O que é Move-to-Earn (M2E)?

O que é Move-to-Earn (M2E)?

O que é Move-to-Earn (M2E)?

A tecnologia cripto abriu portas para uma série de inovações em relação a forma que tratamos o dinheiro, a arte e uma série de atividades do nosso dia a dia. A inovação mais recente, depois da onda dos cryptogames (P2E – Play-to-Earn), são os chamados tokens Move-to-Earn (M2E).

Move-to-Earn (M2E) é um tipo de aplicativo que permite que os usuários recebam renda passiva enquanto fazem exercícios físicos. Trata-se de uma gamificação similar ao play-to-earn, onde os jogadores que seguem as regras podem trocar seus recursos e ativos do jogo por criptomoedas ou dinheiro fiduciário.

As principais características dos aplicativos de M2E são:

  • Oferecem recompensas aos usuários;
  • Desbloqueiam renda extra para fazer exercícios físicos;
  • Criam desafios relacionados especificamente com exercícios físicos;

Os principais objetivos são incentivar o hábito de se exercitar, reduzir a obesidade e oferecer aos usuários a oportunidade de formar uma renda extra por isso.

Os pioneiros e as principais criptos deste gênero

O termo “Move-to-Earn” (ou “M2E”) surgiu com a criação do StepN, em setembro de 2021. Trata-se de um aplicativo que trabalha com os incentivos já comentados aqui, onde, com a posse de uma NFT de tênis digital, o usuário é capaz de gerar renda extra fazendo exercícios físicos.

O aplicativo conta com sistema de GPS e ainda com mecanismos que buscam validar as movimentações, evitando possíveis trapaças.

As recompensas podem variar bastante de uma plataforma para outra, mas geralmente os usuários recebem utility tokens para concluir tarefas como caminhar, correr ou nadar. É importante estudar as variadas plataformas para encontrar a M2E com o melhor modelo econômico e que melhor atenda às suas expectativas.

Estes tokens podem ser negociados diretamente por melhorias e outros serviços dentro do app ou podem ser vendidos em troca de criptomoedas ou moedas fiduciárias.

Além do objetivo de recompensar os usuários, a maioria dos aplicativos busca minimizar a demanda pela venda dos tokens criando alguma outra utilidade para o token. Dessa forma, eles mantêm o valor de mercado e o jogo continua valendo a pena e atraindo demanda pelo token.

O número de jogos Move-to-Earn (M2E) cresceu muito este ano. Agora, existem pelo menos uma dúzia de apps do gênero. A maioria deles ainda estão passando pelo teste do tempo, mas alguns já se destacam. Destes, vamos estudar um pouco mais sobre o aplicativo STEPN, pioneiro do nicho Move-to-Earn.

STEPN

O jogo mais conhecido é o STEPN. O aplicativo fez barulho no mercado em março de 2022, quando seu token foi ofertado na Binance Launchpad (plataforma de lançamentos da Binance).

Para começar a ganhar dinheiro se exercitando, você precisa possuir um dos 4 Sneakers-NFT: Walker, Jogger, Runner ou Trainer.

Cada um deles têm atributos que podem afetar quanto você ganha no jogo.

Hoje os jogadores podem comprar a NFT no mercado e há planos para que, no futuro, o usuário também possa alugar gratuitamente de outro usuário a NFT em troca de uma participação na receita gerada durante os exercícios.

A oferta total de tênis da STEPN é de 99.999 unidades e seu preço é negociado hoje por mais de 1.000 dólares.

Junto com a possível concorrência que será gerada pelo aluguel dessas NFTs, isso cria uma barreira de entrada para novos jogadores, contribuindo com a retenção de valor dos ativos.

GST

Ao se exercitar, o jogador é recompensado com GST, “Green Satoshi Tokens”, que podem ser vendidos em exchanges (corretoras) ou utilizados para a manutenção ou melhoria dos tênis no jogo, a fim de manter ou aumentar a sua remuneração.

GMT

Outro token que o app utiliza é o GMT, “Green Metaverse Token”, útil para governar a plataforma. O ativo também pode ser comprado por uma exchange ou ser obtido por jogadores com NFT de nível 30 ou mais no jogo.

Neste momento, o STEPN está disponível apenas em versão beta pública, e novos jogadores precisam de um código de ativação para jogar. Um ICO está previsto para entrar no marketplace de NFTs da Binance em breve.

Por fim, o jogo tem dominado o mercado e contrariado a tendência de baixa do mercado, sendo um aplicativo Move-to-Earn a ser monitorado pelo investidor interessado no gênero.

Conclusão

Analisando as características deste gênero, acreditamos que o mercado de Move-to-Earn (M2E) é rentável e tem muito potencial para seguir se valorizando.

A economia por trás do jogo é sustentada nestes 3 pilares:

  1. Investimento inicial: a maioria dos jogos M2E exigem um investimento inicial, que pode ser feito com a compra da NFT ou do utility token;
  2. Nível de atividade: a rentabilidade é diretamente proporcional a quantidade de atividade física do usuário, sendo mais fácil de lucrar se estiver mais ativo;
  3. Price action: dependendo do movimento do preço do token, as atividades podem ser incrivelmente rentáveis, atraindo alta demanda pelo jogo.

Portanto, faz sentido monitorar o desenvolvimento dos principais jogos a fim de verificar sua sustentabilidade. Durante este teste do tempo, o investidor pode incluir uma pequena parcela da carteira de cripto a esses ativos.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil. Ah, e também temos cursos voltados para criptos, sabia? Clique aqui e conheça!

Por fim, também estamos no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Planner no TC Matrix | Especialista em Investimentos pela ANBIMA

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.