Asset Allocation: vantagens de um portfólio diversificado

Asset Allocation: vantagens de um portfólio diversificado

lincoln-silva-2

24 JUN

5 MIN

Asset Allocation: vantagens de um portfólio diversificado

Se você é um leitor assíduo do TC School, deve saber a importância que uma boa estratégia de asset allocation tem para o desempenho do seu portfólio.

E diante de um cenário de incerteza econômica global, o momento é de rebalanceamento, onde investidores têm reduzido sua exposição a ativos de renda variável e elevando as alocações em títulos de renda fixa.

Contudo, é possível que a importância da alocação de ativos tenha sido mal compreendida por alguns investidores, deixando de se beneficiar dessa estratégia.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é asset allocation e focar nas razões pelas quais você deve adotar essa estratégia.

O que é asset allocation?

Apesar do nome sugerir algo bem complexo, asset allocation é um conceito simples de entender. Trata-se basicamente da proporção que você vai alocar em cada classe de ativos dentro de um portfólio. Ou seja, o quanto você decide alocar em renda fixa, fundos multimercados, ações, fundos imobiliários, criptomoedas, etc.

O principal objetivo de uma boa estratégia de asset allocation é que você aumente a segurança dos seus investimentos com a diversificação e maximize seus retornos.

Portanto, podemos afirmar que o asset allocation se baseia na noção de que diferentes classes de ativos oferecem retornos que não estão correlacionados perfeitamente e a diversificação vai ajudar a otimizar os retornos ajustados ao risco.

Para isso, você deve identificar o seu perfil de investidor, o nível de risco que você suporta e suas metas pessoais.

De posse dessas informações, o investidor será capaz de fazer alocações mais adequadas para sua carteira de investimentos, além do balanceamento adequado de cada classe de ativo.

Por exemplo, um investidor com perfil arrojado terá um portfólio com ativos mais voláteis, assumindo um risco maior. Já o investidor conservador deverá montar uma carteira com mais ativos de renda fixa.

Por que ter um asset allocation?

Uma das grandes vantagens de ter uma alocação estratégica de ativos é que você consegue evitar o market timing, ou seja, quando o investidor tenta adivinhar o melhor momento de entrada ou saída de um ativo.

Claro, se você souber o que vai acontecer a seguir e se preparar para esse cenário, certamente a estratégia de market timing fará sentido.

Contudo, a pergunta que devemos fazer é: “é possível fazer esse market timing de uma maneira previsível e constante?”

Existem duas maneiras de acertar o que vai acontecer lá na frente.

O consenso

Primeiro, você pode acreditar no que o consenso está dizendo. Entretanto, tomar decisões com base no consenso costuma ter pouca valia para o investidor. Isso porque, normalmente, as previsões em linha com o consenso de mercado mais acertam do que erram.

Logo, se você colocar mais bolsa, por exemplo, por conta do consenso, o preço já passou e você não terá um resultado melhor na sua carteira.

As previsões

A segunda alternativa são aquelas previsões que vão completamente ao contrário do mercado. É nessas previsões que o investidor consegue ganhar dinheiro.

Por exemplo, você se lembra do cenário quando surgiu o coronavírus em março de 2020? Se alguém conseguisse prever com certa precisão que haveria uma queda de até 50% nas bolsas ao redor do mundo e você conseguisse antecipar esse movimento e se proteger, certamente você teria grandes ganhos.

Contudo, será que é possível de fato conseguir prever esses eventos? Não, pois eles são extremamente raros.

Sempre quando tem algum tipo de crise, você vai ver que alguma pessoa ou instituição alertou sobre isso em algum momento. Mas raríssimas vezes é a mesma pessoa ou a mesma instituição que consegue cravar o cenário de uma forma persistente. Ou seja, não dá para você focar a sua estratégia de investimento em market timing, pois ir totalmente contra o consenso não é algo que acontece de forma constante.

Assim, podemos afirmar que market timing não funciona no longo prazo. Você pode acertar uma, duas ou três vezes, mas o grande acerto vai vir com a consistência. E é de consistência que se precisa para montar uma carteira de investimentos vencedora no longo prazo.

Grandes investidores entendem que o futuro é imprevisível. Por isso, montam carteiras de investimento onde conseguem surfar bons retornos e não perder tanto dinheiro em maus momentos.

O que dizem as pesquisas

Existem estudos que afirmam que o asset allocation é determinante para o resultado da sua carteira.

Gary P. Brinson, Randolph Hood e Gilbert L. Beebower (BHB) buscaram explicar os efeitos do asset allocation nos retornos dos planos de pensão. Eles verificaram que a alocação estratégica de ativos é determinante na variabilidade do retorno de um portfólio, com a seleção de títulos e o market timing desempenhando papéis menores.

O estudo de BHB se concentrou na variabilidade dos retornos e não nos níveis de retorno ou no desempenho relativo.

Em 2000, Ibbotson e Paul D. Kaplan analisaram 10 anos de retornos mensais para 94 fundos mútuos balanceados, além de 10 anos de retornos trimestrais para 58 fundos de pensão. Com isso, confirmaram os resultados do BHB e descobriram que o asset allocation de fato explicava cerca de 90% da variabilidade de período para período de um portfólio.

Já em 2010, Roger G. Ibbotson compartilhou exemplos do estudo Nuttall and Nuttall, onde sugeria que mais de 91,5% do retorno de um portfólio é atribuível ao seu mix de classes de ativos. Neste estudo, a seleção individual de títulos e o market timing representaram menos de 7% do retorno de uma carteira diversificada.

Outro estudo amplamente citado por gestores de planos de pensão, afirmou que 91,5% da diferença entre o desempenho de uma carteira para outra é explicada pelo asset allocation.

Conclusão

Portanto, as pesquisas comprovam que a estratégia de asset allocation possui um grande impacto no desempenho dos investimentos.

Todos os estudos estiveram em linha sobre a importância de estar no mercado fazendo alocações estratégicas de ativos.

Por fim, assinando o TC Premium, você terá à disposição um time de planejadores do mais alto nível que poderão te ajudar a montar seu portfólio de ativos.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Contador (UFRJ) | Pós-graduando em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Aprenda tudo sobre contabilidade

E-BOOK

Aprenda tudo sobre contabilidade

Neste e-book — “Contabilidade”, trazemos informações e conceitos importantes sobre contabilidade financeira.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.