Você sabe como pagar boleto com Bitcoin?

Você sabe como pagar boleto com Bitcoin?

lincoln-silva-2

16 MAR

4 MIN

Você sabe como pagar boleto com Bitcoin?

Nos últimos anos, o Bitcoin se popularizou e tem conquistado cada vez mais adeptos. Apesar de ser visto por alguns apenas como um ativo para investimentos, o Bitcoin é uma moeda de troca que pode ser usada para a compra de produtos e serviços. Portanto, é possível até mesmo pagar boleto com Bitcoin, tema este que vamos abordar no artigo de hoje.

  • Bitcoin como moeda de troca
  • Como pagar boleto com Bitcoin
  • Vantagens e desvantagens de pagar boleto com Bitcoin

Boa leitura!

Bitcoin como moeda de troca

O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada e independente do sistema financeiro mundial. Como foi dito no começo do texto, trata-se de uma moeda de troca e, assim, pode ser utilizada como meio de pagamento e reserva de valor.

O Bitcoin funciona por meio da tecnologia do blockchain, uma rede computacional descentralizada e segura que armazena informações e transações em lotes.

Em um mundo cada vez mais globalizado, a principal vantagem do Bitcoin está na sua versatilidade para negociações, onde é possível realizar pagamentos rápidos para qualquer lugar do planeta.

Mas é provável que você já saiba disso tudo, caso contrário, recomendo os nossos artigos no TC School para se aprofundar um pouco mais sobre o tema.

Como pagar boleto com Bitcoin?

As maiores companhias do mundo, como a Coca-cola, Microsoft e Starbucks, já estão aceitando o Bitcoin como forma de pagamento. Países como os EUA e Canadá, mantêm uma postura amigável e enxergam a moeda como uma mercadoria tributável. Já El Salvador adotou oficialmente o Bitcoin como moeda de troca do país. Contudo, isso ainda não é possível em todo lugar. No Brasil, por exemplo, ainda é raro encontrar estabelecimentos que aceitam a moeda.

Todavia, é possível comprar determinados produtos e serviços com o Bitcoin. Alguns sites permitem que você faça reservas de hotéis, venda de passagens aéreas, compra de domínios e até mesmo venda de imóveis utilizando o Bitcoin.

E não é só isso. Existem intermediadoras que permitem que você realize pagamento de despesas através do boleto.

Em primeiro lugar, para você pagar boleto com Bitcoin é necessário abrir uma conta em uma dessas intermediadoras, conhecidas como gateways de pagamento. Elas funcionam como uma rede de comunicação sem fronteiras entre as partes envolvidas e permitem transferência de moedas digitais.

Existem algumas opções, como a Kamoney e a PagueComBitcoin. Apesar de cada plataforma apresentar uma experiência diferente, a tecnologia utilizada para pagar boleto com Bitcoin é muito semelhante.

Como demonstração, vou utilizar minha conta na Kamoney para facilitar o entendimento do processo.

Após cadastrar sua conta, você deverá clicar em “Criar pedido” e selecionar a opção “Boleto” em serviços.

Depois, basta copiar e colar o código do boleto no primeiro campo de dados e o valor será calculado automaticamente. Assim, é só terminar de preencher e adicionar o pedido.

Existem diversas opções de criptomoedas para realizar seu pagamento, mas nesse exemplo estamos considerando o Bitcoin. Você deverá escolher sua moeda digital, selecionar o campo “Li e concordo as Regras do Pedido” e criar o pedido.

Por último, após a criação do pedido, a plataforma vai disponibilizar um endereço para que você realize a transferência do Bitcoin. Em até um dia útil seu pagamento é confirmado.

Dessa forma, você poderá pagar sua conta de água, conta de luz, telefone e muito mais utilizando o Bitcoin. Tudo isso sem a necessidade de ter uma conta bancária.

Vantagens e desvantagens de pagar boleto com Bitcoin

Como mencionei anteriormente, a principal vantagem de pagar boleto com Bitcoin é não precisar de uma conta bancária para realizar transações. Mas não é só isso. Todo pedido fica registrado na tecnologia do blockchain, permitindo total transparência na negociação. Além disso, a circulação da moeda é um fator importante para sua valorização.

Entretanto, nem tudo são flores. Pagar boleto com Bitcoin também tem suas desvantagens. A principal delas são as taxas envolvidas na transação, que podem variar de 2% a 4% dependendo da intermediadora e do valor negociado. Além disso, algumas gateways possuem um limite de valor transacionável e podem causar grandes dificuldades em caso de reembolso ou estornos.

Portanto, pesquise bem a plataforma intermediadora que você vai utilizar para pagar boleto com Bitcoin. Veja o que as pessoas estão falando sobre ela, garanta que você cumpriu todas as etapas de segurança e sempre confira todos os dados antes de finalizar uma operação.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Contador (UFRJ) | Pós-graduando em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.