigo, sendo um segmento muito recente para explorarmos.

Até lá, saiba o que é o IFIX (índice de Fundos de Investimentos Imobiliários).

Retorno dos principais segmentos do IFIX

No retorno acumulado na cota base 100, incluso o reinvestimento dos dividendos que os fundos distribuem, em sua grande maioria mensalmente e desde o início da série mais jovem, ou seja, desde 09/11/2012. 

Aqui trouxe uma comparação dos fundos mais antigos que temos no mercado, que ainda permanecem como os principais Fundos Imobiliários de cada segmento.

Fonte: Economatica e TC Matrix.

Para facilitar a identificação das cores e fundos:

  • Verde Claro: HGLG11 Fundo de Logística
  • Vermelho: KNCR11 – Fundo de Recebíveis com exposição da carteira predominantemente em títulos indexados ao CDI+
  • Preto: IFIX – Índice de Fundos de Investimento Imobiliário 
  • Rosa: HGBS11 – Fundo de Shoppings
  • Azul: BCFF11 – Fundo de Fundos
  • Verde escuro: BCRCR – Fundo de Lajes Corporativas

Obs.: Não considere esses fundos como recomendações.

Qual conclusão podemos chegar?

Assim, diante de tantos segmentos diferentes que os Fundos Imobiliários podem investir, no longo prazo não existe o único e melhor segmento, ambos pretendem seguir a mesma tendência de valorização e entrega ao passar dos anos. Cada um com sua particularidade e ciclo.

Portanto, não tente acertar o segmento específico. Faça uma carteira diversificada e descorrelacionada, tenha conforto nos segmentos que está alocando o seu dinheiro, entendendo qual a estratégia de cada fundo. E qual a cabeça do gestor, também é um dos principais pontos.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram,YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Colaborador do TC School

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

E-BOOK

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

Quer saber como investir em fundos imobiliários? Neste ebook vamos fazer uma introdução aos fundos imobiliários, os chamados FIIs.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.