Os 5 Fundos Imobiliários com maior retorno em rendimentos em 2022

Os 5 Fundos Imobiliários com maior retorno em rendimentos em 2022

ivan-eugenio

14 JUN

5 MIN

Os 5 Fundos Imobiliários com maior retorno em rendimentos em 2022

Olá, investidor! No artigo de hoje, vou te apresentar os 5 fundos imobiliários com maior retorno em rendimentos neste primeiro semestre do ano de 2022.

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que este artigo foi escrito com base na ferramenta Economatica, a qual utilizamos aqui no TC para o fidedigno acompanhamento de todo o mercado.

Em segundo lugar, para que ninguém seja pego desprevenido, não vai sair por aí investindo somente por dividend yield. Aliás, já deixo aqui o compromisso de escrever nas próximas semanas um artigo sobre este risco específico.

Por último, não posso deixar de comentar que na lista apresento tão somente fundos que estão na composição atual do IFIX. Desta forma, caso sinta falta de um ou outro FII nesta lista, confira se ele está fazendo parte do índice na data em que este artigo é escrito e publicado.

O que é dividend yield

Antes de olharmos quais são os 5 fundos imobiliários com maior retorno em rendimentos, vamos aqui esclarecer o que é dividend yield.

Dividend yield nada mais é do que um indicador que irá medir o pagamento de proventos por parte de um ativo. Nada mais é do que o valor do rendimento dividido pelo seu preço no mercado secundário.

Logo, quanto maior o numerador ou menor o denominador, maior será o dividend yield. Por óbvio, o contrário também é verdadeiro.

Nesse sentido, você já entendeu que o dividend yield mede quantidade e não qualidade do rendimento. Por isso, não podemos considerar tão somente ele no momento de realizar nossos investimentos.

5º Lugar – HCTR11

Dando início à nossa lista, temos em 5º lugar o fundo HCTR11, com 8,65% de dividend yield. Este é o maior fundo de nossa lista, com 2,6 bilhões de reais de patrimônio líquido.

O FII passou por uma alta volatilidade neste ano, tendo em vista a insatisfação devido a alguns atos da gestão. Muito embora seja o fundo que apresenta o quinto melhor rendimento do IFIX até o momento, o seu retorno total no mesmo período é de -5,23%, o que não deve agradar aos seus investidores.

Fundo imobiliário de recebíveis high yield, HCTR11 investe cerca ¾ de seu patrimônio em certificados de recebíveis imobiliários, estando bastante exposto a loteamento e multipropriedade. O restante de seu patrimônio está investido em FIIs.

Como veremos mais adiante, outros fundos que investem em CRIs pulverizados estão entre os cinco com maiores dividend yield.

4º Lugar – ARRI11

Nosso quarto lugar é o menor fundo da lista quando olhamos para o seu patrimônio líquido, de apenas 100 milhões de reais.

O fundo imobiliário da Open Kapital está em 4º lugar em nossa lista, tendo entregado um dividend yield de 8,93% para seus cotistas.

O fundo ARRI11, assim como o quinto colocado também foca a alocação de seu patrimônio líquido em ativos high yield. Sendo que 70% do capital está investido em CRIs dos segmentos de loteamento, incorporação e multipropriedade.

Estamos acompanhando o fundo e esperamos o seu crescimento.

No entanto, infelizmente, não estamos em uma janela favorável para os fundos imobiliários, tanto é que em sua última emissão, finalizada agora no mês de maio de 2022, o fundo captou apenas 11,6 milhões de reais, sendo que esperava uma captação de 60 milhões.

3º Lugar – VGIP11

Agora, em 3º lugar temos VGIP11, o primeiro fundo da Valora Investimentos de nossa lista, com um dividend yield de 8,98%. Novamente estamos diante de um fundo de recebíveis imobiliários que investe o seu patrimônio em CRIs indexados à inflação.

Mas, como acredito ser do conhecimento de todos, a inflação do mês de maio de 2022 veio abaixo do consenso de mercado. Bom, como seus CRIs são na maioria indexados ao IPCA, com o arrefecimento do índice, podemos esperar também uma queda no rendimento.

Ainda assim, não podemos deixar de destacar que o fundo está com quase 1 bilhão de reais de patrimônio líquido e que neste ano tem um retorno total do 5,54%.

2º Lugar – VGHF11

De nossa lista, este e o fundo mais novo, tendo um pouco mais de um ano de mercado e uma estratégia diferenciada de todos os demais aqui apresentados. VGHF11 é o hedge fund da Valora Investimentos.

Muito mais do que um simples fundo de fundos, o hedge fund pode investir seu patrimônio em diversas estratégias, aumento assim a sua possibilidade de gerar valor para seus cotistas.

Com um dividend yield de 9,35% e um retorno total de 8,72%, nosso segundo colocado seria o primeiro caso estivéssemos olhando o retorno total e não os rendimentos distribuídos.

1º Lugar – URPR11

Por fim, mas não menos importante, temos o Urca Prime Renda FII, também conhecido pelo ticker URPR11, que entregou neste ano um dividend yield 9,40% e um retorno total de 8,16%.

Os números não mentem, a “batalha” pelo primeiro lugar entre URPR11 e VGHF11 foi acirrada. Mas, nosso foco aqui é o URPR11.

Com um patrimônio líquido de 550 milhões de reais, este fundo investe basicamente em certificados de recebíveis imobiliários pulverizados. Atualmente, 91% do patrimônio está investido no segmento de loteamento e no de multipropriedade.

Agora, o fundo acabou de sair de uma emissão de cotas, sendo que 26% de seu patrimônio líquido está alocado em caixa, vale acompanharmos de perto esta alocação.

Conclusão

Portanto, como falei no início, não podemos analisar um fundo olhando apenas um indicador.

Observem que TODOS (sim, negritei e deixei em caixa alta para chamar a atenção) de nossa lista possuem um retorno total inferior ao dividend yield distribuído.

Então, deixo aqui a mensagem: não invista olhando apenas o dividend yield.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

Além disso, também estamos no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Contribuidor TC School | Especialista em Fundos Imobiliários

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

E-BOOK

Aprenda tudo sobre Fundos Imobiliários

Quer saber como investir em fundos imobiliários? Neste ebook vamos fazer uma introdução aos fundos imobiliários, os chamados FIIs.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.