Introdução ao controle de fluxo no Python

Para quem está acompanhando a nossa série de artigos sobre Python, hoje iniciaremos o assunto sobre controle de fluxo. É de suma importância estar inteirado sobre esse tema, sabendo que é fundamental em qualquer linguagem de programação.
Dessa forma, no texto abaixo, elencamos alguns pontos importantes sobre valores booleanos no Python a partir de uma introdução à aplicação do controle de fluxo no programa. Você irá encontrar:
- Programação de linguagem
- Valores booleanos
- Operadores de comparação
- Operadores booleanos
- Considerações finais
Boa leitura!
Programação de linguagem
A programação em si, não está somente em executar uma sequência de instruções, uma após a outra, como se fosse uma lista de tarefas. Mas sim, fazer com que independentemente do valor atribuído a uma determinada expressão, o computador terá que avaliar, decidir pular instruções, repeti-las ou escolher uma entre várias instruções para executar.
Contudo, antes de conhecer as instruções de controle de fluxo, inicialmente devemos aprender sobre os valores booleanos, operadores de comparação e os operadores booleanos.
Valores booleanos
Enquanto os tipos de dados inteiros, de ponto flutuante e string têm um número ilimitado de valores possíveis, o tipo booleano são dados que valem o valor “verdadeiro” ou o valor “falso”.
Em Python, os valores são True e False (com uma letra maiúscula). Como qualquer outro valor, os valores booleanos são usados em expressões e podem ser armazenados em variáveis.
Operadores de comparação
Operadores de comparação são usados para comparar objetos de todos os tipos de base uns com os outros. O resultado de um teste de comparação produz valores booleanos. Na tabela a seguir veremos os operadores de comparação:

Elaboração própria.
Esses operadores são avaliados como True ou False de acordo com os valores que for atribuído a eles. Agora testaremos cada um dos operadores:
>> x = 10 ; y = 15
>>> x == y
False
>>> x != y
True
>>> x > y
False
>>> x < y
True
Na primeira linha, atribuímos os valores de x e y.
Conforme esperado, == (igual a) é avaliado como True quando os valores em ambos os lados são iguais e != (diferente de) é avaliado como True quando os dois valores são diferentes.
Já em > (maior que) só irá retornar True caso o valor atribuído a esquerda for maior que o valor atribuído a direita e para < (menor que), irá retornar True caso a o valor atribuído a direita for maior que o valor atribuído a esquerda.
Os operadores == e != podem também ser utilizados para comparar strings.
Vejamos alguns exemplos na prática:
>>> ‘Tc School’ == ‘tc school’
False
>>> ‘Tc School’ == ‘Tc School’
True
Operadores booleanos
Os três operadores booleanos (and, or e not) são usados para comparar valores booleanos. A semântica (significado) destes operadores é semelhante ao seu significado em inglês.
Esses operadores lógicos avaliam as expressões e assim retornam um valor booleano. Vamos detalhar mais a fundo cada um desses operadores, iniciando pelos operadores binários.
Operadores booleanos binários
Os operadores and e or sempre aceitam dois valores booleanos (ou expressões), por isso são considerados operadores binários. Ao usar o operador and, ele irá avaliar a expressão como True se, e somente se, os dois valores booleanos forem True, caso contrário retornará False.
Já no operador or, será avaliado a expressão como True se um dos valores booleanos for True.
Vejamos alguns exemplos utilizando operadores binário e de comparação:
>> x = 10 ; y = 5 ; z = 0 ; w = 20
>>> (x < w) and (y > z)
True
>>> (x < w) and (y == z)
False
>>> (x < w) or (y == z)
True
>>> (x > w) or (y == z)
False
Nessas exemplificações, o computador avaliará inicialmente a expressão à esquerda e, em seguida, avaliará a expressão à direita. Quando souber o valor booleano de cada lado, ele avaliará então a expressão toda, reduzindo-a a um único valor booleano.
Operador not
Esse operador é aplicado somente a um valor booleano (ou expressão). De maneira simplificada ele fará com que o valor booleano seja atribuído ao seu oposto.
Para maior exemplificação, vejamos o exemplo:
>> x = 1 ; y = 5
>> z = not (x == y)
>> z
True
>> w = not (x < y) >>> w
False
Nesse exemplo, o computador determinou qual valor booleano da expressão entre parênteses e em seguida com o operador not, ele atribuiu o oposto do valor booleano para a variável.
Considerações finais
Chegamos ao fim de mais um artigo com conceitos básicos para você aprender Python de uma forma simples e descomplicada.
Por fim, introduzimos alguns conceitos que utilizaremos para aplicar nas instruções de controle de fluxo, no qual iremos discorrer nos próximos artigos. Não deixe de acompanhar! Ressalto a importância em ter uma base nos conceitos simples, o que facilitará o entendimento para as aplicações no futuro.

Membro da equipe de Formula SAE, UFURACING.
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.

E-BOOK
Aprenda tudo sobre contabilidade
Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.