LIVETECH (LVTC3)

LVTC3

LIVETECH (LVTC3)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa LIVETECH S.A (LVTC3).,perpassando pelos seguintes pontos:

  1. História da Livetech;
  2. O que faz a Livetech e qual seu modelo de negócio;
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das ações na Bolsa de Valores; e 
  5. Como analisar a empresa;

História da LIVETECH

A Livetch foi fundada em 2004 pelo Vanderlei Rigatieri Junior e pelo Francisco Sergio Day de Toledo. Inicialmente a Livetech focou seus esforços na comercialização de produtos de tecnologia wireless e de transmissão por redes de dados.

Posteriormente a companhia expandiu o seu foco para as atividades relacionadas à banda larga, segurança eletrônica, comunicação unificada, infraestrutura de data center, áudio e vídeo profissional, segurança de dados e internet das coisas (IoT).

A Livetech iniciou no mercado de segurança já em 2007. Em 2011, a companhia começou sua atuação no mercado de equipamentos de telecomunicação. Em 2012, a companhia inaugurou o centro de distribuição na Bahia. Visando a consolidação nos mercados de data center, áudio e vídeo profissional, a Livetech fez a aquisição da Axyon em 2018. 

Em 2019, a companhia adquiriu a Munddo Distribuidora visando participar do mercado de automação predial e residencial. Por fim, já em 2020, a Livetech adentrou ao mercado de energia solar por meio da inauguração de um centro de distribuição de geradores de energia solar em Minas Gerais. 

O que faz a LIVETECH e seu modelo de negócio 

  A Livetech fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação de alta complexidade de forma customizada para seus clientes no Brasil, Panamá, Colômbia e Estados Unidos. A companhia possui uma produção própria para as estruturas de banda-larga, câmeras de vigilância, sistema de controle de acesso, data center, automação etc. 

As vendas ocorrem via revendas, lojas virtuais e provedores de serviços (Fornecedor de Serviço de Internet – ISP). A Livetech estrutura o seu modelo de negócio em 5 pontos, que são eles: 

  • Grande modelo (difícil de ser replicado, modelo technology-as-a-service)
  • Grande mercado (crescimento forte e previsível; mercado fragmentado e com uma base de clientes com alta fidelidade);
  • Grande logística (eficiência operacional e capilaridade para atender os consumidores);
  • Grande time (time altamente motivado);
  • Grandes resultados (altas margens, altos retornos, performance financeira forte e rentável).

Governança Corporativa

 Em relação a composição acionária da companhia, no final de 2020 havia apenas 3 sócios: o Vanderlei Junir, o Francisco Toledo e o fundo 2B Capital.

Dentre as ações de governança que a companhia informa, estão: 

  • Possui comitê de auditoria 
  • Conta com um conselho de administração com larga experiência.

Fonte: Livetech. 

Riscos

Além dos riscos de mercado, a Livetech também está exposta aos riscos inerentes ao setor de tecnologia, como por exemplo não consegui desenvolver produtos com eficiência que atenda a demanda do mercado, além dos riscos de custos relacionado ao câmbio, dado que a companhia importa alguns componentes para a fabricação dos seus produtos. 

Como analisar a LIVETECH

Receitas

A receita da Livetech é dividida pelo segmento telecom e corporativo. Ao longo dos últimos dois anos (2019 e 2020) o segmento com maior participação na receita foi o de telecom. 

O segmento corporativo consiste nos serviços e produtos vendidos para as organizações como o data center, por exemplo. O segmento de telecon engloba os serviços de banda-larga, automação de residência etc. 

Custos

Os principais custos da Livetech são os custos das vendas e dos serviços prestados, além dos custos de importação para a fabricação dos produtos. 

Ativos

A composição do ativo da companhia é historicamente formada principalmente pelas contas a receber e pelos estoques, além do imobilizado.

Fonte: Livetech. 

Passivos

Em relação ao passivo da Unifique, as obrigações de curto prazo se sobrepõem em relação às obrigações de longo prazo. Além disso, vale o destaque para os empréstimos e financiamento que compõe uma parcela significativa do passivo de longo prazo. 

Fonte: Livetech. 

Referências 

Informações coletadas no prospecto disponibilizado pela companhia à CVM. 

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.