PDG (PDGR3)

Uma das empresas listadas na bolsa de valores.

PDG (PDGR3)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa PDG S.A. (PDGR3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a PDG (PDGR3);
  2. O que faz a PDG (PDGR3)
  3. Modelo de negócio da PDG (PDGR3);
  4. Governança corporativa PDG (PDGR3);
  5. Sustentabilidade;

Quem é a PDG (PDGR3)

A PDG é uma companhia que atua no segmento imobiliários, mais especificamente na construção e incorporação em diversas regiões do Brasil. 

O que faz a PDG (PDGR3)

  A PDG (PDGR3) atua em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de contar com mais de 260 colaboradores. Desde 2013, a companhia já entregou mais de 67 mil unidades e já realizou 279 empreendimentos. 

A PDGR3 foca suas operações no mercado residencial, mas, de forma complementar às suas operações, atua também no segmento de imóveis comerciais e de loteamento também. 

Modelo de negócio da PDG (PDGR3)

 O modelo de negócio da PDG é baseado na aquisição de terrenos de pessoas físicas, jurídicas e até terrenos de leilões judiciais e extrajudiciais. Além disso, a companhia realiza uma análise legal e ambiental dos terrenos que serão construídos os empreendimentos. 

Em adição, a PDG também realiza um estudo de mercado para avaliar a viabilidade financeira dos empreendimentos que ela constrói. 

Governança corporativa PDG (PDGR3)

A PDGR3 está presente no Novo Mercado e, consequentemente, negocia apenas ações ordinárias (PDGR3). No que compete a estrutura acionária, a VKR – Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados detém a maior parcela das ações da companhia. 

Fonte: TC Matrix.

Sustentabilidade

No quesito sustentabilidade, a PDG apresenta no seu site de relação com investidores algumas iniciativas que a companhia adota visando diminuir os impactos ambientais. A análise ambiental em torno dos terrenos adquiridos, bem como o projeto Planet Life, que apresenta uma série de iniciativas sustentáveis para os empreendimentos construídos, são algumas ações adotadas pela companhia.  

Evolução da PDG (PDGR3) na Bolsa de Valores

A PDGR3 apresentou uma decrescente na sua faixa de preço, o que pode ser explicado pelo fato da companhia está em recuperação judicial. 

Fonte: TC Matrix. 

Setor e concorrentes da PDG (PDGR3)

O setor da construção civil é um dos motores da economia. É um setor importante no Brasil em decorrência do déficit de moradia e da tão sonhada casa própria dos brasileiros. Por outro lado, é um setor que possui algumas empresas listadas na bolsa. Algumas atendem ao setor de alto padrão, mas outras focam em classes econômicas inferiores, como a MRV, por exemplo. 

Pelo fato da PDG está em recuperação judicial, ela sai em desvantagem já que há outras companhias no mesmo seguimento e em uma situação financeira melhor. 

Como analisar a PDG (PDGR3)

Receitas

A receita operacional da PDG advém principalmente das vendas dos empreendimentos realizados pela companhia.  

Fonte: TC Matrix. 

Custos

Os principais custos da companhia estão relacionados à construção dos empreendimentos, bem como à aquisição dos terrenos para a construção.  

Ativos

Em relação ao balanço patrimonial, historicamente é composto por uma participação maior da conta de estoques, mesmo com um volume menor ao longo dos anos, ainda é configurada como sendo a principal composição do ativo. 

 

Fonte: TC Matrix. 

Passivos

Em relação ao passivo da PDG, ao longo dos últimos períodos os empréstimos e financiamentos se configuram como sendo a principal composição do passivo da companhia. Vale salientar que atualmente há uma parcela significativa de dívidas de curto prazo. 

Fonte: TC Matrix.

Referências 

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados. 
Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.