João Fortes Engenharia (JFEN3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

JFEN3

João Fortes Engenharia (JFEN3)

A João Fortes S.A (JFEN3) é uma empresa do ramo de construção civil. A companhia tem capital aberto desde 1973 e está presente no mercado a mais de 65 anos, exerce as funções tanto de incorporadora quanto de construtora de empreendimentos próprios ou para terceiros, está presente em praticamente todas as capitais brasileiras.

Neste texto, buscaremos compreender a empresa João Fortes (JFEN3) passando pelos seguintes pontos:

  • O que faz a João Fortes (JFEN3);
  • Governança corporativa João Fortes (JFEN3);
  • Evolução das ações JFEN3 na Bolsa de Valores;
  • Como analisar a João Fortes (JFEN3);

O que faz a João Fortes (JFEN3)

A companhia foi fundada em 1950 sob a razão social J. Fortes & R. Pereira Ltda., posteriormente denominada João Fortes & Cia. Ltda. e, finalmente, em 1973, o nome atual João Fortes S.A. (JFEN3).

Em 2006 passou a reformular toda a sua estrutura societária, organizacional, tecnológica e financeira, visando à adequação dos padrões e exigências do mercado de capitais.

Os anos de 2011 a 2018 foram anos de constante expansão do capital social da empresa através da emissão de ações no mercado de capitais, a fim de captar recursos para investir em suas atividades, ao final de 2018 o capital social da empresa representava cerca de R$ 2.103.387.497,15 bilhões de reais divididos em 105.203.815 ações ordinárias sem valor nominal.

A companhia atua dentro do setor da construção civil, oferecendo serviços das mais diversas formas, também atua na administração de imóveis próprios ou de terceiros e presta serviços dos mais variados ramos da engenharia.

O foco da companhia é a rentabilidade dos empreendimentos, a fim de gerar valor para seus acionistas e satisfazer as necessidades dos clientes, as controladas pela empresa compartilham da mesma estrutura de custos e administração.

A João Fortes (JFEN3) opera com um modelo de atividades integrado, o que permite ter controle e administrar todas as etapas da incorporação de um empreendimento, são passos da operação:

  1. Identificação, a avaliação e a compra de terrenos;
  2. O planejamento e a elaboração do projeto para a incorporação de empreendimentos imobiliários;
  3. A obtenção de licenças e demais aprovações governamentais necessárias; e
  4. Oferecer suporte no antes e depois da venda aos clientes.

O estoque de terrenos da João Fortes Engenharia está privilegiadamente localizado nas principais regiões do país, com uma menção honrosa para os localizados no Rio de Janeiro e Brasília.

A companhia atua em áreas comerciais e residenciais em todos os segmentos econômicos, a fim de diversificar risco e aumentar sua lucratividade, atraindo acionistas e fidelizando clientes, também está no plano estratégico buscar parcerias locais nas mais diversas regiões do país, assim permitindo uma expansão geográfica dos negócios.

Governança corporativa João Fortes (JFEN3)

No quesito governança corporativa, a companhia está listada no “Tradicional” junto à BMF&BOVESPA atualmente B3. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Evolução das ações da João Fortes (JFEN3) na B3

Como analisar a João Fortes (JFEN3)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da venda de ingressos.

Custos

Os custos da empresa são, em sua maior parte, o custos operacionais da companhia.

Ativos

A empresa tem seu ativo mais concentrados no curto prazo. Sendo a conta mais representativa a de Caixa e Equivalentes de caixa.

Passivos

A empresa tem seu passivo mais concentrado no curto prazo. Sendo a conta mais representativa a de Outras Obrigações.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.