Expectativa e realidade na hora da aposentadoria

Expectativa e realidade na hora da aposentadoria

Expectativa e realidade na hora da aposentadoria

A aposentadoria é um momento esperado por muitos. Fazemos planos, projetamos viagens, sonhamos com uma tranquilidade maior. Esse é o lado lúdico e imaginativo da aposentadoria. Mas a realidade não é bem assim.

Na última semana, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgou a 5ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro e alguns pontos me chamaram a atenção. Um deles é o que vou tratar aqui.

Na pesquisa, a Anbima dedicou um espaço exclusivo para a aposentadoria. Além de como as pessoas pensam e planejam (ou não) este momento, há um quadro comparativo entre as percepções de quem ainda vai se aposentar e de quem já se aposentou.

A pesquisa mostrou uma grande diferença entre aquilo que as pessoas pensam que vai acontecer quando se aposentarem e o que aposentados sentem que aconteceu. No geral, o pensamento é de um cenário mais tranquilo antes da aposentadoria.

Na realidade, a situação não se mostra tão fácil assim. Nesse texto você vai encontrar:

  • O que é a pesquisa
  • Preocupação com aposentadoria
  • O que se espera (não aposentados)
  • O que acontece (aposentados)
  • A previdência basta?

O que é a pesquisa

O Raio X do Investidor Brasileiro chegou este ano à quinta edição. A pesquisa ouviu 5.878 pessoas nas cinco regiões do país, todas com 16 anos ou mais, sendo 1.393 pessoas da classe A/B e 2.810 pessoas da classe C.

Pela primeira vez, foi incluída a classe D/E, com 1.675 entrevistas. A amostra é composta por pessoas economicamente ativas, aposentadas e inativas que possuem ou não renda. Estima-se que este perfil corresponda a 167,9 milhões de habitantes.

Diferentemente da edição passada, a coleta de dados para esta quinta edição do Raio X do Investidor Brasileiro foi realizada em campo, com entrevistas feitas pessoalmente em todas as regiões.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 30 de novembro de 2021 A margem de erro máxima para o total da amostra é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Do total de brasileiros que compõe o universo examinado pelo Raio X do Investidor (com 16 anos ou mais), 84,5% têm renda e dentre estes, 28,1% investem em produtos financeiros. Dos 15,5% que não dispõem de renda, 2,9% investem em produtos financeiros.

Preocupação com a aposentadoria

A pesquisa mostra um dado interessante em relação ao que os brasileiros pensam sobre a aposentadoria. Pouco mais da metade dos entrevistados não pensa em se aposentar. Uma parte por não se enxergar parando de trabalhar.

Esse é, inclusive, um conceito que deve ser cada vez mais comum. Ao invés de parar de trabalhar, diminuir o ritmo.

Mas, a outra parte é preocupante: 22% dos entrevistados não pensam em aposentadoria por não ter dinheiro suficiente para parar de trabalhar.

Dos que estão nesta estatística, 27% são da classe D/E, 23% da classe C e 16% da classe A/B.

A pesquisa mostrou também que apenas 19% da população começou a se organizar financeiramente para a aposentadoria. Um número baixo e que pode gerar reflexos negativos ao longo das décadas.

Fonte: Anbima

O que se espera (não aposentados)

Uma parte interessante da pesquisa foi ao comparar os sentimentos dos que planejam a aposentadoria daqueles que já se aposentaram.

O resultado foi uma realidade mais dura vivida por aqueles que já ingressaram na aposentadoria. O que mostra que nosso comportamento nos leva a crer que vamos ter o controle e encontrar uma situação mais tranquila lá na frente. O que, na prática, não é bem assim.

No caso daqueles que ainda não se aposentaram, o sentimento é que não dependeram da previdência pública e que vão uma certa suavidade na transição entre uma etapa e outra da vida.

Fonte: Anbima

O que acontece (aposentados)

Mas, como dizem por aí, a teoria na prática é diferente.

Aqueles que já se aposentaram têm uma experiência bem diferente. A dependência da previdência pública é maior, a percepção do custo de vida é maior e a sensação de que houve prejuízo na vida financeira também.

Essa diferença pode ser explicada, em parte, pelo viés do controle. Tendemos a achar que estamos no comando da situação e que tudo acontecerá como planejamento. O que raramente acontece.

Esse cenário reforça a importância de um planejamento bem feito para a aposentadoria. E não precisa de nada sofisticado.

Entender o estilo de vida no presente, projetar qual o estilo de vida que quer ter no futuro e, a partir disso, avaliar qual será o montante necessário. A partir daí, montar sua carteira de aposentadoria.

A previdência basta para aposentadoria?

Há uma falsa sensação de que o caminho para planejar a aposentadoria é unicamente aderir a uma previdência privada. Mas não é apenas isso.

Ela é um produto. É uma ferramenta que pode estar no planejamento da aposentadoria. Mas existem outras possibilidades e, inclusive, você pode montar o plano de aposentadoria sem uma previdência privada.

A previdência, é uma possibilidade. Existem bons fundos de previdência. Eles inclusive podem gerar benefícios sucessórios e tributários. Podem ser uma boa opção, mas não devem ser confundidos como o planejamento completo de sua aposentadoria.

Ter uma boa previdência pode ser um passo importante para se planejar para a aposentadoria. Mas não descarte outras possibilidades que podem ajudar a complementar o plano e gerar a renda que você vai precisar durante esta importante fase da vida.

Primeiro o conceito, depois os produtos que vão incluir o plano. Eles podem ser títulos públicos, ações, imóveis, previdência privada, etc.

O importante vai ser você se organizar bem para poder encontrar o equilíbrio necessário para evitar as surpresas negativas quando chegar seu momento de curtir a aposentadoria.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Jornalista e planejador financeiro

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.