Mulheres investidoras: as 5 maiores do Brasil

Mulheres investidoras: as 5 maiores do Brasil

luana-barbara

08 MAR

13 MIN

Mulheres investidoras: as 5 maiores do Brasil

Quais são as cinco maiores mulheres investidoras do Brasil? Cinco é um número pequeno se comparado a quantas mulheres investem nos dias de hoje, mas, quando comparado ao caminho trilhado para que conseguissem isso, o número cinco é compreensível.

“Só podia ser mulher!”

Quantas vezes você já ouviu essa frase? Ou melhor, quantas vezes você falou essa frase? Essas palavras já foram e ainda são usadas para difamar e diminuir o potencial das mulheres. Algo deu errado? Só podia ser mulher. Em várias questões, áreas e situações, estereótipos foram impostos por anos de opressão e desigualdade, mas aos poucos as coisas estão mudando.

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e na bolsa de valores não é diferente. Contudo, o começo para as mulheres no mercado financeiro foi muito difícil. As mulheres não eram consideradas capazes de gerir seu patrimônio e não podiam sequer ter uma conta em banco. Mas, em uma época onde a mulher não podia nem votar, Eufrásia Teixeira tornou-se financeiramente independente, pelo seu próprio mérito e espírito empreendedor. A seguir, vamos conhecer um pouco mais dessa mulher que tornou-se a primeira mulher investidora.

Em 2021, o número de mulheres investidoras na bolsa superou a marca de 1 milhão e em 2022, esse número continua a crescer. Por isso, para comemorar o Dia Internacional da Mulher com grande estilo, apresentamos a vocês:

  • A Origem do Dia Internacional da Mulher
  • As 5 maiores mulheres investidoras do Brasil
  • Bônus: as mulheres ao redor do mundo
  • Como é ser investidora, enquanto mulher?
  • “Só podia ser mulher!”

A origem do Dia Internacional da Mulher

Apesar de muitas pessoas ligarem a criação do Dia Internacional da Mulher a um ou dois eventos específicos, muito aconteceu antes que essa data fosse reconhecida.

  • 1908 – Protestos e manifestações em Nova York, pela igualdade econômica e política no país.
  • 1910 – II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi aprovada uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher por 17 países.
  • 1911 – Incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist Company, cerca de 125 mulheres morreram queimadas, em sua maioria judias.
  • 1914 – Mais protestos em todo o mundo, com a Primeira Guerra Mundial.
  • 1917 – Consagração da data após “Pão e paz”, manifestação de 90 mil operárias contra o Czar Nicolau II, más condições de trabalho e problemas relacionados à guerra.
  • 1945 – Organização das Nações Unidas (ONU) assina o primeiro acordo internacional de princípios de igualdade entre homens e mulheres.
  • 1975 – Comemoração oficial do Ano Internacional da Mulher.
  • 1977 – “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Muitos protestos e greves foram feitos contra as longas jornadas de trabalho, péssimas condições e salários inferiores, desde o final do século 19 e início do século 20, antes que o dia 08 de março fosse reconhecido como o Dia Internacional da Mulher.

Esse dia representa a luta das mulheres pelos seus direitos, em prol da igualdade política e econômica. Nenhum desses protestos e lutas foram em vão, as mulheres conquistaram e ainda estão conquistando seu espaço no mundo.

As 5 maiores mulheres investidoras do Brasil

Apesar do número de mulheres investidoras na bolsa estar aumentando gradativamente, ainda é muito inferior ao número dos homens que dominam esse meio.

Mesmo assim, o crescimento de mulheres investidoras tem o poder de nos mostrar algo: as coisas estão de fato mudando. As mulheres estão se encontrando cada vez mais não apenas no mercado de capitais, mas na posição de pessoas que podem e devem ser agentes de transformação no mundo do qual fazem parte.

Pensando nisso e em todos aqueles que querem fazer diferença onde quer que estejam e dar um passo adiante na independência financeira, trouxemos até você as 5 maiores mulheres investidoras do Brasil!

Antes de começar, é importante que você saiba que reduzir o número das mais fantásticas mulheres investidoras do Brasil a cinco foi extremamente difícil. Além disso, as mulheres investidoras escolhidas se destacaram não apenas por seu desempenho nos investimentos, mas também pelo que fizeram e conquistaram com eles.

No entanto, essas são apenas algumas das grandes fontes de inspiração que temos no nosso país.

A primeira mulher investidora na bolsa brasileira

Você já ouviu falar no nome Eufrásia Teixeira Leite?

Pode parecer loucura, mas pouquíssimas pessoas têm conhecimento sobre a primeira das mulheres investidoras a investir na bolsa de valores do Brasil. Além disso, ela também foi uma das primeiras mulheres investidoras na bolsa de Paris, onde viveu com sua irmã, por volta de 1872.

Eufrásia tinha grande perspicácia na gestão de seus investimentos, tanto que levaram 22 anos para concluir o inventário de sua fortuna, pois possuía ações, títulos de dívida e aplicações em vários segmentos e países.

No fim das contas, Eufrásia, doou toda a sua fortuna para manter diversas instituições de cunho social, educacional e de assistência ativas.

A Casa de Hera, onde cresceu com sua família, é hoje um museu e patrimônio histórico da cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. Veja a resenha do livro “Quero ser Eufrásia”, de Mariana Ribeiro, no TC School.

Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!

Nathalia de Oliveira Rosa Arcuri nasceu em 8 de fevereiro de 1985, na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela FMU, foi na universidade que entrou no mundo dos investimentos, apesar de pensar em economizar ainda na infância. Nathalia estudou educação financeira no Instituto DSOP, é especialista em planejamento financeiro pelo Insper e vencedora do Prêmio IBCPF (Planejar).

O primeiro Blog Me Poupe foi lançado em 2013, mas foi em 2015 que Nathalia deu início ao seu canal do YouTube, hoje o maior canal de finanças no YouTube no mundo inteiro, contando com mais de 5 milhões de inscritos.

Nathalia já é autora de dois livros: “Guia Prático Me Poupe! – 33 dias para mudar sua vida financeira”, lançado em 2018 e “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, que teve mais de 500 mil cópias vendidas. Conheça mais da Nathalia nesse artigo do School.

Nathalia Rodrigues, ou Nath Finanças

Nathália Rodrigues – CEO e fundadora da Nath Finanças – nasceu em 1999, na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e se formou pela Universidade Estácio de Sá, em Administração de Empresas.

A fluminense de 22 anos já é uma das orientadoras financeiras mais influentes do país, mesmo que tenha começado a investir em renda variável apenas no início de 2020. Talvez você conheça Nathália por Nath Finanças, seu nome nas redes sociais, onde ensina “finanças reais para pessoas reais”.

Conheça um pouco mais sobre a Nath nesse artigo do School.

Camila Farani

Camila Farani, sócia fundadora e presidente da G2 Capital Partners, nasceu em 6 de maio de 1981 em Vila Izabel, no Rio de Janeiro, e se formou em Direito pela Universidade Cândido Mendes. No entanto, depois de perceber que era apaixonada por empreendedorismo, ingressou no mestrado de Administração em Empresas pela PUC – RJ.

Camila também fez especialização em empreendedorismo na Babson College e inovação de startups na Universidade de Stanford. Talvez você conheça Camila do programa de TV Shark Tank Brasil, um reality sobre empreendedorismo, do qual participa como investidora. Farani também é a maior investidora anjo em startups do Brasil – com investimentos em ao menos 40 startups, além de ser colunista e palestrante com foco no empreendedorismo e liderança feminina.

Conheça um pouco mais sobre a Camila nesse artigo do School.

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues – empreendedora, empresária e presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza – nasceu em 9 de outubro de 1951, na cidade de Franca, no interior de SP.

Ainda criança observou a tia, também chamada Luiza, comprar e cuidar de uma loja de presentes que mais tarde se chamaria Magazine Luiza. Já aos 12 anos começou a trabalhar na loja, onde construiu sua carreira e assumiu o comando em 1991. A Magalu já tinha filiais nessa época e hoje conta com mais de 1110 lojas físicas.

Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, possui um patrimônio estimado em 5,3 bilhões de dólares, sendo assim a mulher mais rica do Brasil. Conheça mais sobre Luiza Helena no artigo do School:

Bônus: as mulheres ao redor do mundo

Não pare por aqui, veja também grandes mulheres investidoras ao redor do mundo. Entre empresárias, economistas, financistas e corretoras, estão:

Geraldine Wess: cofundadora da Investment Quality Trends, a Grande Dama dos Dividendos.

Abby Joseph Cohen: economista e analista financeira em Wall Street. Continua atuando como diretora consultiva da Goldman Sachs, depois de se aposentar da liderança do seu Global Markets Institute.

Muriel Siebert: Foi uma corretora de Wall Street conhecida como a primeira mulher a se tornar membro da New York Stock Exchange (NYSE), a Bolsa de Valores de Nova York.

Linda Bradford Raschke: financista corretora de commodities e futuros e fundadora da LBR Asset Management.

Sallie Krawcheck: CEO e cofundadora da Ellevest, uma consultora financeira digital para mulheres lançada em 2016. É conhecida como a mulher mais poderosa em Wall Street.

Abigail Johnson: é presidente e CEO da Fidelity Investments e membro do conselho de administração da Associação dos Mercados Financeiros e do Mercado de Valores. É conhecida por ser a primeira mulher a fazer parte do Financial Services Fórum.

Como é ser investidora, enquanto mulher?

Para fechar nosso artigo nesse dia tão importante, convidamos algumas de nossas heroínas para falar sobre como elas se sentem sendo mulheres investidoras. Quais são os desafios que enfrentam? Como superam?

Sinto que o público me diminui por ser mulher e atingir a credibilidade nesse mercado é muito mais difícil. Sabe aquela frase: “Ah, é mulher, não sabe de mercado”, está muito presente na nossa sociedade. A gente ainda vive aquele tabu de que quem lida com dinheiro no casamento é o marido ou o “pai da casa”. E esse é o tabu que a gente vem para quebrar, nós mulheres investidoras. A gente quebra isso e traz um impacto para sociedade, isso acaba fazendo com que as pessoas que não estão acostumadas a ver isso, sempre tenham aquele pré-julgamento antes de aceitar, antes mesmo de se informar melhor sobre as informações que a gente tá passando. A gente ainda é uma minoria e quando falamos sobre dinheiro, é muito importante que a gente fale com outras mulheres para justamente se identificar. Não é só o que as pessoas pensam da gente, a gente também se sente mais insegura, porque crescemos com a opinião de que não sabemos lidar com dinheiro. Então, é muito importante que a gente compartilhe com outras mulheres e desenvolva esse pensamento de que sim, a gente é capaz, sim, a gente pode e deve lidar com o nosso dinheiro. Afinal, todo mundo tem que ser independente financeiramente, não depender do marido ou do pai. Não depender que eles lidem com o seu dinheiro.” – Bruna Bins, Estrategista de Mídias Sociais do TC.

Sinto no papel de compartilhar informações sobre investimentos para as mulheres, visto que a bolsa de valores é para todos! Infelizmente ainda temos uma porcentagem muito pequena de mulheres investidoras, porém estamos vendo isso mudar a cada mês que passa e meu papel é levar essa mensagem para todas as mulheres do Brasil, mostrando que é um espaço com oportunidades assim como outros tipos de investimentos. Não existe gênero para investir! Todas as mulheres deveriam começar hoje.” – Isabela Lima, Gerente Comercial B2B do TC.

Por mais que a ideia de “independência financeira”, “liberdade intelectual para fazer minhas próprias escolhas” fossem assuntos importantes e essenciais pra mim, por algum motivo era algo que não estava tão presente na minha vida a pouco tempo atrás. Alguns tabus permeiam o mundo dos investimentos e me considero encaixada em alguns deles. Idade, pouco capital e gênero. É muito complexo ser uma mulher de influência ou até mesmo ter uma mínima participação nessa comunidade de investidores ainda pequena no Brasil, ainda menor feminina, e eu diria que quase inexistente entre mulheres jovens com recursos limitados para investir. Mas o TC quebrou muitos paradigmas. Hoje sinto que posso ter acesso a informações da mesma forma que grandes investidores, tenho influências incríveis como a nossa maravilhosa economista-chefe, Fernanda Mansano. Isso é um baita incentivo. Então, se eu pudesse dar um conselho, seria começar o quanto antes e com o que você tem, não deixe nada intimida-la, pois juntas podemos ir longe.” – Victória Gimenes, Coordenadora de Pós-Produção.

Se analisarmos de forma atenta, o mercado financeiro é composto por um número bem maior de mulheres do que víamos anos atrás, mas ainda podemos identificar que não apenas dentro da bolsa de valores, mas também em alguns setores não possuem tantas mulheres. Eu nunca vi, mas sem dúvidas deve existir uma mulher pilotando uma mesa de derivativos, mas ela é bem grande sim e esse mercado é cruel. Não por ser composto em sua maior parte por homens, mas porque o trabalho é pesado mesmo. Posso ressaltar que tem muita gente boa nesse mercado, eu me sinto privilegiada em trabalhar ao lado de vários analistas dentro do TC que não apenas me tratam como igual, mas compartilham seu conhecimento e dia a dia comigo. E pegam minha essência para o dia a dia deles. Claro que ainda precisamos percorrer um longo caminho para falarmos de igualdade entre homens e mulheres investidoras dentro da bolsa. Mas eu acordo todo dia, visto a camisa e entro nessa “briga” por igual, sem me sentir inferior e faço acontecer. Sim, mulheres do outro lado, sei que não é fácil. Existe um caminho longo ainda para podermos falar de igualdade. Porém, todo dia é uma guerra ganha, mais vitórias e espaços conquistados. Como diz aquele ditado “o mundo é nosso!!!” e esse é só começo de uma imensidão de coisas que podemos fazer. E termino afirmando: te encontro dentro da bolsa de valores, pilotando uma mesa de derivativos ou nessa imensidão de oportunidades. Feliz dia das mulheres! MAS NÃO SE ESQUEÇA: TODOS OS DIAS SÃO NOSSOS.” – Jaqueline Benevides, Analista de Renda Fixa do TC.

Só podia ser mulher!

Que nesse dia possamos nos orgulhar dessa trajetória incrível que as mulheres estão percorrendo. Cheia de dores, sacrifícios e dificuldades, mas nunca de desistência. Que esse caminho possa mostrar o que tem de melhor dentro de cada um de nós.

Após apresentar essas mulheres investidoras incríveis, é preciso deixar algo muito claro: você também consegue. Todos os dias somos bombardeados por notícias de pessoas extraordinárias conquistando coisas extraordinárias. Às vezes, isso nos afasta da ideia de que podemos alcançar nossos objetivos e sermos o que e quem queremos ser.

A realidade é que todas essas pessoas partiram de algum ponto. Não podemos querer começar do topo, é preciso disciplina e determinação.

Então, estude e se aperfeiçoe, seja a melhor versão de si mesmo. Comece hoje, comece agora. O que o mundo não nos dá, conquistamos! Para que quando falarem sobre conquista, luta e vitória, possamos encher o peito para dizer “Só podia ser mulher!”

Baixe nosso app grátis! No TC, você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil. Se você está começando, indicamos o curso básico sobre investimentos.

Caso já tenha conhecimentos avançados, sugerimos nosso curso de Análise Fundamentalista.

A gente também está no InstagramYouTube e no TikTok. Acompanhe!

Analista Administrativa | TC Universitários | TC School

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.