Natura (NTCO3)

NTCO3

Natura (NTCO3)

Fundada em 1969 por Luiz Seabra, a Natura Cosméticos S.A. (NTCO3) é uma empresa que atua no segmento de produtos de beleza e higiene e hoje é uma das incorporadas pela Natura & CO Holding S.A., presente em diversos lugares do mundo. A corporação consolidou-se como um dos maiores grupos de beleza do mundo após a aquisição da concorrente americana Avon, em 2019, passando a ser avaliada em torno de 11 bilhões de dólares.

Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Natura (NTCO3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz Natura (NTCO3);
  2. Modelo de negócio da Natura (NTCO3);
  3. Governança corporativa Natura (NTCO3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Gráfico das ações NTCO3 na Bovespa; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Natura (NTCO3)

A Natura (NTCO3) ficou conhecida pelo modelo de vendas diretas com consultoras, mas nos últimos anos diversificou seu portfólio e conta atualmente não apenas com o e-commerce mas também com lojas físicas.

Além do Brasil, a companhia opera em sete países — Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru. A rede Natura conta com mais de 1,5 milhão de consultoras, 45 lojas próprias e 3,5 mil farmácias e plataformas online para venda de seus produtos.

Modelo de negócio da Natura (NTCO3)

A Natura tornou-se uma grande corporação. No Brasil, o grupo é dono das marcas The Body Shop, da L´Oréal, e Aēsop, da Emeis, além dos produtos Avon.

Em 2016 a Natura adquiriu por valor não informado a rede de cosmético Australiana Aēsop, controlada pela holding Emeis Holdings Pty Ltd. Logo no ano de 2017 também comprou a rede The Body Shop da L’Oréal, por cerca de 1 bilhão de euros expandindo de vez a sua participação no mercado interacional.

Outro grande fato relevante da Empresa é a aquisição da concorrente americana Avon no ano de 2019, com o valor de aproximadamente 3,7 bilhões de dólares tornando-se um dos maiores grupos de beleza do mundo, avaliada em torno de 11 bilhões de dólares. A operação foi feita com trocas de ação.

Governança corporativa Natura (NTCO3)

No quesito governança corporativa, a Natura (NTCO3) está listada no “Novo Mercado” na Bovespa (B3) e na Bolsa de valores Nova Iorque (NYSE).

Sua estrutura de governança corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, além de cinco comitês que ajudam a empresa nas tomadas de decisões:

  • Comitê de Governança Corporativa;
  • Comitê de Pessoas Desenvolvimento Organizacional;
  • Comitê Estratégico;
  • Comitê Operacional do Grupo e Comitê de Auditoria; e
  • Gestão de Risco e Finanças.

1 - Diretoria da Natura na bolsa de Valores

2 - conselho da natura na bolsa de valores

Sustentabilidade, uma empresa ESG

A Natura (NTCO3) está bastante ligada com políticas ambientais. A companhia conta com um plano sustentável que busca enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia, garantir igualdade e inclusão, além de mudar seus negócios para circularidade e regeneração do meio-ambiente. Para tal, busca promover a economia circular em seus produtos. Além de deixar claro essa preocupação ambiental, especialmente com a linha de produtos Natura Ekos – feitos a partir de bioativos puros da floresta amazônica. Suas fórmulas são enriquecidas com manteigas e puros óleos dos ativos.

Gráfico das ações NTCO3 na Bovespa

É possível observar no gráfico de cotação das ações NTCO3 na Bovespa que após anos sem apresentar muita volatilidade, os papéis atingiram crescimento exponencial entre o início de 2018 e final de 2019, e apesar da queda expressiva durante a pandemia da Covid-19, as ações já recuperaram o valor pré-crise.

3 - Resultado da Natura na bolsa de valores

Como analisar a Natura (NTCO3)

Receitas

As receitas são oriundas, em sua maior parte, da venda de cosméticos.

4 - Recitas da Natura na bolsa de valores

Custos

Os custos da Natura (NTCO3) são, em essência, o custo da operação da companhia. 

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo a sua maior concentração nos ativos realizáveis a longo prazo.

5 - Ativos da Natura na Bolsa de Valores

Passivos

A Natura (NTCO3) tem sua maior concentração dos passivos também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e outras obrigações. 

6 - Passivos da Natura na Bolsa de Valores

7 - Passivos da natura na bolsa de valores

Para mais informações sobre empresas da Bovespa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Lorem ipsum dolor sit amet

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.