Petrorecôncavo (RECV3)

Petrorecôncavo (RECV3)

Um dos IPOs recentes na B3.

Petrorecôncavo (RECV3)

A Petrorecôncavo (RECV3) é uma companhia de extração de petróleo e gás natural que possui campos de extração onshore, localizados nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte. A companhia fez IPO em 2021 e possui como um dos seus maiores acionistas, o fundo de private equity, Opportunity.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Petrorecôncavo (RECV3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Petrorecôncavo (RECV3);
  2. O que faz a Petrorecôncavo e Seu Modelo de Negócios (RECV3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações RECV3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Petrorecôncavo (RECV3)

A companhia foi constituída em 1999, com o objetivo de exploração e produção de petróleo, em campos maduros (brownfields) em terra (onshore). A empresa está cercada por pessoas com ampla experiência no setor, como a Perbras, Petrosantander e a gestora Opportunity.

Em 1 de fevereiro, a companhia celebrou um contrato que lhe dava o direito de explorar 12 campos maduros localizados na Bacia do Recôncavo. Nos anos seguintes, a companhia expandiu suas operações nos campos de Burizinho, Lagoa do Paulo Norte, Lagoa do Paulo, Paulo Sul e Juriti.

Nos anos seguintes, a companhia passou por processos de desenvolvimento interno, com a aquisição de equipamentos com objetivo de internalizar algumas atividades e melhora de eficiência interna. Em 2019, devido ao programa de desinvestimento de ativos da Petrobras, a companhia adquiriu um conjunto de 34 campos de terra na Bacia Potiguar.

Em 2020, a companhia faz outra rodada de aquisições de 12 campos, resultante do desinvestimento da Petrobras.

O que faz a Petrorecôncavo (RECV3)

O modelo da Petrorecôncavo se baseia na compra de direitos de concessão de campos onshore maduros, explorando e produzindo petróleo, e na prestação de serviços de operação. Esses serviços se destacam pela revitalização desses campos, com o objetivo de estender a exploração dessas reservas. Atualmente, a companhia possui 150,6 MMboe (milhões de barris de petróleo) de reservas brutas e uma produção de 4,08 milhões de barris de petróleo em 2020.

Em fevereiro de 2021, a companhia operava, ao todo, 47 campos de petróleo, além de ser sócio de 4 campos, operados por terceiros e mais 9 em processo de aquisição, totalizando 60 campos operados direta ou indiretamente pela companhia.

Atualmente, a companhia possui operações em três regiões diferentes:

  1. Recôncavo: Localizado na região do estado da Bahia, é formado por 12 campos de concessão da Petrobras. Esse campo possui uma produção histórica acumulada de 121 MMboe e reservas brutas de óleo e gás equivalentes a 23 MMboe. Atualmente, sua produção média diária em dezembro da companhia foi de 3.251 barris de óleo e 66 mil m³ de gás;
  2. Potiguar: Localizada no estado do Rio Grande do Norte, essa bacia é composta por 34 concessões, sendo 30 com 100% de participação da companhia e outras 4 operacionalizadas por terceiros. Os campos possuem produção histórica acumulada de 159 MMboe e produção média diária em dezembro de 2020 de 6.538 barris de óleo e 211 mil m³ de gás. Atualmente, suas reservas brutas são estimadas em 64,1 MMboe; e
  3. Polo Miranga: Subsidiária da PetroRecôncavo, a SPE Miranga fez a aquisição da concessão de 9 campos de petróleo localizados na região do Recôncavo, na Bahia, também. O polo possui 63,4 MMboe em reservas brutas e uma produção média em 2020 de 899 boe por dia.

Os contratos de concessão dos campos do Recôncavo (i) e Potiguar (ii) têm vencimento em 2025, havendo a possibilidade de postergação, mediante decisão da ANP, por mais 27 anos.

Seu Modelo de Negócios

A companhia possui foco na compra das concessões de campos de petróleo, a fim de explorar e desenvolver projetos, visando a manutenção e revitalização desses campos, com o objetivo de aumentar a explorar, ao máximo, aquele campo. Esses processos de manutenção envolvem:

  • Reativação de poços;
  • Implementação da intervenção em poços já em produção;
  • Perfuração de novos poços em áreas prováveis e provadas de reservas (infill drilling); e
  • No aprimoramento de facilities, processos e técnicas de produção.

Dentre as principais atividades da companhia, estão:

  • Atividades de perfuração;
  • Reparo de poços;
  • Intervenções diversas;
  • Acidificação, estimulações e cimentações; e
  • Outros procedimentos essenciais de desenvolvimento de campos.

Seu processo operacional é dividido em duas etapas:

  • Exploração, caracterizada pelo estudo geológico e aquisição dos campos; e
  • Fase de produção, o qual consiste na perfuração e complementação de poços de produção e instalação de equipamentos necessários.

Após extraído, o gás e o petróleo são armazenados em tanques até sua distribuição via gasodutos e caminhões tanques, respectivamente.

Governança Corporativa

Os maiores acionistas da companhia são: Petro Santander Luxemburgo Holdings (33,2%) e Opportunity Private Equity (25,7%). Além disso, sua diretoria é formada por Marcelo Magalhães (CEO), Troy Finney (COO) e Rafael Cunha (CFO).

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações RECV3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações RECV3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

Demonstração de Resultados

Ativos e Passivos

Balanço Patrimonial – Ativos

Balanço Patrimonial – Passivos


Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.