Consultor de investimentos: o que faz e como se tornar um

Consultor de investimentos: o que faz e como se tornar um

lincoln-silva-2

10 MAR

8 MIN

Consultor de investimentos: o que faz e como se tornar um

Investir não é uma tarefa simples. Por isso, é fundamental contar com o auxílio de um profissional capacitado e experiente, como um consultor de investimentos.

Imagine, por exemplo, que você deseja perder peso ou ganhar massa muscular. Além da prática de exercícios físicos, você deverá contar com a ajuda de um profissional da área de nutrição para atingir seus objetivos de forma mais eficiente.

Com os investimentos funciona da mesma forma. Você até pode (e deve) estudar para aplicar seus recursos, mas contar com a ajuda de um consultor faz toda a diferença no processo.

Assim, no artigo de hoje vamos entender o que faz um consultor de investimentos e como você pode se tornar um, caso seja do seu interesse.

  • O papel do consultor de investimentos
  • Consultor de Investimentos x Assessor de Investimentos
  • Por que contratar um consultor?
  • Como se tornar um consultor de investimentos?
  • Planners do TC: o dia a dia de um consultor

O papel do consultor de investimentos

O consultor de investimentos, ou consultor de valores mobiliários, é o profissional que auxilia e aconselha pessoas que têm o interesse em investir no mercado de capitais. Esse profissional possui competências técnicas para conseguir auxiliar o investidor na procura por produtos financeiros que vão atender seus objetivos.

Os serviços prestados pelo consultor de investimentos são regulados pela CVM e só podem exercer essa atividade as pessoas naturais ou jurídicas que estejam credenciadas no órgão regulador.

Segundo a CVM, o serviço do consultor de investimentos aborda três atividades específicas:

  • Orientação;
  • Recomendação;
  • Aconselhamento.

O serviço deve ser prestado ainda de forma profissional, independente e individualizada, sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja a adoção e implementação seja feita exclusivamente pelo cliente.

Vale ressaltar que a CVM não considera os profissionais de planejamento financeiro, sucessório e previdência privada ou administração de finanças em geral como atividade de consultoria de investimentos. Ou seja, esses profissionais não podem envolver orientação, recomendação ou aconselhamento sobre valores mobiliários se não forem devidamente registrados.

Consultor de Investimentos x Assessor de Investimentos

É comum que as pessoas confundam o papel do consultor de investimentos com o do assessor, como se ambos exercessem a mesma atividade. Contudo, existe um conflito entre os serviços prestados.

O assessor de investimentos pode prestar informações ao cliente a respeito dos produtos financeiros que ele distribui. Porém, esse serviço não pode ser confundido como uma consultoria ou recomendação de compra.

Já o consultor de investimentos não pode atuar na distribuição dos produtos que ele recomenda aos seus clientes, muito menos receber qualquer tipo de vantagem de alguma distribuidora de títulos mobiliários.

O consultor de investimentos tem o dever de orientar o seu cliente para o melhor caminho de acordo com o perfil e os objetivos do cliente, sem garantir qualquer rentabilidade futura ou isenção de riscos. Este profissional deverá agir com transparência, boa fé e uma linguagem clara, conforme determina a CVM.

Confira abaixo uma tabela que ilustra as principais diferenças entre o assessor de investimentos e o consultor de investimentos:

O que o consultor de investimentos deve ou não deve fazer?

Fonte: BR Consulting

Por que contratar um consultor?

Como eu disse no começo do texto, investir no mercado de capitais é uma tarefa complexa. São diversos conceitos que confundem a cabeça de muita gente. Por isso, começar a investir o seu dinheiro suado sem o devido preparo pode te levar à derrocada.

Além do conhecimento técnico, é imprescindível acompanhar as notícias do mercado e da política para entender seus impactos na economia. A leitura correta dos acontecimentos dos fatos pode fazer o investidor ganhar muito dinheiro, e o mesmo vale para o contrário.

Outro ponto chave, subestimado por muita gente, é o aspecto comportamental. É extremamente importante que o investidor conheça o seu perfil de risco e tenha clareza dos seus objetivos. Tomar qualquer decisão de investimento baseado na emoção pode ser fatal.

Dessa forma, o consultor de investimentos se faz indispensável. Ele é o melhor profissional para avaliar o seu perfil de risco. É também quem possui o conhecimento técnico necessário para te explicar noções básicas e te auxiliar nas tomadas de decisões, além da experiência de mercado para analisar seus objetivos de curto, médio e longo prazo e te aconselhar da melhor forma possível.

Como se tornar um consultor de investimentos?

É possível que o seu interesse seja o de se tornar um consultor de investimentos. Dessa forma, vamos entender a seguir o que você deve fazer para chegar lá.

Para se tornar um consultor de valores mobiliários, é necessário cumprir alguns requisitos, conforme a resolução da CVM.

  • Ser graduado em curso superior ou curso equivalente;
  • Ser aprovado em exame de certificação;
  • Possuir reputação ilibada;
  • Não estar suspenso para o exercício de cargos em instituições financeiras;
  • Não ter sido condenado por crimes financeiros e outros;
  • Comprovar aptidão para o exercício da atividade por meio do preenchimento de um formulário;
  • Não estar impedido de administrar seus bens ou dispor deles.

A Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN) possui um prazo de 45 dias úteis para analisar o pedido acompanhado de todos os documentos exigidos.

Certificação

Entre as exigências da CVM, está a aprovação em um exame de certificação. Esse exame precisa ter sua metodologia e conteúdo aprovados previamente pelo órgão ou por alguma entidade equivalente no país de domicílio.

No Brasil, os exames para obter o credenciamento por certificação são:

  1. Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA – CEA organizado pela
    Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais;
  2. CFP (Certified Financial Planner);
  3. CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento da Apimec);
  4. Level III do CFA (Chartered Financial Analyst);
  5. Exames 1 e 2 do Final Level do programa de certificação internacional organizado
    por membros da Aciia (Association of Certified International Investment Analysts);
  6. Módulos I e II do programa de Certificação de Gestores da ANBIMA – CGA
    organizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e
    de Capitais.

Planners do TC: o dia a dia de um consultor

Aqui no TC, os clientes Premium têm acesso ao serviço exclusivo de consultoria com os nossos planners.

O Erwin Andrade, por exemplo, é um dos nossos consultores mais experientes. Ele possui a certificação CFP®, representada com exclusividade no Brasil pela PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) e é Especialista em Investimentos pela Anbima. Para Erwin, “a consultoria de valores mobiliários envolve um grande nível de responsabilidade e comprometimento profissional”.

Sua rotina é repleta de reuniões e elaboração de relatórios com recomendações.

Diariamente, acompanho o mercado nacional e os principais mercados globais e tenho diversas reuniões com clientes e agentes de mercado. Além disso, minha rotina envolve a confecção de artigos, relatórios e recomendações personalizadas para os meus clientes e participação em eventos como congressos e entrevistas, por exemplo.

Não é muito diferente da rotina da Laudinex Sousa, planner do TC, que também possui a certificação CFP®, representada com exclusividade no Brasil pela PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), além de ser Especialista em Investimentos pela Anbima. Ela ressalta a rotina agitada de um consultor de investimentos.

O dia a dia de um consultor de investimentos é bastante corrido. Começa no dia anterior com a organização da agenda, verificação de horários das consultorias, e identificação dos clientes e suas carteiras que serão atendidos. Logo pela manhã, me atualizo do mercado com as principais informações, me mantenho sempre antenada nos principais indicadores durante o dia, para me antecipar e transmitir os cenários para os clientes e deixá-los preparados com os possíveis ajustes em suas posições. O dia só acaba quando respondemos todas as demandas, enviamos os relatórios e acompanhamos o fechamento do mercado.

Desafios de um consultor

Pela rotina narrada por ambos, é de se imaginar que os desafios de um consultor não são poucos. Laudinex destaca o conhecimento técnico e a atualização constante, enquanto Erwin ressalta o aspecto comportamental.

Os maiores desafios de um consultor estão relacionados a sua preparação técnica e atendimento aos clientes. Acompanhar e entender as variáveis do mercado nos cenários de curto, médio e longo prazo, e levar todo esse conteúdo de forma personalizada para cada cliente. Nossa qualidade técnica e evolução está sempre sendo testada, estamos em constante aprendizado. Além disso, precisamos ainda desenvolver um emocional forte, pois lidamos com as expectativas e sonhos dos clientes, traduzimos suas ideias em valores monetários.” – Laudinex Sousa, planner do TC.

Um ponto importantíssimo é possuir um bom conhecimento de finanças comportamentais como um todo, de modo a reconhecer seus próprios vieses e os vieses dos clientes com vistas a mitigar o impacto emocional nas suas próprias recomendações. Além de alertar os clientes para os efeitos dos vieses que impactam a tomada de decisão.” – Erwin Andrade, planner do TC.

Competências necessárias para se tornar um consultor

Agora, se você deseja se tornar um consultor, é importante que você saiba as competências necessárias para se tornar um excelente profissional.

Do ponto de vista mais analítico, a consultoria de investimentos exige um conhecimento avançado dos diversos produtos financeiros disponíveis na indústria. Estudar bastante e possuir um vasto repertório técnico é fundamental, mas o consultor deve sempre estar aberto a conhecer novas teses e se atualizar de forma constante. Além disso, é importante que o consultor também tenha uma elevada capacidade de relacionamento, dado que, em minha visão, essa é uma atividade que deve privilegiar pessoas antes de números. Compreender o estágio de vida atual, os anseios, as dificuldades, as experiências e os sonhos dos indivíduos é fundamental para que possamos direcionar os investidores pelos caminhos que sejam mais adequados aos seus projetos pessoais e familiares.” – Erwin Andrade, planner do TC.

O consultor de investimentos precisa ser íntegro e não esconder nenhum risco ou qualquer consequência que o cliente possa ter. Precisa ter uma excelente habilidade de se comunicar e traduzir o que acontece no mercado de forma que todos compreendam. Também precisamos ser resilientes e transmitir isso para o cliente. Trabalhamos com um mercado muito sensível, facilmente atingido por N variáveis, então, temos que entender o fundamento por trás de cada investimento e estarmos tranquilos para recomendar a manutenção ou troca de cada ativo. Considero a empatia como uma competência fundamental também, pois elaboramos um planejamento junto ao cliente, tornamos o desejo dele o nosso objeto de trabalho, e dividimos a responsabilidade com o seu projeto de vida.” – Laudinex Sousa, planner do TC.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil. Se você está começando, indicamos o curso básico sobre investimentos.

A gente também está no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Contador (UFRJ) | Pós-graduando em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.