Notas explicativas: ou nem tanto assim

Notas explicativas: ou nem tanto assim

tcschool

27 FEV

3 MIN

Notas explicativas: ou nem tanto assim

Em alguns dos textos anteriores, sobre as demonstrações contábeis, eu me referi às notas explicativas que são parte integrante de um conjunto completo de demonstrações contábeis.

Neste texto vocês entenderão o que são essas notas explicativas e que tipo de informações nós podemos tirar delas.

O QUE SÃO AS NOTAS EXPLICATIVAS

As notas explicativas são um complemento aos números que foram reportados nas demonstrações financeiras e nos dão detalhes acerca das principais práticas contábeis adotadas pela empresa com relação aos investimentos, imobilizado, impairment, empréstimos e financiamentos, instrumentos financeiros, composição do caixa e equivalentes de caixa, contas a receber, dentre diversas outras informações quantitativas e qualitativas.

Todavia, muitas vezes as empresas apenas copiam os pronunciamentos contábeis e os replicam nas notas explicativas, fazendo com que as notas sejam explicativas apenas no nome.
O problema relacionado à falta de explicação e tamanho das notas explicativas (que eram cópias dos pronunciamentos contábeis) foi tão grande que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) precisou emitir uma orientação, em 2014, para que as empresas pudessem se nortear com relação à elaboração das notas.

Dessa forma, vocês não devem entender que empresas que publicam notas explicativas muito longas estão divulgando muitas informações úteis para a sua tomada de decisão como investidor. É possível até que as notas explicativas sejam usadas para tirar a atenção do que realmente é importante. Pense nisso ao lê-las!

EXEMPLOS:

GRENDENE – CAIXA E EQUIVALENTES E APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Quem acompanha o setor de calçados deve conhecer a Grendene e, conhecendo a Grendene, deve saber que a empresa tem um volume muito alto de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras que não podem ser distribuídos como dividendos, por questões relacionadas a subsídios recebidos pela empresa (redução de tributos).
Nas notas explicativas podemos buscar mais informações sobre a conta “caixa e equivalentes”.

Logo no início das notas explicativas encontramos a Nota 4, sobre “Políticas Contábeis”, e nela podemos ver o que a Grendene define, com base nas normas contábeis vigentes, o que é caixa e equivalentes:

Caixa e equivalentes incluem os numerários em espécie, depósitos bancários sem a incidência de juros e aplicações financeiras de liquidez imediata, com possibilidade de resgaste de três meses ou menos, a contar da data de aquisição, e com risco insignificante de mudança de valor.

Em seguida, na Nota 6, sobre “Aplicações Financeiras”, podemos ver onde a Grendene faz as suas aplicações financeiras:

Contabilidade financeira - TC School

Com base na análise dessa nota explicativa, podemos entender o porquê de o resultado da empresa ter caído tanto: a maior parte das aplicações está atrelada ao CDI, que tem caído muito de alguns anos para cá.

BR MALLS – POPRIEDADES PARA INVESTIMENTO

A BR Malls apresenta os seus investimentos (propriedades para investimento – PPI) em shoppings centers com avaliação a valor justo e não a custo histórico. Como comentado no texto sobre a demonstração dos fluxos de caixa, empresas que administram shoppings podem escolher entre as duas formas de avaliação. Escolhendo valor justo ou custo histórico, é preciso ter notas explicativas que deem detalhes sobre a avaliação dos empreendimentos, principalmente.

As notas explicativas da BR Malls contêm 4 (quatro) páginas sobre as PPIs da empresa, organizadas em seções sobre “política contábil” e “estimativa e julgamento contábil crítico”.

Na seção de política contábil, explicam-se os conceitos contábeis relacionados ao assunto e qual é o efeito no resultado da empresa, quando da venda e valorização dos ativos. Na seção de estimativa e julgamento contábil, explica-se que a avaliação do valor justo das PPIs é feita com base em modelos e análises internas e que a avaliação é feita semestralmente.

Na seção de estimativas e julgamento contábil crítico você pode encontrar ainda as premissas que a empresa utilizou na avaliação do valor justo. Essas informações poderão te ajudar na análise da empresa, de modo a verificar se a gestão está fazendo sua avaliação de forma muito conservadora, ou muito otimista. Todavia, apesar de apresentar muito texto e números, não há muita explicação sobre as premissas adotadas.

Contabilidade financeira - TC School

A sua escola como investidor

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.