Companhia Celg de Participações (GPAR3)

Companhia Celg de Participações (GPAR3)

GPAR3

Companhia Celg de Participações (GPAR3)

A Companhia Celg de Participações – Celgpar (GPAR3) foi criada em 2006, pelo Governo do Estado de Goiás, tendo como objeto social principal a participação em outras sociedades, controlando desde o momento de sua instituição a então Companhia Energética de Goiás – (Celg), constituída em 1956.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Celgpar (GPAR3), elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Celgpar (GPAR3);
  2. Governança corporativa da Celgpar (GPAR3);
  3. Gráfico das ações GPAR3 na bolsa de valores;
  4. Como analisar a Celgpar

O que faz a Celgpar (GPAR3)

A Celg, que detinha o controle de uma subsidiária integral, a Celg Geração e Transmissão, foi constituída a partir da segregação dos ativos de geração e transmissão de energia elétrica da Celg.

Em 2007, a Celg foi convertida em subsidiária integral da Celgpar e teve alterada sua denominação social, passando a ser chamada de Celg Distribuição. No mesmo ano, ocorreu a redução do capital social da Celg D e consequente transferência do controle acionário da Celg GT para o domínio da Celgpar.

Isso permitiu que a Celg pudesse se adequar às novas regras estabelecidas pelo Governo Federal, que ditava a obrigatoriedade de segregação da atividade de distribuição de energia elétrica das demais atividades exercidas pela empresa, que também englobava a geração e transmissão de energia elétrica.

A Celgpar é uma sociedade de economia mista, cujos acionistas são o Estado de Goiás, que possui 99,70% do capital, além de outros pequenos acionistas, como a Eletrobrás, municípios e investidores privados.

No negócio de geração e transmissão de energia, a subsidiária Celg GT possui 3 pequenas hidroelétricas. 

Governança corporativa da Celgpar (GPAR3)

Gráfico das ações GPAR3 na bolsa de valores

Gráfico das ações na bolsa

Como analisar a Celgpar

Receitas e Despesas

Ativos e Passivos

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

A sua escola como investidor

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.