Nesse texto, buscaremos compreender a empresa VIVER S.A. (VIVR3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a VIVER (VIVR3);
  2. O que faz a VIVER (VIVR3)
  3. Modelo de negócio da VIVER (VIVR3);
  4. Governança corporativa VIVER (VIVR3);
  5. Sustentabilidade;

Quem é a VIVER (VIVR3)

A Viver é uma companhia listada na B3 e foi fundada em 1992. Inicialmente a companhia focou suas operações no segmento residencial e mais precisamente em São Paulo desenvolvendo projetos imobiliários de padrão econômico até alto padrão, bem como no segmento comercial e hoteleiro também. 

O que faz a VIVER (VIVR3)

  A Viver (VIVR3) atua na linha da incorporação, bem como na construção. Ou seja, a companhia atua desde a compra do terreno, passando pela criação e desenvolvimento do projeto, construção e vendas. 

Modelo de negócio da VIVER (VIVR3)

 A VIVR3 possui um modelo de negócio com foco para o setor imobiliário, mais especificamente nos segmentos de médio e médio-alto padrão. Além disso, de forma esporádica a companhia realiza projetos no segmento comercial, turístico e de loteamentos. A companhia já atuou em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em busca de uma solução para melhorar a situação econômico-financeira da companhia que se encontra em recuperação judicial, em 2018 a Viver criou uma nova frente de atuação que foi a Solv, que tem o objetivo de oferecer a gestão de ativos imobiliários e soluções para todas as etapas do processo imobiliário.   

Governança corporativa VIVER (VIVR3)

A VIVR3 está presente no Novo Mercado e é uma companhia que apresenta um site de relação com investidores bem transparente e com fácil navegabilidade para encontrar as informações. No quesito da composição acionária, temos: 

Sustentabilidade

A Viver não divulga relatório de sustentabilidade, nem apresenta em seus relatórios medidas tomadas com o objetivo de diminuir o impacto ambiental.  

Evolução da VIVER (VIVR3) na Bolsa de Valores

A VIVR3 vivenciou uma decrescente no preço das ações a partir de 2016, que foi o período em que a companhia entrou em recuperação judicial. Outro fato que chama atenção é o pico no preço observado em 2021, que foi no período que a companhia pediu a saída da recuperação judicial. 

Fonte: TC Matrix. 

Setor e concorrentes da VIVER (VIVR3)

O setor imobiliário é um braço da economia que sofre de forma mais intensa com as crises econômicas, bem como as modificações na taxa de juros, o que demonstra ser um setor com diversos desafios. Que, por outro lado, possui uma demanda dada o déficit de moradia do Brasil. 

No que compete às concorrentes, esse segmento possui diversas companhias e até mesmo companhias que estão em uma situação financeira melhor como a MRV, Trisul etc.  

Como analisar a VIVER (VIVR3)

Receitas

A fonte de receita da companhia advém da venda dos imóveis, bem como alguns terrenos de posse da companhia como estratégia adotada para a monetização.   

Custos

Os principais custos da companhia são com os terrenos, com as incorporações e com a construção dos empreendimentos, além dos encargos financeiros. 

Ativos

Em relação ao balanço patrimonial, historicamente a composição é encabeçada pelos imóveis a comercializar. 

Passivos

Em relação ao passivo da Viver, o destaque maior é para as debêntures, que vem representando uma maior participação na composição do passivo circulante.   

Fonte: TC Matrix.

Referências 

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados. 

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.