Conheça as principais certificações do mercado financeiro: CPA, CEA, CNPI, CGA e CFA
Conheça as principais certificações do mercado financeiro: CPA, CEA, CNPI, CGA e CFA

Neste artigo nós apresentamos um resumo das principais certificações do mercado financeiro. Decidimos agrupá-las por dificuldade da certificação, com um rápido comentário sobre cada uma, de modo que você possa ter uma visão geral sobre o assunto. Caso queira se aprofundar, temos textos específicos no TC School sobre cada uma das certificações – clique aqui para acessá-los.
Assista também ao nosso vídeo falando sobre certificações no mercado financeiro.
CPA 10, CPA 20 e CEA
As Certificações Profissionais ANBIMA, mais conhecidas como CPA-10 e a CPA-20, são certificações desenvolvidas pela ANBIMA para certificar profissionais que atuam em agências bancárias e cooperativas de crédito. Elas servem para atestar o conhecimento do profissional sobre os diversos produtos de investimento.
Acima das certificações CPA 10 e CPA 20, a Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA – CEA certifica profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta, disponíveis em sua instituição.
A Certificação de Especialista em Investimentos, está acima da CPA 20, que, por sua vez, está acima da CPA 10. Logo, o profissional com CEA pode exercer o trabalho dos profissionais com CPA 10 e CPA 20.
Para obter as certificações apresentadas é necessário realizar uma prova desenvolvida pela ANBIMA. Os assuntos abrangem o Sistema Financeiro Nacional, Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor; Noções de Economia e Finanças; Princípios de Investimento; Fundos de Investimento; Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa; Previdência Complementar Aberta.
Leia mais sobre as certificações CPA 10, CPA 20 e CEA neste artigo do TC School.
CNPI
A Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) é uma das certificações obrigatórias para quem quer trabalhar como analista no mercado financeiro. Essa certificação foi desenvolvida pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC) e objetiva elevar os padrões dos profissionais de investimento brasileiros a níveis internacionais.
Esse tipo de certificação é destinada aos profissionais que desejam atuar nos seguintes campos: Administração de Recursos, Consultoria financeira, Análise e Pesquisa Financeira
Investment Banking, Finanças Corporativas, Administração de Riquezas, Relações com Investidores, Vendas e Operações nos Mercados Financeiros e de Capitais. Ela é obrigatória para os profissionais que quiserem exercer a função de Analista de Valores Mobiliários.
Para obter a certificação, é necessário ter algum curso superior e passar na prova. Os conteúdos são divididos em três blocos: conteúdo brasileiro, global e técnico. O candidato poderá se inscrever separadamente em qualquer dos três exames.
Para obter a certificação Fundamentalista (CNPI) o candidato deve focar nas provas de conteúdo brasileiro e global. Para obter a Técnica (CNPI-T), ele deve passar na prova de conteúdo brasileiro e técnico. O analista pleno, que quer trabalhar com análise fundamentalista e técnica, deve fazer as duas provas.
Saiba mais sobre essa certificação em nosso artigo sobre a certificação CNPI.
CFP
A Certified Financial Planner – CFP® é a certificação mais indicada para planejadores financeiros, que atuam na área de finanças pessoais e planejamento de aposentadoria e metas pessoais. Esta é uma certificação internacional emitida pelo Financial Planning Standards Board – FPSB, entidade que gerencia, divulga e controla a Certificação CFP® nos diversos países.
A CFP é uma certificação de distinção e possui caráter voluntário. Porém, ela tornou-se obrigatória para os profissionais de private banking dos bancos afiliados à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA.
Para obter a certificação, o candidato precisa passar em uma prova especifica com 140 questões. A prova aborda vários assuntos de planejamento financeiro e ética, gestão de investimentos, planejamento da aposentadoria, gestão de riscos e seguros, planejamento fiscal, planejamento sucessório.
Além disso, é preciso comprovar experiência profissional optando por uma das duas regras:
- Comprovar três anos de experiência não supervisionada, ou
- Comprovar um ano de experiência supervisionada.
Leia mais sobre a certificação Certified Financial Planner – CFP® em nosso artigo especifico.
CGA
A Certificação de Gestores da ANBIMA (CGA), é uma das mais importantes certificações nacionais criada pela ANBIMA. A CGA objetiva certificar os profissionais que atuam em asset managements. Ou seja, os bancos de investimento, fundos de investimento e demais serviços de gestão e alocação de recursos.
A prova para obtenção da CGA é composta por 60 questões, divididas em 21 temas e subdividida em dois módulos. O tempo máximo de duração é de 3 horas. Para passar na prova é necessário obter uma nota superior a 70%. Por fim, como muito profissionais já possuem a certificação CFA®, a ANBIMA decidiu adaptar a prova da CGA para os já certificados.
Quer sabe mais sobre a certificação CGA? Temos um artigo explicando os detalhes da certificação na TC School aqui.
CFA
A Chartered Financial Analyst – CFA® é a principal certificação do mercado financeiro. Ela é aplicada pelo CFA Institute, uma organização internacional presente em diversos países e é indicada para os profissionais que buscam comprovar conhecimento e expertise em uma gama de tópico de finanças e gestão de investimentos. O profissional com CFA atua na gestão de fundos de investimento, em clubes de investimentos e em family offices.
Para obter a certificação, é necessário seguir um longo processo seletivo. Primeiro é preciso passar nos exames que apresentam três níveis de currículo. Depois, o profissional deve comprovar experiência de trabalho relacionado com tomada de decisão de investimento ou na produção de produtos de investimento. Em seguida, deve-se fornecer de 2 até 3 referências profissionais. Por fim, o profissional deve pagar as quotas anuais.
Para saber mais detalhes sobre o exame CFA, vale ler o nosso artigo sobre o tema.

Mestre em Finanças pelo PPGA/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool

E-BOOK
Aprenda tudo sobre contabilidade
Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.
Artigos relacionados
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.