Banco do Nordeste (BNBR3)

Banco do Nordeste (BNBR3)

BNBR3

Banco do Nordeste (BNBR3)

A Banco do Nordeste (BNBR3) é um banco de desenvolvimento, o qual possui autorização pelo Banco Central para atuar como banco múltiplo.

O Banco atua na região Nordeste do país, além da região norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Além de atuar com o crédito em segmentos e empresas específicas, o banco atua na gestão de ativos, mercado de capitais e serviços bancários, no geral.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o Banco do Nordeste (BNBR3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Banco do Nordeste (BNBR3);
  2. O que faz a Banco do Nordeste (BNBR3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações BNBR3 na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.

História da Banco do Nordeste (BNBR3)

Sua origem remonta a 1952, quando o banco foi criado a partir da Lei Federal nº 1.649. Como um banco de desenvolvimento, uma de suas principais funções é a de incentivar a inovação e desenvolvimento da região, através do financiamento e acesso a crédito, em geral, de empresas, a um custo competitivo.

Atualmente, o banco é uma instituição financeira de desenvolvimento, porém, com autorização do Banco Central para atuar como banco múltiplo, organizada sob a forma de sociedade mista de capital aberto, a qual possui cerca de 90% sob controle do Governo Federal, com sede na cidade de Fortaleza, Ceará.

Além dos recursos federais, o banco possui a capacidade de se financiar através do mercado interno e externo, por meio de parcerias com instituições nacionais e internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além disso, é de competência do banco administrar o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), agente operador, financeiro e administrativo da carteira de títulos do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), agente de crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e como operador do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE).

O que faz a Banco do Nordeste (BNBR3)

Em 2020, o banco atuava através de uma rede de 292 agências, espalhadas por 1.990 municípios na região do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Esse volume de agências representa cerca de 8,6% da rede bancária presente na região e 62,6% de participação no volume de financiamento de longo prazo. Além disso, cerca de mais da metade (55,7%) desse volume financiado é destinado ao crédito rural.

Dentre as principais operações feitas pelo banco, estão:

  • Operações de crédito: Para empresas de todos os portes dos setores da indústria (aquisição de máquinas, equipamentos e matérias primas, em geral), infraestrutura (para governos estaduais, municipais e federais), comércio (empresas de varejo, atacado e serviços) e rural (agronegócio);
  • Gestão de portfólio e análise de crédito para fundos e programas governamentais;
    Serviços bancários: Oferta de contas poupança, depósitos a vista e a prazo, custódia de títulos, operações de câmbio, transferências, servicos de cobranca, cartões de crédito, etc;
  • Operações no Mercado de Capitais: Estruturação e distribuição de títulos e valores mobiliários; e
  • Gestão de ativos.

Para desempenhar tais atividades, o banco possui diversos programas governamentais, tais como: FNE; o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado (PMPO); o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e o Programa de Crédito Fundiário (PNCF Social).

A principal fonte de financiamento do banco é o Governo Federal, através do FNE. Assim como outras entidades públicas, o banco possui o Plano Plurianual (PPA) – um instrumento de planejamento da administração pública federal – o qual possui o objetivo de alocar recursos federais aos mais diversos programas do Banco.

Dentre os programas com maior fonte de recursos para 2020 e 2021, estão: Agropecuária Sustentável (concessão de crédito aos produtos rurais); Inclusão Social e Produtiva de Pessoas de Baixa Renda; Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano a comércios, serviços e indústrias a micro, pequenas empresas e empreendedores individuais, totalizando cerca de R$ 40 bilhões.

Além disso, o processo de distribuição desses produtos é feito através de agências físicas, canais digitais, mobile banking e caixas eletrônicos.

Governança Corporativa

Dentre seus maiores acionistas, estão: Governo Federal (55,45%); Banco do Brasil Gestão de Recursos – DTVM (42,16%); e Caixa Econômica Federal.

Diretoria e Conselho de Administração

Gráfico das Ações BNBR3 na Bolsa de Valores

Preço das Ações BNBR3

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

No ano de 2020, o Banco contou com uma receita total de 6.209 milhões e uma margem financeira de 3.363 milhões. Esses resultados contam tanto com a parte da Carteira Própria do Banco quanto do FNE.

Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas

Ativos e Passivos

Balanço Patrimonial – Ativos

Balanço Patrimonial – Passivos

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Contador (UFRJ) | Analista de conteúdo do TC School

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

E-BOOK

Tudo o que você precisa saber sobre IPOs

Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.