Como avaliar a gestão do Fundo Imobiliário?

Como avaliar a gestão do Fundo Imobiliário?

Como avaliar a gestão do Fundo Imobiliário?

Olá, investidor(a)! Neste artigo, vamos falar sobre como avaliar a gestão do fundo imobiliário. Vou ser direto nos pontos que você deve analisar antes de comprar um fundo imobiliário. Isso mesmo, antes de comprar.

Espero que você analise a gestão antes de comprar qualquer fundo imobiliário, porque vai ser a gestão que irá gerir o seu dinheiro.

Afinal, ninguém quer deixar o seu dinheiro suado na mão de quem não tem responsabilidade e alinhamento de interesses.

Gestão do fundo é o ponto inicial

Algumas questões para ser verificadas:

Qual o historio da gestora? – Histórico de anos atuando no mercado é um bom parâmetro inicial.

O time de gestão é formado por profissionais experientes no mercado? – Tempo de experiência de cada responsável na gestora, experiência em outras empresas?

São Sócios ou funcionários da empresa? – Quando são sócios da gestora, podemos ver maior alinhamento de interesses comparado a um funcionário contratado.

A gestão teve algum fundo no passado? – Como foi o desempenho do fundo, olhando a atuação da gestora, sem considerar somente variação a mercado, que a gestão não consegue controlar, mas pode influenciar com suas atitudes.

Como foi o desempenho do fundo? – Retorno foi superior ou em linha com os pares no mercado? Se foi ruim o desempenho, quais os motivos levaram a esse retorno abaixo da média?

Tivemos alguma polêmica envolvendo o time de gestão? – Caso de corrupção ou não alinhamento de interesses é um sinal de alerta. Relação gestora e cotista precisa ser ganha x ganha.

As compras de imóveis foram feitas a preços compatíveis a época ou superfaturados? – Esse não é tão simples para a grande maioria dos investidores pessoas físicas verificar, mas de alta importância.

A gestora gerou valor nas emissões anteriores, ou foi somente emissões para crescer o patrimônio do fundo a qualquer custo? – Como todos já devem saber, quanto maior o patrimônio do fundo, maior a remuneração que a gestão recebe. Essa relação precisa ser proporcional ao retorno ao cotista também, lembrar da relação ganha x ganha.

Conclusão

Sim, eu sei que algumas perguntas são difíceis de ser respondidas e verificadas.

Assim, você pode pesquisar o currículo da gestão no LinkedIn, quase todos gestores possuem perfil no site, ou confira entrevistas com gestores no YouTube.

Fica a sugestão para conferir as entrevistas que são feitas com os gestores de FIIs: Clique

E caso você queria garantir que essas questões são verificadas nas recomendações de FIIs, sugiro que assine o plano “Renda Certa” do TC: Clique

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

Além disso, também estamos no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Colaborador do TC School

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

E-BOOK

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

Quer saber como investir em fundos imobiliários? Neste ebook vamos fazer uma introdução aos fundos imobiliários, os chamados FIIs.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.