Empréstimo consignado para negativados: os cuidados que você deve tomar

Empréstimo consignado para negativados: os cuidados que você deve tomar

Empréstimo consignado para negativados: os cuidados que você deve tomar

Empréstimo consignado para negativado sem burocracia.

Quantas vezes você já se deparou com um anúncio desse tipo? E quantas vezes pensou essas duas questões:

– Quem é que vai emprestar para quem já deve?

– Como uma pessoa que já está devendo ainda quer mais empréstimo?

Acredito que as chances de ao menos uma dessas situações já ter ocorrido é grande. E bem comum. O empréstimo consignado para negativado é um mercado difundido no Brasil. Mas não vamos falar sobre o mercado em si aqui, mas como a pessoa que está nessa situação deve se comportar nesse cenário. 

No Brasil, são milhões de inadimplentes que sofrem na hora de pegar um empréstimo.

Na maioria das vezes, o crédito é utilizado exatamente para pagar as contas e limpar um nome, restante apenas uma dívida. Só que não é tão simples assim conseguir esse dinheiro, mas existem empresas especializadas em fornecer esse empréstimo para pessoas que têm restrições financeiras. 

É um assunto delicado e que deve ser tratado com todo o cuidado possível. Hoje falaremos sobre o consignado para quem está nessa situação. 

Nesse texto você vai encontrar:

  • Como funciona o consignado
  • Cuidados para negativados
  • Negativado autônomo

Boa leitura!

Como funciona o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma categoria de crédito bem comum no Brasil. Nele, a parcela devida é descontada automaticamente do contracheque ou o benefício. Isso permite que as taxas de juros cobradas sejam menores do que as praticadas em outras modalidades de empréstimo, já que o risco de calote é quase zero.

É por isso, também, que a modalidade é oferecida para negativados. Apesar da pendência financeira, o empréstimo consignado permite que o pagamento seja descontado automaticamente, sem o risco de o tomador do empréstimo optar por não pagar em determinado mês. 

Empréstimo consignado para negativados: faz sentido?

O empréstimo consignado é fácil e prático, mas carrega um grande risco. Pela facilidade de ser tomado, o consignado termina sendo uma muleta para o tomador. Precisou de dinheiro? Pede um consignado. Apertou? Pede um consignado. Precisa de dinheiro para comprar um carro? Faça mais um empréstimo consignado. E lá se vai o salário.

Apesar de existir um teto para a possibilidade de tomar o empréstimo, é preciso lembrar que o empréstimo consignado diminui a capacidade financeira mensal.

Como assim? Pelo desconto ser automático no contracheque, a renda mensal diminui. Se a pessoa tem dificuldade para fechar o mês com o salário cheio, imagina quando tiver dois ou três empréstimos consignados minando a renda. 

Por isso é importante ter cuidado para não se complicar com os empréstimos consignados. 

As pessoas que podem pedir um consignado são: 

  • trabalhadores com a carteira de trabalho assinadas;
  • aposentados;
  • pensionistas;
  • servidores públicos;
  • militares das forças armadas.

Cuidados para negativados

Como comecei a comentar acima, é preciso ter cuidado para não se complicar com os empréstimos consignados. Além da atenção para não se complicar em relação ao orçamento mensal, é bom ter em mente que a relação com qualquer tipo de empréstimo deve ser iniciada somente depois de muita certeza.

Recorrer a um empréstimo é uma solução que deve ser aplicada se for tomada para resolver a situação. No caso dos negativados, o pensamento é juntar as dívidas existentes, avaliar o montante necessário e trocar todo aquele valor, todos aqueles juros, por uma única prestação. E, claro, lutar por uma redução dos valores.

É possível aproveitar situações como o Feirão Limpa Nome para renegociar as dívidas existentes. A ideia é repetir esse processo com todos os endividamentos, somar um valor e verificar quanto será necessário para quitar as despesas. O consignado, claro que dentro das possibilidades de cada um, serviria para cobrir esse montante. 

Além disso são necessários outros cuidados. Algumas empresas se aproveitam do momento delicado das pessoas para aplicarem golpes financeiros. É preciso se atentar às condições da financeira, inclusive o histórico e possíveis reclamações. 

Negativado autônomo 

Se você é um autônomo, pode estar pensando em como fazer para conseguir um empréstimo consignado. De fato, não é uma tarefa fácil, principalmente no citado nesse texto, que são as pessoas negativadas. Mas é possível.

O fato de não ter renda é um empecilho definitivo para muitas credoras. No entanto, é possível seguir algumas alternativas para conseguir o valor.

O primeiro ponto é utilizar seu extrato bancário com a movimentação dos últimos três meses. Isso é uma prova que há movimentação financeira sem a comprovação da renda. Além disso, é importante formalizar a atividade, seja com um MEI ou um CNPJ, o que vai comprovar os ganhos. 

Empréstimo consignado: compare sempre

Por fim, é importante que você tenha atenção aos detalhes do contrato e das taxas que são cobradas. Compare as taxas e condições do empréstimo consignado sempre que possível. Veja abaixo pontos para ficar de olho: 

  • C.E.T. – Sigla para Custo Efetivo Total, que inclui as taxas de juros, tarifas e encargos do seu pedido de empréstimo pessoal. Dica valiosa: quanto menor for o C.E.T., menos você paga no final.
  • Valor da parcela – Olhe seu orçamento com carinho antes de fechar um pedido. Todos os meses você vai arcar com o pagamento da parcela, então não vale se endividar por isso, né?
  • Taxa de juros – Sim, esse ponto merece sua atenção. Mesmo que o C.E.T. já inclua a taxa de juros, sempre vale dar uma conferida cuidadosa aqui.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Jornalista e planejador financeiro

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.