NFTs fracionados: o que são e como estão mudando o mercado?

NFTs fracionados: o que são e como estão mudando o mercado?

vinicius-canhaci

30 MAI

5 MIN

NFTs fracionados: o que são e como estão mudando o mercado?

Olá, investidor! No artigo de hoje, vamos falar sobre os NFTs fracionados, que estão ajudando a aumentar a inclusão e participação de pessoas no mercado de NFTs.

Além disso, os NFTs fracionados têm a capacidade de aumentar a liquidez do mercado, fornecer melhores descobertas de preços e trazer mais pessoas para este mercado.

À medida que algumas coleções de NFT aumentam em popularidade, o mesmo acontece com seus preços mínimos (floor prices), o que é ótimo para investidores, colecionadores e artistas que entraram nessas coleções cedo.

Mas e aqueles que estão tentando entrar no mercado agora?

Bom, a maioria não pode comprar os NFTs mais caros, mas certamente poderia explorar as possibilidades oferecidas pelos NFTs fracionados.

O conceito de fracionamento é semelhante ao de ações de uma empresa. Ele abre a propriedade NFT para vários colecionadores, tornando-os acessíveis a qualquer pessoa em vez de apenas baleias NFT.

O que são NFTs fracionados?

Os NFTs fracionados surgem a partir de um NFT inteiro que é dividido em partes menores, permitindo que diferentes pessoas reivindiquem a propriedade parcial do mesmo NFT.

Pense nisso como um bolo – onde um bolo inteiro pode ser fatiado para servir várias pessoas. Dado que um NFT é único e não pode ser duplicado, os NFTs fracionados expandem esses limites, tornando possível dividir sua propriedade.

Como funciona o fracionamento de um NFT?

O padrão de token ERC-721 é um dos padrões mais comuns usados para criar NFTs no blockchain da rede Ethereum (junto com o ERC-1155).

Embora esses dois padrões possam gerar tokens não fungíveis exclusivos, o padrão ERC-20, em contraste, é usado para fazer altcoins e outros tokens fungíveis.

Os tokens fungíveis são intercambiáveis, o que significa que cada unidade tem a mesma utilidade e valor intrínseco. Como tal, você pode implantar um contrato inteligente para gerar vários tokens ERC-20 vinculados a um NFT ERC-721 indivisível.

Dessa forma, qualquer pessoa que detenha qualquer um dos tokens ERC-20 gerados pode possuir uma porcentagem do NFT vinculado.

NFTs fracionados podem ser revertidos?

É possível reverter o processo de fracionamento e transformar um NFT fracionado novamente em um NFT inteiro.

Normalmente, o contrato inteligente que fraciona um NFT tem uma opção de compra que permite que um detentor de NFT fracionado compre todas as frações para desbloquear o NFT original.

Assim, um detentor de NFT fracionado pode iniciar a opção de compra transferindo um número específico dos tokens ERC-20 correspondentes de volta ao contrato inteligente.

Isso iniciará uma espécie de leilão de recompra, que será executado por um período de tempo fixo. Já os outros detentores de NFT fracionados têm, então, algum tempo para tomar uma decisão.

Se a compra for bem-sucedida, as frações são automaticamente devolvidas ao contrato inteligente e o comprador obtém a propriedade total da NFT.

Quais são os benefícios dos NFTs fracionados?

Democratização

Os preços de algumas coleções NFTs mais populares estão cada vez mais caros, tornando a entrada inacessível para muitos e impedindo investidores ou colecionadores menores de participar do espaço NFT.

Fracionar um NFT caro reduz os custos e o torna acessível a mais pessoas.

Maior liquidez

Com a crescente popularidade dos NFTs, as coleções populares tendem a aumentar muito de preço. Isso torna alguns NFTs acessíveis a apenas alguns investidores ricos.

Com os NFTs fracionados, você pode dividir a propriedade dos tokens ERC-721 ou ERC-1155 em vários tokens ERC-20, tornando-os mais acessíveis.

Descoberta de preços

Pode ser difícil determinar com precisão o preço certo para um NFT mais caro com histórico de transações muito limitado ou nenhum.

Fracionar o NFT o torna mais acessível e permite que mais pessoas negociem o ativo, tornando mais fácil para os compradores encontrarem o valor real do NFT.

Maior visibilidade para os criadores

Com o fracionamento, os criadores digitais podem obter ainda mais exposição online, pois conseguem atingir um público mais amplo em um mercado mais líquido.

Como os detentores de NFT fracionados se beneficiam?

O benefício mais significativo para os detentores dos NFTs fracionados é que eles podem possuir uma porcentagem de um NFT inteiro maior e mais caro.

Dependendo do NFT e da plataforma em que o NFT fracionado foi adquirido, o titular poderá ter acesso exclusivo à comunidade e outros benefícios, como direito de voto.

Alguns projetos de NFTs fracionados até suportam staking, permitindo que os detentores bloqueiem seu NFT fracionado em uma plataforma ou protocolo para receber recompensas de staking e outros benefícios.

Quais são as desvantagens dos NFTs fracionados?

Os NFTs fracionados são tão seguros quanto os contratos inteligentes em que são construídas, por isso depende da qualidade do código.

Em alguns casos, no entanto, um potencial comprador ou coproprietário de uma NFT pode acionar um leilão de compra enviando o valor total de todas as partes fracionadas para o contrato inteligente.

Se os outros titulares de fração superarem a pessoa que acionou o leilão, eles podem manter o controle de sua parte, mas a um preço mais alto.

Se a pessoa superar com sucesso os demais titulares de frações, seu pagamento será distribuído a cada titular de acordo com o tamanho de suas participações. Enquanto eles ainda são pagos por sua parte, isso pode fazer com que você venda sua fração mesmo quando não quiser.

Conclusão

Os NFTs fracionados podem ganhar cada vez mais popularidade, pois tornam o mundo NFT mais acessível.

Portanto, se você está de olho em uma coleção específica de NFT, mas não quer se comprometer por causa do alto preço, os NFTs fracionados podem ser algo que você pode explorar.

Dito isso, não se esqueça de estudar bastante antes de investir em um ativo digital, seja ele qual for.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

E também temos cursos voltados para criptos, sabia? Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Clique aqui e conheça!

Por fim, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Planner do TC Matrix

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.