COELBA (CEEB3)

CEEB3

COELBA (CEEB3)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa COELBA S.A. (CEEB3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a COELBA (CEEB3);
  2. O que faz a COELBA (CEEB3)
  3. Modelo de negócio da COELBA (CEEB3);
  4. Governança corporativa COELBA (CEEB3);
  5. Sustentabilidade;

Quem é a COELBA (CEEB3)

A Companhia de Energia Elétrica da Bahia (COELBA) é uma companhia que faz parte do grupo Neoenergia (NEOE3).

Com sede em Salvador (BA), a CEEB3 é composta por cerca de 14,5 mil colaboradores e fornece energia elétrica para o estado da Bahia. Criada em 1959, a Coelba ficou até 1997 como uma sociedade de economia mista, sendo privatizada em 1997, possuindo a participação da Neoenergia, Iberdrola e Previ. A participação das duas últimas foi repassada para a Neoenergia em 2015.

O que faz a COELBA (CEEB3)

A Coelba atua na distribuição da energia elétrica em 415 dos 417 estados da Bahia (BA), sendo a terceira maior do país no que compete ao número de clientes e a sétima maior em se tratando do volume de energia fornecida.

Com 277 mil km de rede, 3,6 milhões de postes, bem como mais de 7 milhões de transformadores e 337 subestações, a companhia possui uma base de 5,8 milhões de consumidores que são atendidos pelo serviço.

Além disso, a CEEB3 também se destaca no fornecimento de energia elétrica na zona rural brasileira. A Bahia é o estado brasileiro com a maior parcela da população rural. Nesse sentido, a Coelba já realizou um trabalho de levar a energia elétrica para cerca de 85% das residências da zona rural. Este número era de 53% em 2000.

Modelo de negócio da COELBA (CEEB3)

A CEEB3 possui um modelo de negócio voltado para a distribuição de energia elétrica para os municípios do estado da Bahia. Nesse sentido, a companhia destina os recursos para melhor atender os clientes por meio de novas ligações, bem como a construção de subestações para a distribuição focando em melhorar suas instalações e distribuição aos consumidores.

Governança corporativa COELBA (CEEB3)

A CEEB3 é controlada pela Neoenergia e possui um fundo também como acionista relevante. Possuindo, dessa forma, apenas 1,06% de free float.

Além disso, a companhia é composta por uma Diretoria, pelo Conselho de Administração e pelo Conselho Fiscal.
Sustentabilidade

A COELBA (CEEB3), por possuir a Neoenergia por acionista majoritária, desenvolve diversas ações no âmbito social e ambiental. Ações voltadas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como pesquisa para melhorar a eficiência energética, além de ações de preservação do meio ambiente por meio da Política Contra as Mudanças Climáticas.

Evolução da COELBA (CEEB3) na Bolsa de Valores

As ações da CEEB3 experimentaram uma crescente por volta de 2019 e vêm sustentando tal alta ao longo do tempo.

Setor e concorrentes da COELBA (CEEB3)

O setor que a Coelba se encontra é configurado como sendo essencial. Dessa forma, a companhia tem a seu favor a previsibilidade na receita por se tratar de um setor perene. Além disso, a companhia possui outras concorrentes listadas na B3, como por exemplo: Taesa (TAEE11), Cteep (TRPL4), Engie (EGIE3), dentre outras.

Como analisar a COELBA (CEEB3)

Receitas

A receita da COELBA é oriunda principalmente do fornecimento de energia elétrica e da disponibilização da rede elétrica.

Custos

Os custos mais relevantes estão relacionados à compra de energia elétrica, além dos custos relacionados à construção e manutenção da rede de transmissão.

Ativos

Em relação ao balanço patrimonial, a Coelba possui um volume maior de realizável a longo prazo quando comparado às demais contas do ativo não circulante, seguido do ativo intangível.

Passivos

Em relação ao passivo da Coelba, a composição é liderada pelos empréstimos e financiamentos, que é uma característica do setor de energia um maior nível de endividamento dada a previsibilidade da receita. Além de outras contas a pagar.

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.