Quem é você? A importância de um planejamento financeiro personalizado

Quem é você? A importância de um planejamento financeiro personalizado

Quem é você? A importância de um planejamento financeiro personalizado

Quem é você? Quais seus traumas? Seus desejos? Quais suas possibilidades? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas antes e durante a elaboração de um planejamento financeiro. E são muito importantes. Elas vão traçar o perfil de cada pessoa para que os próximos passos a serem tomados sejam pensados de acordo com a realidade de cada um.

Essas perguntas começam a ser respondidas durante a entrevista inicial. É a primeira ação no planejamento financeiro. Vai ser nessa conversa que as duas partes envolvidas no processo irão criar uma relação de confiança, vai ser nesse momento que o planejador financeiro conseguirá entender melhor a situação do cliente para que possa elaborar o trajeto a ser seguido na busca do melhor estilo de vida possível dentro da realidade financeira e comportamental de cada pessoa.

Nesse texto você vai encontrar:

  • Psicológico e financeiro
  • Produto de prateleira
  • Planejamento Financeiro e estilo de vida

Psicológico e financeiro

É natural que, ao falar de planejamento financeiro, a primeira ideia que venha é que seja algo 100% voltado para o lado financeiro. Mas não é bem assim.

As finanças estão sim em foco, mas não são exclusivas. Em alguns casos até mais importante é entender o lado comportamental de cada pessoa. Por isso a entrevista inicial deve ser a base para se iniciar qualquer trabalho no âmbito do planejamento financeiro.

Nessa conversa, o planejador vai se aprofundar no conhecimento do cliente que começa ali um novo trabalho. O financeiro é fundamental. Não vamos tirar aqui a importância da renda, do quanto se ganha (principalmente) e do quanto se gasta. Esse é o lado quantitativo da entrevista.

O lado qualitativo

Mas no planejamento financeiro há também o lado qualitativo. E aí só com muita conversa e cuidado na condução do bate-papo. O que será avaliado é o histórico daquela pessoa na relação com o dinheiro, na elaboração do estilo de vida, nos costumes, traumas e desejos.

Nossos hábitos financeiros são muitas vezes carregados e reproduzidos daquilo que vemos na infância. Sabe aquelas discussões dos pais por causa do dinheiro? A maneira como o pai ou a mãe respondia quando você pedia algum valor? A forma como eles conversavam (ou não) sobre as finanças dentro de casa?

Tudo isso tem um impacto importante no decorrer de nossas vidas. E vai influenciar bastante na forma como cada um de nós vai lidar com o dinheiro na fase adulta. Momentos de aperto financeiro podem fazer com que você se prive de gastar o dinheiro que tem na vida adulta.

Épocas de privação podem criar a necessidade de gastos exagerados para suprir aquela ausência. A falta de conversa sobre o dinheiro tem grande chance de criar dificuldades para a vida financeira na fase adulta.

Esses são alguns dos cenários que podem e devem ser avaliados na conversa inicial. É a partir do entendimento dessas e muitas outras situações que o planejador financeiro vai entender o cenário e poderá traçar as estratégias que serão adotadas para a realização dos objetivos e necessidades de cada pessoal

Produto de prateleira

Planejamento financeiro não é igual para todas as pessoas!

Com essa preocupação que é necessária para a realidade de cada pessoa, você já deve ter percebido que o planejamento financeiro não é algo que pode ser entregue como um produto replicável e distribuído como padrão para todas as pessoas. Definitivamente não é um produto de prateleira.

Entretanto, existem algumas práticas que podem ajudar a ter uma melhor relação com o dinheiro. Essas, sim, podem ser utilizada por diversas pessoas. Mas, ainda assim, precisam ser adaptadas a cada realidade, a cada situação. Não é todo mundo que se dá bem com planilhas ou aplicativos de gestão financeira, por exemplo. Até mesmo as ferramentas precisam ser adaptadas a cada realidade.

A conversa inicial do planejamento financeiro vai permitir que cada pessoa receba uma entrega que seja compatível e conectada à sua realidade. Isso vai facilitar a elaboração do trabalho e permitirá um engajamento maior, o que vai produzir um resultado melhor no longo prazo.

Planejamento Financeiro e estilo de vida

Todo o entendimento da entrevista inicial, as descobertas, a avaliação de cada realidade e a elaboração de um planejamento financeiro personalizado têm um único objetivo: montar um planejamento financeiro que permita viver o melhor estilo de vida possível dentro das condições de cada pessoa.

O foco é esse!

O planejamento financeiro não se trata de limitar todo e qualquer tipo de gasto, de pensar somente em rentabilizar o patrimônio ou algo do tipo. A ideia é entender a realidade e chegar até aquele estilo de vida onde cada pessoa se sinta confortável. Aqui, como em todo o processo do planejamento financeiro, não há julgamento.

O trabalho no planejamento financeiro vai buscar atingir e manter aquele estilo de vida desejado durante todo o processo. A intenção é que as pessoas consigam usufruir da renda que ganham sem deixar de manter um planejamento para o futuro. Em resumo é permitir atingir o estilo de vida e propagá-lo durante toda a vida sem maiores sustos.

E aqui, mais uma vez, é importante que a entrevista inicial seja muito bem feita. Vai ser nela que o planejador financeiro vai começar a entender onde cada cliente está e para onde ele deseja ir. E traçar um caminho que não seja apenas de uma passagem curta pelo destino, mas que permita uma estadia tranquila e sem maiores sobressaltos.

Tudo passa por esse momento inicial, que pode não gerar resultados imediatos, mas que será de fundamental importância para todo o processo do planejamento financeiro.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

Além disso, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Jornalista e planejador financeiro

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.