
A Banco do Nordeste (BNBR3) é um banco de desenvolvimento, o qual possui autorização pelo Banco Central para atuar como banco múltiplo.
O Banco atua na região Nordeste do país, além da região norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Além de atuar com o crédito em segmentos e empresas específicas, o banco atua na gestão de ativos, mercado de capitais e serviços bancários, no geral.
Neste texto, buscaremos compreender melhor o Banco do Nordeste (BNBR3), elencando os seguintes pontos:
- História da Banco do Nordeste (BNBR3);
- O que faz a Banco do Nordeste (BNBR3);
- Governança Corporativa;
- Gráfico das Ações BNBR3 na Bolsa de Valores; e
- Como analisar a empresa.
História da Banco do Nordeste (BNBR3)
Sua origem remonta a 1952, quando o banco foi criado a partir da Lei Federal nº 1.649. Como um banco de desenvolvimento, uma de suas principais funções é a de incentivar a inovação e desenvolvimento da região, através do financiamento e acesso a crédito, em geral, de empresas, a um custo competitivo.
Atualmente, o banco é uma instituição financeira de desenvolvimento, porém, com autorização do Banco Central para atuar como banco múltiplo, organizada sob a forma de sociedade mista de capital aberto, a qual possui cerca de 90% sob controle do Governo Federal, com sede na cidade de Fortaleza, Ceará.
Além dos recursos federais, o banco possui a capacidade de se financiar através do mercado interno e externo, por meio de parcerias com instituições nacionais e internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além disso, é de competência do banco administrar o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), agente operador, financeiro e administrativo da carteira de títulos do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), agente de crédito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e como operador do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE).
O que faz a Banco do Nordeste (BNBR3)
Em 2020, o banco atuava através de uma rede de 292 agências, espalhadas por 1.990 municípios na região do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Esse volume de agências representa cerca de 8,6% da rede bancária presente na região e 62,6% de participação no volume de financiamento de longo prazo. Além disso, cerca de mais da metade (55,7%) desse volume financiado é destinado ao crédito rural.
Dentre as principais operações feitas pelo banco, estão:
- Operações de crédito: Para empresas de todos os portes dos setores da indústria (aquisição de máquinas, equipamentos e matérias primas, em geral), infraestrutura (para governos estaduais, municipais e federais), comércio (empresas de varejo, atacado e serviços) e rural (agronegócio);
- Gestão de portfólio e análise de crédito para fundos e programas governamentais;
Serviços bancários: Oferta de contas poupança, depósitos a vista e a prazo, custódia de títulos, operações de câmbio, transferências, servicos de cobranca, cartões de crédito, etc; - Operações no Mercado de Capitais: Estruturação e distribuição de títulos e valores mobiliários; e
- Gestão de ativos.
Para desempenhar tais atividades, o banco possui diversos programas governamentais, tais como: FNE; o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado (PMPO); o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e o Programa de Crédito Fundiário (PNCF Social).
A principal fonte de financiamento do banco é o Governo Federal, através do FNE. Assim como outras entidades públicas, o banco possui o Plano Plurianual (PPA) – um instrumento de planejamento da administração pública federal – o qual possui o objetivo de alocar recursos federais aos mais diversos programas do Banco.
Dentre os programas com maior fonte de recursos para 2020 e 2021, estão: Agropecuária Sustentável (concessão de crédito aos produtos rurais); Inclusão Social e Produtiva de Pessoas de Baixa Renda; Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano a comércios, serviços e indústrias a micro, pequenas empresas e empreendedores individuais, totalizando cerca de R$ 40 bilhões.
Além disso, o processo de distribuição desses produtos é feito através de agências físicas, canais digitais, mobile banking e caixas eletrônicos.
Governança Corporativa
Dentre seus maiores acionistas, estão: Governo Federal (55,45%); Banco do Brasil Gestão de Recursos – DTVM (42,16%); e Caixa Econômica Federal.
Diretoria e Conselho de Administração
Gráfico das Ações BNBR3 na Bolsa de Valores
Preço das Ações BNBR3
Como analisar a empresa
Receitas e Despesas
No ano de 2020, o Banco contou com uma receita total de 6.209 milhões e uma margem financeira de 3.363 milhões. Esses resultados contam tanto com a parte da Carteira Própria do Banco quanto do FNE.
Demonstração de Resultados – Receitas e Despesas
Ativos e Passivos
Balanço Patrimonial – Ativos
Balanço Patrimonial – Passivos
Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

E-BOOK
Tudo o que você precisa saber sobre IPOs
Neste e-book — "Tudo o que você precisa saber sobre IPOs", trazemos todas as informações que você precisa saber para entender sobre a abertura de capital de uma empresa no mercado financeiro.
Empresas relacionadas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.