Cosan (CSAN3)

CSAN3

Cosan (CSAN3)

A Cosan S.A., criada em 1936, é uma holding que investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Cosan (CSAN3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Cosan (CSAN3);
  2. Modelo de Negócios da Cosan (CSAN3);
  3. Governança corporativa da Cosan;
  4. Gráfico das ações CSAN3 na bolsa de valores;
  5. Como analisar a Cosan (CSAN3)

História da Cosan (CSAN3)

A Cosan nasceu a partir da Usina Costa Pinto, uma usina de cana de açúcar localizada em Piracicaba (SP). Em 1986, a companhia adquiriu novas usinas e iniciou a exportação de açúcar a partir da região Centro-Sul do país. 

Já em 1993, a companhia começou a exportar açúcar a granel e lançou o Açúcar VHP (Very Hight Polarization), destinado ao mercado externo. Em 2002, a Cosan adquiriu a aquisição da Usina da Barra Bonita, em Barra Bonita (SP).  

Em 2008, a Cosan entra no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com a aquisição dos ativos da ExxonMobil do Brasil. Com o objetivo de reforçar a posição da companhia como maior produtora individual de açúcar e etanol do mundo, a Cosan adquiriu, em 2009, a Nova América (açúcar União). 

Em 2011 é criado a Raízen, uma joint venture entre a Cosan e a Shell, com atuação na produção de açúcar e etanol de cana de açúcar e distribuição de combustíveis. Em 2013 é inaugurada a Lógum, duto de transporte de etanol, com a participação da Raízen, que liga o sudeste e o centro-oeste brasileiro. Já em 2014, é criada a Cosan Logística, a partir da cisão do negócio de logística da Cosan S.A.

A Raízen Energia concluiu, em 2017, a aquisição das usinas do grupo Tonon, passando a operar com capacidade total de moagem de 73 milhões de toneladas de cana de açúcar por safra. Além disso, a companhia também adquiriu uma fatia da Shell Brazil Holding na Comgás, equivalente a 16,77% do capital total da empresa. Com isso, a Cosan passou a deter 79,9% do capital total da Comgás. 

Em 2020 houve a criação da Compass Gás e Energia, empresa que atua e investe em quatro segmentos de negócios: infraestrutura, distribuição, comercialização e trading, se estabelecendo como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no Brasil.  

Modelo de Negócios da Cosan (CSAN3)

Atualmente, o portfólio da Cosan reúne grandes empresas líderes em seus respectivos setores.

Além da da Raízen, também faz parte do grupo a Compass Gás e Energia, empresa que atua e investe em quatro segmentos de negócios: infraestrutura, distribuição, comercialização e trading. Se estabelece como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no país, e que já conta em seu portfólio com a maior companhia de gás natural encanado do país, a Comgás.

Ainda tem a Moove, uma das maiores empresas de lubrificantes do país, que atua globalmente na produção e distribuição das marcas Mobil, Comma e marcas profissionais. No Brasil, a empresa tem como foco a produção e distribuição de lubrificantes da marca Mobil, a distribuição de óleos básicos, além da rede de franquias especializadas em serviços automotivos Zip Lube.

Já a Rumo é hoje a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina e oferece uma gama completa de serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. As cinco concessões ferroviárias que operam se estendem sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e os estados da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O portfólio diversificado permite um intercâmbio interessante de experiências e estratégias entre as empresas do grupo.

Governança Corporativa da Cosan

Gráfico das ações CSAN3 na bolsa de valores

Em 2005, a Cosan se tornou a primeira empresa do setor a abrir capital de Novo Mercado na BM&FBovespa, levantando US$400 milhões. 

Como analisar a Cosan (CSAN3)

Receitas e Despesas

Ativos

A companhia possui muitos ativos de longo prazo, como imobilizado e investimentos, mas a maioria está concentrada na conta de Intangível. 

Passivos

Nos passivos, há uma grande concentração da dívida da companhia no longo prazo, com empréstimos e financiamentos. 

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.