Celulose Irani (RANI3)

Celulose Irani (RANI3)

RANI3

Celulose Irani (RANI3)

A Celulose Irani (RANI3) é uma companhia de celulose e papel fundada em 1941 em Porto Alegre (RS). O objetivo inicial era implementar uma fábrica de papel em Santa Catarina.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Irani (RANI3), abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Celulose Irani (RANI3);
  2. Governança corporativa da Celulose Irani (RANI3);
  3. Gráfico das ações RANI3 na B3;
  4. Como analisar a Celulose Irani (RANI3);

O que faz a Celulose Irani (RANI3)

A Irani é uma das principais produtoras brasileiras de papel para embalagens e embalagem de papelão ondulado. A companhia fabrica produtos provenientes de base florestal renovável, 100% recicláveis, com absoluto respeito às pessoas e ao meio ambiente.

A companhia possui ampla área de atuação, com unidades em quatro estados brasileiros focadas nos seguintes pilares de negócios:

  • florestal;
  • papel;
  • embalagem; e
  • resina.

Em 1994 a companhia passou por um processo de reestruturação societária com a aquisição do seu controle pelo Grupo Habitasul. Já em 1997, a empresa adquiriu máquinas e equipamentos de uma fábrica de chapas de caixas de papelão ondulado situada em Santana de Parnaíba (SP), marcando seu ingresso no mercado de papelão ondulado e o marco inicial do processo de sua verticalização, integrando a cadeia produtiva a partir do cultivo da semente da árvore até embalagem.

Em 1999, a companhia adquiriu uma fábrica de móveis situada em Rio Negrinho (SC). Em 2005, a Irani inaugurou a usina de cogeração de energia na fábrica de papel para embalagens de Vargem Bonita (SC), proporcionando a garantia no fornecimento de energia e vapor, além de reduzir significativamente o custo de fabricação de seus produtos por meio da substituição de sua matriz energética de combustíveis fósseis para biomassa renovável.

Este projeto tornou a companhia a primeira empresa do setor de papel e embalagem do Brasil a gerar créditos de carbono nos termos do Protocolo de Kyoto.

Governança corporativa

Gráfico das ações RANI3 na B3

A Irani abriu capital na bolsa de valores do Brasil em 1977, sendo a primeira empresa do setor listada no Novo Mercado.

Como analisar a Celulose Irani (RANI3)

Receitas e Despesas

As receitas são oriundas, em sua maior parte, da venda de celulose. Os custos são, em essência, o custo da operação.

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo a sua maior concentração nos ativos imobilizados e realizáveis a longo prazo.

Passivos

A empresa tem sua maior concentração de passivos também no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e financiamentos.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.