Inter Construtora (INNT3)

Inter Construtora (INNT3)

INNT3

Inter Construtora (INNT3)

A Inter Construtora começou suas atividades na cidade de Juiz de Fora, em 2008, incorporando e construindo casas em condomínios residenciais. Desde sua fundação, a Companhia sempre buscou velocidade, qualidade e baixo custo em todos seus empreendimentos.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Inter Construtora (INNT3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Inter Construtora (INNT3);
  2. O que faz a Inter Construtora e Seu Modelo de Negócios (INNT3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações INNT3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Inter Construtora (INNT3)

A Inter Construtora começa suas operações no ano de 2008, através da sociedade familiar entre os Oliveira de Almeida e os Miguel de Lima. A fundação da companhia a partir dessa sociedade permitiu que sinergias importantes ao negócios fossem captadas, pois do lado da família Miguel de Lima, tinha-se o Jurandir, profissional com mais de 45 anos de experiência no segmento de construção civil e do lado da família Oliveira de Almeida, tinha-se os irmãos Neylson e Ednilson com vasta experiência no varejo.

As operações iniciais da companhia foram voltadas para o mercado de média e alta renda sediados na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. E, assim que a companhia conquistou mercado e se consolidou entre os consumidores, também passou atuar no segmento de multi-familiares e expansão de negócios para a habitação popular. Que, a partir de 2011, passou a atuar na incorporação e construção de empreendimentos verticalizados focados no público de baixa renda a partir do programa do governo Casa Verde e Amarela.

Com a forte presença nesse mercado, a Inter Construtora por volta dos anos de 2012 e 2014 passou a lançar empreendimentos de 100 a 300 unidades habitacionais. Assim, como a companhia necessitava ter acesso a terrenos de maiores portes por conta das dimensões de construção, houveram ganhos de escala, que entre 2015 e 2016 a Inter Construtora passou a vender empreendimentos de 400 a 800 unidades habitacionais.

A partir de uma captação cada vez maior de ganhos de escala, a companhia passou a partir de de 2017 a lançar empreendimentos de 1000 unidades habitacionais. E, nessa mesma época, a Inter Construtora passa por uma reestruturação de governança para que ainda em 2017 a companhia viesse a abrir o seu capital. 

Essa evolução nos ganhos de escala da companhia lhe permitiu um portfólio extenso, pois, atualmente, a Inter Construtora foca na construção de empreendimentos que vão desde 240 a 1000 unidades habitacionais. Além disso, a companhia buscou novos mercados de atuação como cidades do interior de Minas Gerais e o próprio estado de São Paulo, que dada a elevada densidade populacional, pode gerar bons resultados para a construtora.

De acordo com a INTEC Brasil, uma associação do setor que anualmente promove premiações e ranqueamentos das 100 principais construtoras do país, com os dados do primeiro trimestre de 2021, a Inter Construtora já era considerada a 14ª maior construtora do país, e, considerado o exercício social de 2020, a companhia era considerada a 20ª. 

O que faz a Inter Construtora

A Ez Tec atua no ramo de engenharia, construção e incorporação imobiliária do segmento de baixa renda. Ou seja, a companhia elabora projetos a partir dos terrenos que adquire para o seu portfólio e os comercializa à medida que surgem demandas de clientes, geralmente atrelados ao programa Casa Verde e Amarela, os quais envolvem empreendimentos habitacionais de baixa renda. Além de, esse ser o público alvo da construtora, a Inter se dá nos mercados existentes no sudoeste de Minas e Nordeste de São Paulo.

Seu Modelo de Negócios

O modelo de negócios da Inter Construtora possui 3 pilares: o de incorporação que desenvolve empreendimentos que antecipam as tendências de mercado; o de engenharia e construção que é responsável por gerir a qualidade dos produtos ofertados no portfólio e suas respectivas entregas dentro dos prazos e do que foi estipulado; o de imobiliária que é o responsável por drenar os ativos para venda e contato direto com os consumidores finais.

Além disso, seu modelo de negócios é beneficiado pelo público alvo da companhia, já que, por boa parte do seu portfólio ser atrelado a vendas de imóveis pelo programa Casa Verde e Amarela, cujo financiamento se dá via Caixa Econômica Federal. 

Governança Corporativa

Desde 2018 a Inter Construtora está listada no segmento de mercado Bovespa Mais, que funciona como um pré-estágio do segmento do Novo Mercado. Um fato interessante é que por provavelmente ser uma empresa familiar onde os mesmos não pretendem perder a tutela sobre a companhia, o que ocorre quando terceiros se tornam acionistas, 100% das ações em circulação estão sob custódia das duas famílias controladoras.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.