Jogos NFTs: como escolher um jogo blockchain e ganhar dinheiro?

Jogos NFTs: como escolher um jogo blockchain e ganhar dinheiro?

gabriel-tavares

12 JAN

3 MIN

Jogos NFTs: como escolher um jogo blockchain e ganhar dinheiro?

O mercado financeiro passou por transformações nos últimos anos com a chegada de tecnologias como criptomoedas, blockchain, tokens não fungíveis e até mesmo os “jogos NFTs”. No entanto, isso é um pouco complicado de se entender quando você não é do mundo dos investimentos, nem do mundo dos jogos.

Isso porque os jogos têm diversas categorias, como free-to-play, pay-to-play e agora, com o último ano, vimos a chegada dos games play-to-earn. O modelo free-to-play, até mesmo para quem não é dos 2 mundos consegue entender que se trata de um jogo gratuito. Com isso, os desenvolvedores podem conseguir retorno financeiro por meio de acessórios incluídos no game.

Leia também: NFT: saiba tudo sobre a tecnologia do momento

O pay-to-play, por outro lado, é aquele jogo pago, onde você continua ativo para jogar conforme o pagamento da assinatura se mantém em dia. No caso do “play-to-earn”, em tradução livre, será algo como “jogue para ganhar”.

Dessa maneira, os desenvolvedores estão planejando jogos integrados a tecnologia blockchain, que fazem com que esses “acessórios ou itens cosméticos” nos jogos passem a valer grana fora do jogo, não tendo apenas valores internos, como em jogos clássicos do estilo CSGO, LOL ou até mesmo Dota 2.

Isso porque jogos dessa categoria (NFT) trazem uma inovação: combinando designs convencionais com mecanismos novos, eles permitem que os usuários tenham total acesso e liberdade total sobre os acessórios e/ou item cosméticos de sua conta, fazendo com que os ativos internos, como skins, personagens, armas, entre outras, possam ter seus valores em moedas fiduciárias, como o Real, Dólar e não somente como “moedas de joguinhos”.

E existem características marcantes que podem definir o que é um game NFT. Isso porque a principal delas é a integração do game com criptomoedas para pagamentos no jogo.

Jogos NFTs

O primeiro passo após conseguir entender toda a história de jogos com a integração de tokens não fungíveis é que, apesar de conseguir rentabilizar externamente, nem todo jogo pode fazer você ganhar dinheiro.

Isso porque depende de vários fatores externos, como a jogabilidade, números altos de jogadores e até mesmo a valorização do token.

O começo desse estilo foi em novembro 2017, quando houve o lançamento do jogo “CryptoKitties”. Mas apesar do game ter sido pioneiro nesse estilo, acabou tendo vários problemas na construção.

Após esse jogo, o mais famoso nesse período foi o “Axie Infinity”, que furou bolhas e chegou até para públicos que não eram desse mundo.

No começo, podemos destacar que o “Axie Infinity” era bastante rentável, com jogadores conseguindo fazer uma renda mensal por volta dos R$ 2 mil. Entretanto, após a febre passar, ficou mais complicado conseguir alcançar essas marcas novamente.

A partir disso, surgiram outros jogos, como o BombCrypto, que trazem a jogabilidade clássica de jogos dos anos 90, como BomberMan, mas com a integração do blockchain. Isso é muito característico em jogos blockchain, pegando a antiga jogabilidade que fez muito sucesso no passado e integrando a nova tecnologia.

Investimento inicial dos jogos NFT

Outro exemplo que podemos destacar é o Plant vs Undead que se baseia na jogabilidade do popular jogo de celular “Plant vs Zombies”. No entanto, é comum que esses jogos blockchain precisam de investimento inicial (Axie Infinity, BombCrypto).

E foi pensando nisso que o jogo Plant vs Undead não exige um investimento inicial, sendo democrático para os jogadores. No entanto, é importante tomar cuidado com jogos NFTs onde a economia se sustenta com a entrada de novos jogadores.

Se a economia do game for baseada apenas na entrada de novos usuários, se assemelha bastante a um esquema de pirâmide, visto que o crescimento gira apenas devido à entrada de novos usuários. Assim, se torna natural o método de você entrar e depois chamar mais duas pessoas para que continue funcionando.

Nesse sentido, é bom analisar como a economia do jogo funciona antes de fazer qualquer investimento no game. Ainda mais que a economia do jogo é essencial para você conseguir ganhar algum dinheiro. Além disso, você não quer gastar horas e horas do seu dia sem ser recompensado por isso.

Pensando nisso, elencamos este site onde consta uma lista com os  melhores jogos NFTs! Vale a pena conferir!

Leia também: Consulta ao Cartão CNPJ: como fazer a emissão on-line

NFT, criptomoedas e muito mais!

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil. Ah, e também temos cursos voltados para criptos, sabia? Clique aqui e conheça!

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Graduando em Ciências Econômicas, entusiasta do mercado financeiro e de tecnologia

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.