Investimento de curto prazo: como escolher o seu

Investimento de curto prazo: como escolher o seu

Investimento de curto prazo: como escolher o seu

Olá, investidor! Quando falamos sobre investimentos, logo pensamos em um processo demorado e que necessita de altos aportes. No entanto, o mercado financeiro está cada vez mais democrático e repleto de oportunidades para diferentes perfis de investidores e objetivos. Assim, o investimento de curto prazo deve sempre compor o portfólio dos clientes de modo a dar mais liquidez na carteira, além da segurança em proteger o patrimônio.

  • Para quem se destina o investimento de curto prazo
  • Tipos de investimento de curto prazo
  • Conclusão

Para quem se destina o investimento de curto prazo

Segundo a ANBIMA, um investimento de curto prazo deve considerar um prazo máximo de até 2 anos.

Tanto clientes mais conservadores como perfis moderados e agressivos podem ter posições de curto prazo na carteira de investimentos.

Para os conservadores, este investimento deve oferecer liquidez para sua reserva de emergência e deve estar em investimentos de fácil resgate.

Já para os mais moderados e agressivos, além da reserva de emergência, surge o conceito também de reserva de oportunidade, uma categoria que se resgata rápido para investir em outras classes de ativos.

Investidores que buscam o investimento de curto prazo desejam maior liquidez nos seus ativos, conscientes de que precisarão utilizar o valor e que o recurso precisa estar disponível de forma rápida e menos burocrática.

Tipos de investimento de curto prazo

Portanto, conhecendo o seu perfil de investidor, sua tolerância ao risco e ciente do objetivo do seu investimento, podemos começar a decidir sobre o melhor investimento de curto prazo para compor sua carteira.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é o investimento de curto prazo mais procurado. Além de possuir alta liquidez, é um título público emitido e garantido pelo Tesouro Nacional.

Sua rentabilidade é atrelada a taxa Selic, ficando ainda mais atraente no atual cenário de juros alto. No momento do resgate, incide imposto de renda pela alíquota regressiva, começando em 22,5% caindo até 15% de acordo com prazo.

Ademais, também terá incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) caso o valor seja resgatado antes de 30 dias, pela tabela regressiva do IOF.

LCI/LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são outros ativos bastante procurados.

O diferencial dessa classe estar na isenção do imposto de renda, além de possuir a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante um valor de até R$250 mil por CPF e por instituição em caso de falência da instituição financeira.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) pode ser contratado de diversas formas.

Ele pode ter sua rentabilidade atrelada ao CDI de forma pós fixada e liquidez diária, se tornando uma excelente opção de investimento de curto prazo.

Além disso, também é tributado pelo IOF e pelo Imposto de Renda na tabela regressiva. Por ser emitido por bancos, ainda conta com a garantia do FGC.

Fundos DI

Investimento com liquidez diária e atrelado ao CDI, os fundos referenciados DI são negociados em cotas e tributados pelo come cotas do imposto de renda. Isso porque não possuem um prazo de vencimento e ainda são tributados pelo IOF se o resgate ocorrer antes de 30 dias.

Devido a alta liquidez, são excelentes opções para reservas de emergência e de oportunidade.

Conclusão

Agora que já temos conhecimento das melhores opções de investimento de curto prazo, cabe ao investidor a tomada de decisão, respeitando seu perfil e objetivo.

Por fim, lembro sempre da importância de buscar uma alta liquidez, que por vezes é inversamente proporcional a rentabilidade, já que quanto mais líquido, menores as taxas praticadas no mercado.

Se você está começando, indicamos o curso básico sobre investimentos. Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Planner TC Matrix

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.