Falsificação de cédulas: um panorama do Brasil

PIX, TED, cartões de crédito e débito… são muitas as opções para realizar pagamentos que fazem com que o dinheiro em cédulas seja cada vez menos utilizado. Mas, mesmo com todas essas novidades, o dinheiro em papel e em moedas ainda é usado, ainda que em um volume menor quando comparado aos anos anteriores. E o pior: a falsificação de cédulas continua.
- Falsificação de cédulas
- Como se proteger das notas falsas?
- Estou com uma cédula falsa. O que eu faço?
Boa leitura!
Falsificação de cédulas
Embora possa parecer algo bem distante da nossa realidade, a falsificação de cédulas ainda é mais comum do que imaginamos. Por isso, precisamos ficar sempre atentos para evitar que alguma dessas cédulas caiam na nossa mão.
Para se ter ideia, em 2021, foram 290.868 cédulas falsificadas apreendidas em todo o Brasil. Neste ano, até abril, já foram apreendidas mais de 40 mil notas, segundo os dados do Banco Central do Brasil.
O estado com o maior número de notas apreendidas (mais de 50%) até o momento é São Paulo, até mesmo em decorrência da própria dinâmica do estado, que é o principal contribuidor do PIB brasileiro.
Fonte: Banco Central do Brasil (BC)
Outro ponto que chama a atenção é o perfil de falsificação das cédulas, que geralmente são a de valores maiores, como as notas de 50, 100 e 200 reais.
No mapa, é possível observar que a região Sudeste é a mais quente, ou seja, a região onde mais notas são retidas, seguido da região Centro-Oeste e Sul.
- Leia também: A história da Casa da Moeda do Brasil
Como se proteger das notas falsas?
Vamos combinar que com essa inflação, perder qualquer valor faz uma falta danada. Mas podemos nos proteger das cédulas falsificadas e o ideal é até mesmo compartilhar essas informações com os avós, por exemplo, dado que muitos ainda fazem bastante uso das cédulas.
Nas cédulas da primeira e da segunda família do Real, há alguns mecanismos que é possível identificar a veracidade das cédulas. Na primeira família do Real, verificar a marca d’água, a imagem latente e o alto-relevo são algumas alternativas.
Saiba mais sobre os itens de segurança das notas que atestam que são verdadeiras clicando neste link.
Fonte: Banco Central do Brasil (BC). | Marca d’água nas cédulas
Estou com uma cédula falsa. O que eu faço?
Calma! Não precisa ficar desesperado. O caminho base ao desconfiar de uma cédula é o banco.
Caso você receba uma cédula suspeita de uma agência bancária ou de um caixa eletrônico, vá até o gerente e informe o ocorrido para que a nota seja substituída.
Além disso, caso você receba uma cédula falsa em uma compra no dia a dia, caso você identifique na hora que se trata de uma nota suspeita, você tem o direito de recusar as cédulas.
Vale lembrar que a falsificação de cédulas é crime e está previsto pelo artigo 289 do Código Penal. A pena prevista é de 3 a 12 anos de prisão.
Além disso, quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de ficar sabendo da sua falsidade, pode ser condenado de 6 meses a 2 anos, mesmo que tenha recebido a cédula de boa fé.
- Leia também: Moeda: o que é e qual a sua importância?
Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.
Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!
Referência
Banco Central do Brasil. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/cedulassuspeitas>. Acesso em: 18 maio. 2022.

E-BOOK
Aprenda tudo sobre contabilidade
Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.