Como descobrir o seu perfil de investidor

Como descobrir o seu perfil de investidor

Como descobrir o seu perfil de investidor

Todo investidor, uma hora ou outra, vai se deparar com o seguinte questionamento: “qual o meu perfil de investidor?“. Por isso, entender a importância dessa questão e adequar seus investimentos ao seu perfil seja, talvez, uma das decisões mais acertadas que qualquer investidor pode tomar.

Contudo, para responder essa pergunta, é necessário entender algumas questões que englobam esse assunto. Vamos por tópicos:

  • O que é perfil de investidor?
  • Quais são os principais perfis de investidor?
  • Suitability
  • Entender seu perfil de investidor é o começo, mas não o final

O que é perfil de investidor?

O mito de Narciso é uma das histórias mais famosas da mitologia grega. Segundo o mito contado pelo poeta romano Ovídio (43 a.C. — 18 d.C.) em sua obra Metamorfoses, Narciso passeava por um bosque quando encontrou uma fonte de água.

Egocêntrico como era, e impressionado pela clareza da água, Narciso decidiu olhar aquilo. Por não reconhecer seu perfil, Narciso não entendeu que o reflexo se tratava de sua própria imagem e acabou morrendo por desejar tanto aquela imagem e nunca conseguir alcançá-la.

É normal que toda pessoa que se depara com um novo mundo se sinta confusa e tenha receio do que fazer. Logo, com o investidor iniciante não poderia ser diferente.

Por onde começar? O que fazer? Quais ativos comprar? O que não devo fazer?“.

Antes de chegar a essas respostas, é primordial entender qual o seu perfil. E o perfil de investidor nada mais é do que uma série de informações identificadas, coletadas e interpretadas para compreender a situação e os objetivos do investidor.

Com base nisso, é possível ter um norte dos principais investimentos e do melhor caminho que cada um deve seguir em busca de soluções que facilitem a conquista de seus objetivos.

Existem diversas informações e aspectos que devem ser levados em consideração na hora de entender qual seu perfil de investidor. São eles:

  • Quais são seus objetivos
  • Idade e recursos financeiros disponíveis
  • Tolerância ao risco
  • Tempo de investimento
  • Desejos e necessidades

Quais são os principais perfis de investidor?

Nenhum ser humano é igual. No entanto, as pessoas costumam se atrair e se afastar com base em algumas características.

Os três principais perfis de investidor costumam englobar investidores com algumas informações em comum.

Perfil Conservador

O investidor com perfil conservador costuma ser alguém que tende a optar, acima de tudo, pela segurança na hora de investir. Ele está disposto a assumir os menores riscos possíveis, tendendo a preferir colocar a maior parte do seu dinheiro em Renda Fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA).

Às vezes, uma pequena parte do seu patrimônio em Renda Variável (Ações, FIIs, Moedas e ETFs).

Perfil Moderado

O equilíbrio entre os dois extremos, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, o investidor moderado ainda acredita muito em investimentos seguros. Contudo, busca retornos acima da média e, sendo assim, aceita assumir certos riscos, usando a estratégia de diversificar seus investimentos entre diferentes categorias de ativos.

É o perfil que sabe que existem investimentos mais rentáveis, que ainda preservam certa segurança, mas não está disposto a se arriscar ao ponto de entrar em investimentos de alto risco.

Perfil Arrojado

O arrojado é a pessoa que não tem medo de arriscar e é capaz de tolerar uma grande carga de risco em seus investimentos. O investidor arrojado tem uma grande gama de conhecimento e está disposto a correr altos riscos em busca de grandes ganhos com seus investimentos.

A pessoa que se enquadra nesse perfil possui o maior leque de opções na hora de escolher seus investimentos, podendo optar, além dos ativos de renda fixa, pelos fundos multimercados, criptoativos, investimentos no exterior, derivativos e nos investimentos diretos em ações.

Portanto, compreendendo os principais perfis de investidor, você certamente se encaixou em algum deles, ou pelo menos se aproximou mais de um.

Agora, é importante entender o que é suitability e melhorar ainda mais seu perfil de investidor.

Suitability

Algumas pessoas são naturalmente mais avessas ao risco, outras possuem grande tolerância e estão dispostas a irem mais longe em busca de um alto retorno.

Mas não acredite que as coisas são tão simples quanto se enquadrar em um perfil e seguir uma cartilha. Existem mais detalhes e complexidade em cada perfil ou em todo o processo do que a maioria das pessoas imaginam.

Suitability é o processo usado, principalmente por instituições financeiras, para identificar o perfil de investidor de seus clientes e direcioná-los com o objetivo de satisfazer seus objetivos. Essa ferramenta também é geralmente conhecida como avaliação de perfil do investidor (API).

O processo de suitability é muito importante para oferecer um direcionamento às instituições financeiras na hora de formular uma carteira de investimentos, enquadrando ela na realidade do investidor e respeitando os aspectos que devem ser levados em consideração na hora de fazer indicações.

Você, começando a investir, com grande receio de aplicar seu dinheiro, não pode se sentir inseguro. Para isso é importante que tanto o investidor, quanto o advisor, estejam alinhados para que todos saiam ganhando.

Entender seu perfil de investidor é o começo, mas não o final

Como vimos, é importante entender qual perfil de investidor se encaixa melhor para sua vida e, com isso, traçar um plano de investimentos para alcançar seus objetivos.

No entanto, não se prenda eternamente a um perfil. Isso mesmo, assim como seu perfil foi traçado com base em seu atual momento de vida, as coisa podem mudar.

Se hoje você é um investidor moderado, nada impede que daqui algum tempo, com as mudanças em sua vida e em seus objetivos, você se torne um investidor arrojado.

Definido o começo da sua trajetória — seu perfil de investidor — você pode ir avançando ao montar uma carteira que combine com seu perfil e aprendendo a gerenciá-la em busca de alcançar seus objetivos.

Para entender mais, assista ao vídeo no canal do Youtube do TC sobre gestão de carteiras.

Se você está começando, indicamos o curso básico sobre investimentos. Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Referências

CVM. Resolução CVM 30, de 11 de maio de 2021. Disponível em:
https://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/resolucoes/resol030.html

ANBIMA. RAIO X DO INVESTIDOR BRASILEIRO – 5ª EDIÇÃO – 2022 . Disponível em:
https://www.anbima.com.br/data/files/D2/53/F2/3D/A5AB0810B5890B086B2BA2A8/Relatorio_5_edicao_do_Raio_X_do_Investidor_Brasileiro.pdf

Carvalho, T. F. D., Maia, M. V., & Barbedo, C. H. D. S. (2012). O Efeito da Diversificação no Valor das Empresas Listadas em Bolsa no Brasil. Disponível em : https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100005

CAPITALNOW. Suitability e os Perfis de Investidor: Entenda como funciona (2019). Disponível em: https://capitalresearch.com.br/blog/suitability/

ANBIMA. Diretriz ANBIMA de Suitability (2018). Disponível em:
https://www.anbima.com.br/data/files/23/33/A2/80/F71D3610214DEA36A9A80AC2/Diretriz-de-Suitability-20180622.pdf

Graduando em Economia (UFPR) | Presidente da Liga de Investimentos e Finanças

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.