Unifique Telecomunicações

Unifique Telecomunicações

FIQE3

Unifique Telecomunicações

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa UNIFIQUE TELECOMUNICAÇÕES S.A (FIQE3),perpassando pelos seguintes pontos:

  1. História da Unifique;
  2. O que faz a UNIFIQUE TELECOMUNICAÇÕES e seu modelo de negócio;
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das ações na Bolsa de Valores; e 
  5. Como analisar a empresa;

História da UNIFIQUE TELECOMUNICAÇÕES

A Unifique foi fundada em 1997 com a denominação TPA – Timbó Provedor de Acesso. Inicialmente a companhia atendia apenas na região de Timbó no estado de Santa Catarina.

A Unifique surgiu em uma época em que a internet não era democratizada e ainda era bem incipiente no Brasil. Em 2000, a companhia iniciou o processo de construção das torres de internet via rádio. Já em 2006, a Unifique deu início a construção da rede de fibra óptica própria, que inicialmente atendeu a cidade de Timbó, mas posteriormente foi expandido para as cidades do Rio do Sul e Ibirama. 

Dada a expansão da companhia para outras cidades além de Timbó, em 2014 foi reformulado o nome de TPA para Unifique. Nesse mesmo período a companhia já atendia a aproximadade 80 cidades e com 50% do market share das grandes empresas de Santa Catarina. 

Em 2016, a Unifique Telecomunicações também adentrou nos serviços de TV por assinatura e telefone fixo. 

O que faz a UNIFIQUE TELECOMUNICAÇÕES e seu modelo de negócio 

  A Unifique Telecomunicações é uma operadora de telecomunicações (banda larga, telefone fixo e TV por assinatura). Atuando no fornecimento de serviços para residência e para outras empresas, a companhia é a maior provedora de fibra óptica no estado de Santa Catarina. 

A Unifique possui um modelo de negócio otimizado baseado em uma ampla estrutura instalada para atender de forma efetiva os clientes; estratégia comercial que busca aumentar o ticket médio, além da busca pelo atendimento de excelência dos clientes e uma gestão clara entre os colaboradores. 

No tocante aos investimentos da companhia, a Unifique adota a estratégia de investimentos em regiões com maior possibilidade de retorno. Além disso, a companhia realiza os investimentos com a estrutura para atender o dobro da necessidade presente de cada região, possibilitando, dessa forma, um atendimento a um possível crescimento da demanda de forma mais ágil. 

Embora a banda larga seja o principal serviço oferecido pela companhia, a Unifique apresenta uma série de serviços com o objetivo de atrair e reter clientes, além de possibilitar um aumento no ticket médio. 

  • Serviços de banda larga fixa;
  • Serviços de telefonia fixa;
  • Serviços de TV por assinatura com alta definição;
  • Serviços de atacado, incluindo interconexão etc. 

Governança Corporativa

 A Unifique Telecomunicações é uma empresa familiar e possui o Fábio Busnardo e o Clever Mannes por acionistas controladores. Desde a fundação, a companhia é administrada pelo Fabiano Busnardo. 

Segundo o que a companhia divulgou, o fato do sócio fundador ser o administrador da companhia tem vários benefícios, como por exemplo: relacionamento desburocratizado e próximo dos clientes e fornecedores, bem como os demais membros que possuem relação com a companhia. 

Além disso, a Unifique possui no conselho de administração 60% dos conselheiros independentes, além de possuir seis comitês:

  • Auditoria
  • Privacidade
  • Inovação 
  • Estratégico 
  • Compliance 
  • Diversidade e Inclusão 


Fonte: Unifique. 

Riscos

Um dos principais riscos que a companhia elenca é em relação a segurança das informações. Ataques cibernéticos ou problemas com relação aos dados dos usuários podem incorrer em impactos consideráveis sobre a atividade da companhia.  

Como analisar a UNIFIQUE TELECOMUNICAÇÕES

Receitas

A receita da Unifique é proveniente principalmente da prestação de serviços relacionados à internet, seguido dos serviços de TV, de telefonia e de data center.  

Fonte: Unifique.

Custos

Em relação aos custos da Unifique, boa parte é proveniente dos aluguéis de compartilhamento de postes, além dos materiais utilizados nas instalações de novos clientes.

Ativos

A composição do ativo da companhia, historicamente é formado principalmente pelas contas a receber e pelo caixa e equivalentes. Além disso, o imobilizado é a conta com maior expressividade, dada a toda a estrutura de telecomunicações instalada. 

Fonte: Entalpia. 

Passivos

Em relação ao passivo da Unifique, boa parte das obrigações da companhia são de longo prazo. Vale destacar o aumento nos empréstimos e financiamentos de longo prazo observado na transição do 4T20 para o 1T21. 

Fonte: Entalpia. 

Referências 

Informações coletadas no prospecto disponibilizado pela companhia à CVM. 

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

A sua escola como investidor

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.