Criptomoedas: o que é Inicial Coin Offering (ICO)

Criptomoedas: o que é Inicial Coin Offering (ICO)

lucca

18 ABR

4 MIN

Criptomoedas: o que é Inicial Coin Offering (ICO)

ForEm um processo de IPO, uma empresa de capital fechado é listada na bolsa de valores e suas ações passam a ser negociadas por investidores. Mas você já parou para pensar como se dá o processo de listagem de uma criptomoeda? No artigo de hoje, vamos entender o processo de ICO, que abre a possibilidade de se investir em um projeto cripto. Para facilitar a compreensão, o texto foi dividido em:

  • O que é um ICO?
  • Como funciona um ICO?
  • Precificação de um ICO
  • Riscos de um ICO
  • Retornos de um ICO
  • Exemplos de ICOs

O que é um ICO?

Um ICO (Initial Coin Offering), ou ainda “Oferta Pública Inicial de uma moeda”, é um processo em que os fundadores de um projeto em blockchain podem levantar capital para investir no desenvolvimento de seu produto ou serviço.

Os fundos são comumente utilizados para contratação de novos desenvolvedores, melhoria do aplicativo e até a criação de pools de liquidez para a moeda.

A principal diferença entre um ICO e um IPO é que o primeiro – geralmente – não faz uso de intermediários para a realização do processo de levantamento de capital, estabelecendo uma relação direta entre a equipe e os investidores.

Existem dois tipos principais de ICOs: Privados e Públicos.

ICO Privado

Semelhante às ofertas restritas do mercado acionário, um ICO privado é realizado para um público exclusivo. Geralmente, apenas investidores com um grande capital (baleias) ou apoiadores antigos podem participar do processo.

ICO Público

Nesse cenário, a Oferta Pública Inicial de uma moeda mira o público geral. Geralmente, são feitos sem a presença de um regulador e funcionam como se fosse um “crowdfunding” por parte da comunidade que apoia o projeto.

Como funciona um ICO?

Para a realização de um processo de ICO, a companhia (ou projeto) precisa obter a intenção de levantar capital. Para isso, é necessário estruturar o projeto e identificar e construir um público que esteja disposto a investir no mesmo.

De forma geral, projetos em blockchain são apresentados ao público através de um white-paper, que reúne informações do produto, da equipe e da economia do token. Outros pontos também são relevantes para a viabilização de um ICO:

  • Criação de um website e canais em redes sociais como Telegram e Discord;
  • Um roadmap com objetivos de curto e longo prazo;
  • Presença nas redes sociais; e
  • Campanhas de marketing.

Depois que o projeto é viabilizado, há algumas plataformas onde é possível fazer um ICO. Sendo assim, existem algumas exchanges (corretoras) e lançadoras (como Launchzone e Coinlist). Além disso, existe a possibilidade de realizar a oferta de maneira independente, através do próprio site do projeto.

Precificação de um ICO

Além disso, outra etapa importante de um ICO é a sua precificação. Sendo assim, o método de precificação é comumente exposto no whitepaper ou website do projeto. No geral, há três formas comuns de precificação:

  •  Oferta estática e preço estático: A equipe concede uma oferta estática e limitada dos tokens com um objetivo específico de funding.
  • Oferta estática e preço dinâmico: nesta opção, a equipe também concede uma oferta de tokens estática, mas o preço é dinâmico e o preço dos tokens é determinado pela quantidade de funding recebido no ICO.
  • Oferta dinâmica e preço estático: aequipe determina uma oferta dinâmica com um preço fixo, sendo a quantidade do funding o determinante da oferta.

Riscos de um ICO

Se você entende um pouco de IPO, sabe o quão arriscado é investir em um. Será que o mesmo acontece em um ICO?

Bem, diria que ICOs possuem mais riscos que IPOs tradicionais. Para você entrar em um ICO, precisa escolher a plataforma correta (já que seu capital vai ficar alocado) e estudar bem o projeto. A falta de regulação também dá espaço para ICOs de projetos pequenos que sequer saem do papel, inclusive com golpes de desenvolvedores.

Portanto, antes de entrar em um ICO, é recomendável averiguar:

  • Equipe (desenvolvedores e fundadores);
  • Patrocinadores e fundos que estão ajudando a levantar capital;
  • Precificação e plataforma em que vai ser realizado o levantamento.

Retornos de ICOs

Apesar dos riscos, há evidências que ICOs podem gerar retornos significativos para investidores (Benedetti & Kostovetsky, 2020).

Ao analisar uma base de dados com 2390 ICOs completos que levantaram 12 bilhões em capital desde janeiro de 2017, verificou-se que quem investiu em um ICO obteve, em média, um retorno de 179% no primeiro dia de abertura. E não só os “flips” deram certo. O estudo também verificou um retorno anormal médio de 48% para quem fez buy-and-hold nos primeiros 30 dias de abertura.

Exemplo de ICOs

O exemplo mais famoso de ICO bem sucedido foi o da Ethereum, em 2014. Por um preço de US$ 0,311 por token, a plataforma conseguiu levantar 68 milhões de dólares em um período de 42 dias. Hoje, o Ethereum é negociado por cerca de US$ 3.004, uma valorização de quase 10.000x.

O ICO de maior retorno para os investidores foi o do token NXT, um descendente do Bitcoin que tinha como objetivo tornar o BTC mais escalável e sustentável ecologicamente. O projeto captou cerca de 16.800 dólares e seu preço inicial foi de apenas  $0.0000168. Surpreendentemente, o token chegou a atingir o valor de $2.16, uma valorização de 128.571,4x.

Um ICO recente que também deu bastante certo foi o do Axie Infinity. Realizado em 4 de novembro de 2020, o jogo levantou cerca de US$ 2.970.000 e gerou para o investidor um retorno de mais de 460x de seu aporte inicial.

Referências

Benedetti, H., & Kostovetsky, L. (2021). Digital tulips? Returns to investors in initial coin offerings. Journal of Corporate Finance, 66, 101786.

Estudante de Economia na UFPE

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