SOPR: indicador de fundos e topos do Bitcoin

SOPR: indicador de fundos e topos do Bitcoin

paulo-boghosian

09 MAR

3 MIN

SOPR: indicador de fundos e topos do Bitcoin

No texto a seguir, escrito originalmente por Renato Shirakashi, discutimos o SOPR, um indicador que utiliza os saldos gastos (spent output) para prever mínimas e máximas no preço do Bitcoin no mercado de criptomoedas.

  • O SOPR – Spent Output Profit Ratio
  • SOPR > 1
  • Preço BTC vs SOPR
  • Bull market
  • Bear market

Boa leitura!

SOPR – Spent Output Profit Ratio

Como prever mínimas e máximas no preço do Bitcoin

Por Renato Shirakashi

Uma das melhores coisas sobre o Bitcoin é como os dados estão disponíveis para análise. O blockchain em si pode fornecer muitas informações sobre o fluxo de dinheiro e, a partir delas, podemos inferir muito sobre o sentimento e o comportamento das pessoas.

Nesta análise, a partir de dados do blockchain, dois importantes pontos de inflexão psicológicos que mudam significativamente a oferta do bitcoin serão descritos através da introdução de um novo indicador que sinaliza justamente quando essas grandes mudanças de oferta ocorrem.

Apresentamos o SOPR – Spent Output Profit Ratio, ou Proporção de Lucro nos Saldos Gastos.

O SOPR é um indicador muito simples. É calculado a partir dos saldos gastos (spent outputs) de uma transação do Bitcoin. É o valor realizado dos bitcoins (USD) dividido pelo valor dos bitcoins na criação (USD). Ou simplesmente: Preço vendido / Preço pago.

SOPR > 1

Quando SOPR > 1, significa que os proprietários dos saldos gastos de uma determinada transação estão lucrando no momento em que é realizada a transação; caso contrário, eles estão tendo prejuízo.

Traçando o SOPR Spent Output Profit Ratio de todos as transações da rede combinadas, agregadas pelo dia em que os saldos foram gastos (usando dados do blockchain), o gráfico pode ser produzido:

Preço BTC (azul) vs SOPR (amarelo)

Fonte: Renato Shirakashi

Existem várias observações interessantes que podem ser feitas no gráfico acima.

Em primeiro lugar, o SOPR parece oscilar em torno do número 1. Em segundo lugar, durante um mercado altista, os valores de SOPR abaixo de 1 são rejeitados, enquanto durante um mercado baixista, os valores de SOPR acima de 1 são rejeitados.

Portanto, o oscilador SOPR pode servir como um marcador confiável para identificar topos e fundos locais. Este recurso é destacado no gráfico abaixo:

Preço BTC (azul) vs SOPR (amarelo)

Fonte: Renato Shirakashi

Ignorando as áreas em vermelho, nas quais o SOPR é instável (no início de um mercado baixista), parece funcionar perfeitamente! Mas por quê?

As pessoas, em geral, ficam muito mais confortáveis vendendo quando têm lucro (você pode ler mais sobre o tema no trabalho de Daniel Kahneman – Prêmio Nobel de Economia em 2002).

Bull market

Em um mercado em alta, quando o SOPR cai abaixo de 1, as pessoas estariam vendendo com prejuízo e, portanto, relutam em fazê-lo. Isso reduz a oferta significativamente, o que, por sua vez, pressiona o preço do Bitcoin para cima.

Exemplo de mercado altista | Fonte: Renato Shirakashi

Bear market

Em um mercado baixista, todos estão vendendo ou esperando pelo ponto de equilíbrio para vender. Quando o SOPR é próximo ou maior que 1, as pessoas começam a vender ainda mais, à medida que atingem o ponto de equilíbrio. Com uma oferta maior, o preço despenca.

Exemplo de mercado baixista | Fonte: Renato Shirakashi

Exemplo de mercado baixista

Devido à natureza das métricas subjacentes nas quais o SOPR se baseia, seria justo especular que o SOPR está influenciando as mudanças de preço. Isso pode ser de considerável significância, uma vez que a maioria dos indicadores atuais são indicadores defasados.

Os próximos passos serão explorar ainda mais o SOPR usando diferentes prazos para o saldo gasto, bem como valores transacionados.

Pontos interessantes para observar:

  1. O SOPR sugere, na data da escrita deste artigo (abril de 2019) que um mercado altista está prestes a começar.
  2. O SOPR também sugere que a capitulação em 2018 foi tecnicamente falando, bastante desagradável; e sim, houve dor, mesmo quando comparado a 2015.

TC Hub Cripto

Descubra como aproveitar as oportunidades exponenciais e potencializar ainda mais seus investimentos com o TC Hub Cripto, o novo lançamento do TC! Teste 7 dias grátis com 50% de desconto.

Texto original escrito por Renato Shirakashi (@renato_shira) | Tradução para o português por Paulo Boghosian.

Especialista em criptoativos do TC

Aprenda tudo sobre criptomoedas

E-BOOK

Aprenda tudo sobre criptomoedas

Neste e-book — “Aprenda tudo sobre criptomoedas”, trazemos informações importantes que você precisa saber antes de investir no mercado de criptoativos, com segurança, conhecimento e confiança.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.